Jogo da Empatia em Movimento

Desenvolvida por: Mona L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física - Valores Humanos
Temática: Valores humanos aplicados a situações práticas no cotidiano escolar

A atividade Jogo da Empatia em Movimento foi desenvolvida para engajar os alunos do 6º ano em uma dinâmica prática, visando explorar e vivenciar valores humanos essenciais como respeito, empatia e cooperação. Cada estação do jogo representa um valor humano e apresenta desafios físicos e perguntas que devem ser resolvidas pelo grupo, promovendo não apenas a reflexão, mas também a prática desses valores em situações cotidianas. Após o término do jogo, uma roda de conversa será conduzida para que os alunos compartilhem suas experiências, dificuldades e aprendizados, incentivando a reflexão crítica sobre como esses valores podem ser aplicados em suas vidas diárias. Essa atividade busca integrar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, fundamental para o crescimento integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem do Jogo da Empatia em Movimento são centrados no desenvolvimento de competências críticas e socioemocionais que se alinham aos princípios da BNCC para o Ensino Fundamental. O propósito é promover a habilidade de trabalhar em equipe, resolver problemas de forma colaborativa e aplicar valores humanos em contextos reais. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de refletir sobre suas ações e sobre como elas afetam outras pessoas, além de praticarem a empatia e o respeito mútuo. Ao final da atividade, os alunos devem ser capazes de identificar e compreender a importância de valores humanos na construção de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso.

  • Desenvolver a capacidade de empatia e cooperação entre os alunos.
  • Refletir sobre a aplicação de valores humanos em situações cotidianas.
  • Estimular o pensamento crítico através da solução de desafios em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69EF09: Participar de práticas corporais, valorizando o trabalho colaborativo na construção de um mundo inclusivo e democrático.
  • EF69EF10: Respeitar as regras em práticas corporais, desenvolvendo a empatia e o trabalho em equipe.
  • EF69EF05: Praticar atividades físicas e esportivas de forma a contribuir para a saúde individual e coletiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do Jogo da Empatia em Movimento integra conceitos fundamentais das práticas corporais com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais centradas em valores humanos. Através de atividades lúdicas e desafios físicos, propõe-se a vivência prática de temas como empatia, cooperação, e respeito às diversidades. Este conteúdo visa não só o fortalecimento físico dos alunos, mas principalmente o seu completo desenvolvimento emocional e social, preparando-os para a convivência respeitosa e colaborativa em suas vidas diárias e em sociedade.

  • Atividades lúdicas e desafios físicos
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais
  • Vivência prática de valores humanos como empatia e cooperação

Metodologia

A metodologia utilizada para o Jogo da Empatia em Movimento é baseada na Aprendizagem Baseada em Jogos, que alia o entretenimento ao ensino de valores fundamentais. A abordagem prática e interativa permite que os alunos aprendam fazendo, o que facilita a internalização dos conceitos trabalhados. A roda de debate após o jogo proporciona uma oportunidade de reflexão e diálogo, fundamentais para a construção de uma consciência crítica. Essa combinação de metodologias ativa o protagonismo estudantil e engaja os alunos não apenas cognitivamente, mas emocional e socialmente.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Roda de Debate
  • Abordagem prática e interativa

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula do Jogo da Empatia em Movimento está estruturado para uma aula única de 50 minutos, garantindo que cada etapa do processo de aprendizagem seja contemplada dentro desse período. A aula inicia com a apresentação da atividade e divisão dos grupos, seguida pela participação no jogo. O tempo será cuidadosamente gerido para que todos os alunos possam vivenciar as estações, e uma sessão de discussão será conduzida nos minutos finais, promovendo o debate e a troca de experiências.

  • Aula 1: Introdução, dinâmica do jogo nas estações dos valores humanos, e roda de conversa final.
  • Momento 1: Introdução ao Jogo da Empatia em Movimento (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente uma breve introdução sobre o que é empatia, cooperação e a importância dos valores humanos, de forma objetiva e adequada à faixa etária dos alunos. Explique a dinâmica do jogo, destacando que cada estação representa um valor humano e incentivando a participação ativa de todos. É importante que os alunos entendam as regras e o objetivo do jogo para se engajarem de forma mais eficaz.

    Momento 2: Dinâmica nas Estações dos Valores Humanos (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em grupos e distribua-os pelas diferentes estações, onde encontrarão desafios físicos e perguntas relacionadas a um valor humano. Permita que cada grupo escolha um líder para facilitar a organização, mas encoraje a rotação de papéis para que todos tenham a oportunidade de liderar. Observe se os alunos estão cooperando e comunicando-se de maneira eficaz. Caso perceba dificuldades, intervenha com sugestões para melhorar a colaboração. Monitore o tempo de cada estação e sinalize quando houver necessidade de troca.

    Momento 3: Roda de Conversa Final (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências durante a dinâmica. Faça perguntas abertas para estimular a reflexão crítica, como Qual estações você achou mais desafiadora? ou Como você aplicaria o que aprendeu hoje na sua vida?. Incentive a participação de todos e valide as contribuições individuais. Avalie a capacidade de comunicação dos alunos e a profundidade das reflexões.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), permita que as instruções sejam repetidas mais lentamente, tanto individualmente quanto em grupo, para garantir a compreensão. Durante as atividades nas estações, posicione esses alunos em grupos onde possam receber apoio e estímulo constante de seus colegas. Utilize lembretes visuais e auditivos para ajudá-los a manter o foco e a organização. É crucial criar um ambiente acolhedor e oferente às suas necessidades específicas, permitindo pausas se necessário, mantendo sempre o mérito pela participação e cooperação.

Avaliação

Para avaliar o Jogo da Empatia em Movimento\

  • Participação ativa durante a atividade
  • Colaboração eficaz em equipe
  • Capacidade de comunicação no debate final

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados no Jogo da Empatia em Movimento são cuidadosamente selecionados para maximizar o envolvimento dos alunos e apoiar a inclusão. Materiais como cartolinas para a criação de estações lúdicas, cones e cordas para delinear áreas são simples, porém eficazes, permitindo modulação conforme as necessidades da turma. Esses recursos são complementados por estratégias comunicativas que garantem a todos os alunos, incluindo aqueles com TDAH, acesso igualitário à informação e à participação.

  • Cartolinas e papéis para criação de estações.
  • Cones e cordas para demarcação de áreas no espaço físico.
  • Lista de perguntas e desafios para cada estação.

Inclusão e acessibilidade

Sabendo dos desafios que os professores enfrentam, apresentamos estratégias para promover a inclusão sem aumentar significativamente a carga de trabalho. Para alunos com TDAH, utilizar sinalização visual clara e instruções curtas e objetivas é fundamental. A inclusão de pausas breves entre cada atividade ajuda a manter o foco. Trabalhar em grupos pequenos promove o engajamento individual e a prática de habilidades sociais, enquanto as diretrizes de participação permitem esclarecimentos e ajustes conforme necessário. Estabelecer diálogos com a família para alinhar abordagens e monitorar o progresso pode ser enriquecedor, permitindo intervenções oportunas e adequadas.

  • Utilização de sinalização visual clara nas estações.
  • Instruções curtas e objetivas para facilitar o entendimento.
  • Divisão em grupos pequenos para melhor gerenciamento de atenção.

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