Esta atividade propõe uma reflexão profunda sobre a inclusão e a superação através do esporte, onde os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprender sobre os desafios e conquistas de atletas paralímpicos por meio da exibição de vídeos inspiradores. Após essa imersão inspiradora, os alunos serão desafiados a aplicar esses conceitos organizando uma olimpíada inclusiva na escola, com a criação de modalidades adaptadas, garantindo a participação de todos, independentemente de suas habilidades físicas. A atividade culminará com uma roda de debate, permitindo aos alunos compartilhar suas experiências, discutir sobre a importância da inclusão no esporte e refletir sobre como os esportes podem ser adaptados para serem mais inclusivos. Dessa forma, os alunos vivenciarão o processo de empatia, inclusão e respeito às diferenças, enquanto aprendem sobre os valores do esporte.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado integral, envolvendo-os em um processo reflexivo sobre inclusão, superação e empatia através do esporte. Os alunos desenvolverão habilidades sociais ao trabalhar em equipe para planejar e executar uma olimpíada inclusiva, aprenderão sobre a importância da inclusão nos ambientes esportivo e educacional, e serão estimulados a pensar criativamente sobre como adaptar atividades físicas para torná-las acessíveis a todos. Além disso, a atividade visa promover o reconhecimento e a valorização das capacidades individuais, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes e inclusivos.
A atividade se fundamenta na pedagogia de projetos e na aprendizagem baseada em jogos, focando no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, criatividade e consciência social. Por meio da organização de uma olimpíada inclusiva, os alunos terão a chance de aplicar conhecimentos de educação física, explorar diferentes modalidades esportivas adaptadas e discutir princípios de inclusão e diversidade, alinhando a prática esportiva com valores éticos e princípios de cidadania.
A atividade será desenvolvida utilizando metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos participarão ativamente do planejamento e execução da olimpíada inclusiva, 'Roda de Debate', para a discussão e reflexão sobre as experiências vivenciadas, e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', ao criar e participar de jogos e esportes adaptados. Esta abordagem promove a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, incentivando a colaboração, a criatividade e a reflexão crítica.
A carga horária total será de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a exibição dos vídeos e o início do planejamento da olimpíada. A segunda aula será dedicada à execução das modalidades e à roda de debate.
A avaliação será formativa e contínua, considerando o engajamento dos alunos no planejamento e execução da olimpíada, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas adaptações dos esportes e a participação na roda de debate. Será valorizada a reflexão sobre as aprendizagens e a capacidade de aplicar conceitos de inclusão e empatia, além das habilidades físicas desenvolvidas durante as atividades.
Os recursos incluirão vídeos inspiradores sobre atletas paralímpicos, materiais para o planejamento e execução das modalidades da olimpíada (como cones, bolas adaptadas, cordas), e um espaço adequado para a prática esportiva e para a roda de debate. Além disso, será necessária a utilização de cadeiras e um projetor para a exibição dos vídeos.
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