A atividade 'Guerra dos Esportes' tem como objetivo promover um ambiente educacional dinâmico e interativo, onde alunos do 7º ano do Ensino Fundamental possam explorar e praticar diferentes modalidades esportivas (queimada, basquete e futebol) em um formato de circuito. Durante a atividade, os alunos serão divididos em três grandes equipes, cada uma responsável por uma modalidade esportiva específica. A aula será organizada em três estações, cada uma dedicada a um dos esportes. Os alunos irão rotacionar pelas estações, tendo a oportunidade de jogar e experimentar cada uma das modalidades. Enquanto na estação, os estudantes deverão identificar e anotar as habilidades técnico-táticas básicas empregadas, seguir as regras estabelecidas para cada jogo, e, ao final do circuito, participar de uma discussão em grupo sobre as especificidades de cada esporte, focando em aspectos como marca, precisão, invasão e combinação técnica. O objetivo é desenvolver competências físicas, sociais e cognitivas por meio da prática esportiva, promovendo o respeito mútuo, a cooperação e o espírito de equipe.
O propósito desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática de diferentes modalidades esportivas, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades técnico-táticas básicas. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e aplicar as regras e técnicas específicas de queimada, basquete e futebol, além de desenvolver uma apreciação pelos aspectos estratégicos e cooperativos dos esportes. A atividade também visa promover habilidades sociais importantes, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos, além de contribuir para a saúde e bem-estar físico dos alunos.
A 'Guerra dos Esportes' é uma atividade multidisciplinar que abrange diferentes aspectos da Educação Física, incluindo habilidades motoras, regras de jogo, e aspectos tático-técnicos e estratégicos de modalidades esportivas. Além disso, a atividade propõe o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas, como trabalho em equipe, liderança, tomada de decisões e respeito pelas regras e pelos colegas.
A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Jogos', que incentiva a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento por meio da prática e experimentação. O uso dessa abordagem permite uma aprendizagem significativa e engajadora, onde os estudantes não são apenas receptores passivos de informações, mas sim participantes ativos no seu próprio processo de aprendizagem.
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