Histórias que Dançam

Desenvolvida por: Walgne… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História e Estereótipos das Danças de Salão

A atividade 'Histórias que Dançam' busca engajar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma jornada de descoberta através das danças de salão. Os estudantes passarão por um processo de pesquisa sobre as origens históricas, contextos culturais e estereótipos associados às danças de salão em diversas culturas. O objetivo é que os alunos compreendam como essas práticas artísticas foram moldadas ao longo do tempo e como se relacionam com possíveis preconceitos e estereótipos. Além disso, os estudantes desenvolverão coreografias curtas, que irão dramatizar no final da atividade, aplicando uma metodologia ativa que promove aprendizado colaborativo e protagonismo estudantil. Esta experiência fornecerá uma oportunidade rica para os alunos explorarem a diversidade cultural e desafiarem preconceitos através da arte do movimento.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são estabelecer uma conexão entre o movimento das danças de salão e o entendimento cultural e histórico, promovendo o questionamento e a superação de preconceitos estabelecidos. Os alunos serão encorajados a pesquisar e aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de uma representação coreográfica expressiva e significativa.

  • Compreender a origem e a evolução das danças de salão.
  • Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relacionados às danças.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e criação artística em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89EF13: Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.
  • EF89EF14: Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa envolver os alunos em uma análise crítica e profunda das danças de salão, compreendendo não apenas suas origens e significados culturais, mas também o papel que desempenham na construção e desconstrução de estereótipos. Esta abordagem permitirá que os alunos desenvolvam uma apreciação mais abrangente e crítica das danças de salão, trabalhando habilidades tanto cognitivas quanto práticas.

  • História e origens das danças de salão.
  • Análise de estereótipos culturais nas danças.
  • Elementos básicos das coreografias de dança de salão.

Metodologia

A metodologia adotada utiliza a pesquisa colaborativa como estratégia central, encorajando os alunos a investigarem e aprenderem de forma ativa sobre as danças de salão. Combinando teoria e prática, os estudantes participarão de discussões, pesquisas e experimentações para explorar os múltiplos aspectos das danças de salão de forma crítica e criativa.

  • Pesquisa colaborativa sobre a história das danças.
  • Discussões em grupo e debate sobre preconceitos e estereótipos.
  • Desenvolvimento e apresentação de coreografias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está organizado para garantir um fluxo de aprendizado contínuo e progressivo, distribuindo as tarefas e atividades ao longo de 16 aulas. Cada etapa é cuidadosamente planejada para permitir reflexão, prática e execução dos conhecimentos adquiridos de forma estruturada e coerente.

  • Aula 1: Introdução à história das danças de salão.
  • Aula 2: Pesquisa sobre a evolução das danças.
  • Aula 3: Investigação de contextos culturais.
  • Aula 4: Análise de estereótipos em grupos.
  • Aula 5: Discussão sobre preconceitos nas danças.
  • Aula 6: Planejamento de coreografias.
  • Aula 7: Revisão de conceitos de ritmo e espaço.
  • Aula 8: Desenvolvimento colaborativo de coreografias.
  • Aula 9: Ensaios de grupos.
  • Aula 10: Refinamento das dramatizações.
  • Aula 11: Apresentação prévia e feedback.
  • Aula 12: Ajustes finais nas apresentações.
  • Aula 13: Preparação para apresentação final.
  • Aula 14: Apresentação das coreografias.
  • Aula 15: Reflexão pós-apresentação.
  • Aula 16: Avaliação final e encerramento.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focada em diversos aspectos do aprendizado. Os alunos serão avaliados através da observação direta durante as atividades de pesquisa e desenvolvimento das coreografias. Serão considerados a participação, o envolvimento colaborativo e a capacidade de reflexão crítica sobre os estereótipos e a execução das coreografias. Exemplos de critérios incluem: compreensão histórica demonstrada nas pesquisas, colaboração efetiva no grupo, criatividade e expressividade na coreografia desenvolvida e capacidade de autoavaliação e reflexão crítica nas discussões. Além disso, feedbacks individuais e em grupo serão fornecidos para apoiar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

A atividade demandará uma variedade de recursos para apoiar a pesquisa, criação e apresentação das dramatizações. Esses vários materiais têm como objetivo fomentar a investigação crítica e a expressão criativa dos alunos, proporcionando um ambiente rico e diversificado de aprendizado.

  • Textos e materiais de pesquisa sobre danças de salão.
  • Vídeos demonstrativos de passos e estilos de danças.
  • Espaço adequado para ensaios e apresentações.
  • Equipamentos de áudio para música e som ambiente.

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