A atividade 'Histórias que Dançam' busca engajar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma jornada de descoberta através das danças de salão. Os estudantes passarão por um processo de pesquisa sobre as origens históricas, contextos culturais e estereótipos associados às danças de salão em diversas culturas. O objetivo é que os alunos compreendam como essas práticas artísticas foram moldadas ao longo do tempo e como se relacionam com possíveis preconceitos e estereótipos. Além disso, os estudantes desenvolverão coreografias curtas, que irão dramatizar no final da atividade, aplicando uma metodologia ativa que promove aprendizado colaborativo e protagonismo estudantil. Esta experiência fornecerá uma oportunidade rica para os alunos explorarem a diversidade cultural e desafiarem preconceitos através da arte do movimento.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são estabelecer uma conexão entre o movimento das danças de salão e o entendimento cultural e histórico, promovendo o questionamento e a superação de preconceitos estabelecidos. Os alunos serão encorajados a pesquisar e aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de uma representação coreográfica expressiva e significativa.
O conteúdo programático visa envolver os alunos em uma análise crítica e profunda das danças de salão, compreendendo não apenas suas origens e significados culturais, mas também o papel que desempenham na construção e desconstrução de estereótipos. Esta abordagem permitirá que os alunos desenvolvam uma apreciação mais abrangente e crítica das danças de salão, trabalhando habilidades tanto cognitivas quanto práticas.
A metodologia adotada utiliza a pesquisa colaborativa como estratégia central, encorajando os alunos a investigarem e aprenderem de forma ativa sobre as danças de salão. Combinando teoria e prática, os estudantes participarão de discussões, pesquisas e experimentações para explorar os múltiplos aspectos das danças de salão de forma crítica e criativa.
O cronograma está organizado para garantir um fluxo de aprendizado contínuo e progressivo, distribuindo as tarefas e atividades ao longo de 16 aulas. Cada etapa é cuidadosamente planejada para permitir reflexão, prática e execução dos conhecimentos adquiridos de forma estruturada e coerente.
A avaliação será contínua e formativa, focada em diversos aspectos do aprendizado. Os alunos serão avaliados através da observação direta durante as atividades de pesquisa e desenvolvimento das coreografias. Serão considerados a participação, o envolvimento colaborativo e a capacidade de reflexão crítica sobre os estereótipos e a execução das coreografias. Exemplos de critérios incluem: compreensão histórica demonstrada nas pesquisas, colaboração efetiva no grupo, criatividade e expressividade na coreografia desenvolvida e capacidade de autoavaliação e reflexão crítica nas discussões. Além disso, feedbacks individuais e em grupo serão fornecidos para apoiar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.
A atividade demandará uma variedade de recursos para apoiar a pesquisa, criação e apresentação das dramatizações. Esses vários materiais têm como objetivo fomentar a investigação crítica e a expressão criativa dos alunos, proporcionando um ambiente rico e diversificado de aprendizado.
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