Desafio da Boa Forma

Desenvolvida por: Marcos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Promoção da Saúde e Bem-Estar

O Desafio da Boa Forma é uma atividade prática destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que visa a promoção da saúde e o bem-estar através da realização de exercícios físicos. Divididos em pequenos grupos, os estudantes terão a tarefa de desenvolver uma rotina de exercícios de 15 minutos, utilizando o ambiente escolar como cenário para a sua prática. Essa atividade proporcionará um intercâmbio de experiências entre os grupos, onde cada rotina criada será compartilhada e praticada por todos os alunos participantes. É importante destacar que orientações sobre segurança durante a execução dos exercícios e o respeito aos limites físicos de cada participante serão rigorosamente enfatizadas durante a atividade. Este desafio não apenas facilita a aplicação dos conceitos teóricos discutidos em sala de aula, mas também estimula a colaboração, criatividade e o espírito de equipe entre os alunos, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade pedagógica almeja proporcionar aos alunos conhecimentos práticos sobre a importância da atividade física regular para o bem-estar e saúde. Objetiva também fomentar a criatividade, ao desafiá-los na criação de rotinas de exercícios, e promover a capacidade de trabalhar em equipe, essencial para o desenvolvimento de habilidades sociais e colaborativas. Além disso, visa conscientizar os estudantes sobre a importância de respeitar os limites e condições físicas de cada indivíduo, reforçando conceitos de segurança e prevenção de lesões durante a prática de atividades físicas.

  • Promover a importância da saúde e bem-estar através da atividade física.
  • Estimular a criatividade e inovação na criação de rotinas de exercícios.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Conscientizar sobre a importância de praticar exercícios de maneira segura.
  • Estreitar a relação teoria-prática dos conceitos aprendidos em sala.

Habilidades Específicas BNCC

Conteúdo Programático

O conteúdo programático se concentra em promover a interação dos alunos com conceitos práticos de saúde e bem-estar, focando na realização e criação de rotinas de exercícios. Este programa inclui a discussão sobre a relevância de um estilo de vida ativo, compreensão sobre a segurança durante a prática de exercícios, e a valorização das diferenças individuais de cada estudante no que diz respeito à sua capacidade física.

  • Importância da saúde e bem-estar.
  • Criação e prática de rotinas de exercícios.
  • Segurança na prática de exercícios físicos.
  • Respeito aos limites físicos individuais.

Metodologia

Para efetiva realização da atividade prática, será utilizada a metodologia ativa Atividade Mão-na-massa. Esta abordagem envolve os estudantes diretamente na construção do seu aprendizado, através da execução prática de tarefas. Neste caso, os alunos participarão ativamente na criação e execução das rotinas de exercícios, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais. Além disso, este formato incentiva a crítica construtiva e o compartilhamento de feedback entre os grupos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo.

  • Formação de grupos para a criação de rotinas.
  • Desenvolvimento e prática das rotinas criadas.
  • Apresentação e compartilhamento das rotinas entre os grupos.
  • Feedback e discussão sobre a experiência de aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e início da criação das rotinas de exercícios em grupos.
  • Aula 2: Finalização, apresentação e prática das rotinas criadas pelos grupos.

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e qualitativa, considerando a participação ativa, engajamento e colaboração durante todo o processo de criação até a execução das rotinas. Será dada especial atenção à originalidade e criatividade das rotinas elaboradas, respeito aos limites físicos dos colegas e a capacidade de trabalhar em equipe. Feedbacks construtivos entre os grupos também farão parte da avaliação, promovendo um ambiente de aprendizado coletivo e respeitoso.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade prática, serão necessários espaços adequados na escola que possam acomodar a prática dos exercícios, como o ginásio, pátio ou sala ampla. Além disso, materiais básicos para a realização dos exercícios, como colchonetes, cordas e cones, poderão ser utilizados para enriquecer as rotinas criadas pelos alunos.

  • Espaço físico adequado (ginásio, pátio, sala ampla).
  • Materiais para exercícios (colchonetes, cordas, cones).
  • Equipamento de som para música motivacional, se desejado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo