A atividade Campeonato de Esportes Alternativos tem como objetivo principal proporcionar uma vivência diferenciada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, por meio da organização e participação em um campeonato envolvendo esportes menos conhecidos globalmente. Os estudantes serão divididos em equipes e cada uma delas ficará responsável por pesquisar, aprender e ensinar aos colegas as regras de um esporte alternativo, como ultimate frisbee, kabaddi ou futebol gaélico. A seleção destes esportes promoverá uma rica troca de conhecimentos culturais e esportivos, incentivando o respeito pela diversidade e a cooperação grupal. A atividade propõe não apenas a prática dessas modalidades, mas também um envolvimento ativo dos alunos em todas as etapas, desde a pesquisa até a execução do mini-campeonato. Além disso, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada para potencializar a experiência de aprendizado, estimulando a participação, o engajamento e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes.
Esta atividade visa ampliar o repertório cultural e esportivo dos alunos, desenvolvendo habilidades de pesquisa, comunicação, liderança e trabalho em equipe. O objetivo é que os estudantes possam conhecer e valorizar práticas esportivas diversas, compreendendo-as como parte de um contexto cultural e histórico. Através da organização do campeonato, espera-se também promover a autonomia dos alunos, incentivando a tomada de decisões, a resolução de problemas e a capacidade de organizar eventos. Esta dinâmica busca, ainda, estimular o respeito mútuo, a inclusão e a cooperação, elementos fundamentais para o convívio em sociedade.
O conteúdo programático abrange o estudo e a prática de esportes alternativos, com ênfase na história, nas regras e nas técnicas específicas de cada um. Os alunos serão incentivados a investigar a origem dos esportes e suas implicações culturais, antecedendo a prática física. Dessa forma, a atividade transcende a prática desportiva, abordando a dimensão sociocultural dos esportes escolhidos.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos irão experimentar uma imersão prática e teórica nos esportes alternativos selecionados. A metodologia ativa estimula a participação ativa dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa por meio da experimentação, pesquisa e ensino entre pares. As equipes terão autonomia para organizar suas pesquisas, planejar suas aulas demonstrativas e gerenciar as diferentes fases do campeonato, sob orientação do professor.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos realizarão pesquisas e prepararão suas apresentações sobre os esportes. Na segunda aula, ocorrerá a prática dos esportes e a realização do mini-campeonato.
A avaliação será contínua e processual, levando em conta o envolvimento individual e coletivo dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa até a participação no campeonato. Serão avaliados a qualidade da pesquisa realizada, a clareza e didática da apresentação teórica, a colaboração e o espírito de equipe durante a organização do evento, bem como a participação ativa e respeitosa nas atividades práticas. Exemplos práticos de avaliação incluem checklists de participação, autoavaliações e feedbacks construtivos do professor.
Os recursos necessários para a atividade incluem materiais para pesquisas sobre os esportes (acesso à internet, livros e artigos), equipamentos específicos para a prática dos esportes selecionados (discos para ultimate frisbee, bola para kabaddi, etc.), além de espaço adequado para a prática desportiva e execução do campeonato.
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