A atividade 'Cine-debate Fit: Entendendo a Saúde através das Telas' visa incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a refletirem sobre a importância da atividade física para a manutenção de um estilo de vida saudável. Através da exibição de um filme ou documentário que aborde a temática, seguida por uma rica roda de debate, os estudantes serão encorajados a analisar e discutir os principais pontos levantados pela obra, relacionando-os com seus próprios hábitos de vida. Esta discussão coletiva se destina a fomentar a conscientização sobre a relevância do exercício físico, assim como as dificuldades encontradas para manter uma rotina de atividades físicas regulares e estratégias para superá-las. A metodologia ativa empregada, que mescla 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Aprendizagem Baseada em Projetos' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', permitirá aos alunos uma imersão profunda no tema, promovendo uma aprendizagem significativa e a motivação para adotar e manter hábitos saudáveis.
O objetivo principal desta atividade é criar um espaço de reflexão e discussão sobre a vital importância da prática regular de atividade física e seus impactos na saúde e bem-estar. Por meio da análise e debate acerca do conteúdo apresentado no filme ou documentário, os alunos poderão identificar os benefícios da atividade física, reconhecendo-a como um pilar essencial para o desenvolvimento saudável do corpo e da mente. Além disso, visa-se promover uma compreensão crítica das barreiras que impedem a manutenção de uma rotina ativa e explorar coletivamente estratégias eficazes para superá-las, reforçando a importância de construir hábitos saudáveis desde a adolescência.
Com foco na saúde e bem-estar, o conteúdo programático desta atividade abordará a interseção entre atividade física, saúde mental e física, e qualidade de vida. Ao discutir o filme ou documentário selecionado e ao compartilhar experiências pessoais, os alunos explorarão os conceitos chave de um estilo de vida saudável, os riscos associados ao sedentarismo, e as evidências científicas que respaldam a prática regular de exercícios físicos como método de prevenção de inúmeras doenças. Através desta abordagem, busca-se proporcionar aos alunos não apenas conhecimento, mas também a habilidade de aplicá-lo de maneira prática em suas próprias vidas.
Adotaremos metodologias ativas para engajar os alunos nesta reflexão profunda e prática sobre saúde e bem-estar. A 'Atividade Mão-na-massa' será utilizada em momentos pós-debate, onde os alunos criarão planos de ação pessoais para a adoção de um estilo de vida mais ativo. A 'Roda de Debate' após a exibição do filme permite o compartilhamento de impressões e aprendizado coletivo. 'Aprendizagem Baseada em Projetos' será aplicada na elaboração de estratégias pessoais e coletivas de promoção da atividade física, enquanto que a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será explorada através de atividades lúdicas que reforçam os conceitos discutidos.
A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a exibição do filme ou documentário. Na segunda aula, será realizada a roda de debate, incentivando a discussão e reflexão. A terceira e quarta aulas serão dedicadas à elaboração de planos de ação pessoais e coletivos para promover uma vida ativa, culminando em uma apresentação dos projetos.
A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos durante as discussões em sala de aula e na qualidade e viabilidade dos planos de ação elaborados. Pontuar-se-á o engajamento no debate, a reflexão demonstrada e a capacidade de aplicar conceitos discutidos na criação de um plano de ação pessoal para promover a saúde e bem-estar. A apresentação dos projetos finais também será avaliada, considerando a criatividade, profundidade e clareza na comunicação das estratégias para adotar e manter um estilo de vida ativo.
Os principais recursos para esta atividade incluem o acesso a um filme ou documentário que aborde a temática da saúde e atividade física, um espaço adequado para a exibição e discussão, materiais para anotações e criação dos planos de ação (como papel, canetas e quadro branco), além de acesso à internet para pesquisa e elaboração dos projetos. Ferramentas digitais podem ser incorporadas para facilitar as apresentações finais e a documentação dos planos de ação.
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