Corpo e Mídia: Criticando os Padrões Estabelecidos

Desenvolvida por: Robson… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e Representação Social

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a refletir criticamente sobre as representações de corpos e padrões de beleza na mídia, com um foco especial nos anúncios de produtos relacionados à saúde e à prática esportiva. Inicialmente, será realizada uma sessão de visualização de uma curadoria de comerciais e campanhas publicitárias, selecionados por sua relevância na construção desses padrões. Posteriormente, munidos de insights críticos, os alunos serão encorajados a criar suas próprias campanhas publicitárias. Estas deverão utilizar ferramentas digitais ou mídias tradicionais com o objetivo de promover um entendimento mais inclusivo e diversificado sobre beleza e saúde física. A metodologia principal será a Atividade Mão-na-massa, permitindo aos alunos aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos numa experiência de aprendizagem significativa. Esta atividade não apenas estimula a habilidade analítica dos estudantes, mas também desenvolve sua competência criativa e crítica referente aos impactos da mídia na formação de padrões sociais e na sua percepção de si mesmos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal deste projeto é fomentar uma postura crítica e reflexiva dos alunos em relação às influências da mídia na construção de padrões de beleza e nos seus reflexos na autoimagem e saúde dos jovens. Espera-se que, ao final, os estudantes consigam identificar e discutir as representações muitas vezes unilaterais de corpos na mídia, compreender a importância das representações diversificadas e promover, por meio de suas criações, mensagens positivas que desafiem padrões nocivos estabelecidos. Além disso, visa-se estimular o uso criativo das ferramentas de comunicação e mídia para expressar suas próprias visões sobre o tema.

  • Identificar e criticar as representações de corpos e padrões de beleza na mídia.
  • Compreender o impacto das mensagens da mídia na autoimagem e na saúde dos jovens.
  • Criar campanhas publicitárias que promovam inclusão e diversidade.
  • Desenvolver habilidades de comunicação através de ferramentas digitais e mídias tradicionais.
  • Incentivar a reflexão sobre a responsabilidade social dos meios de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar as linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital de forma crítica e criativa em diferentes contextos, considerando suas implicações éticas.
  • EM13LP19 - Analisar, de maneira crítica, conteúdos que circulam nas redes digitais, verificando sua procedência e veracidade, e refletindo sobre seus efeitos e implicações econômicas, políticas, sociais, ambientais e pessoais.

Conteúdo Programático

Nesta unidade, abordaremos as complexas relações entre mídia, representações sociais, e a construção de padrões de beleza, com ênfase nos anúncios de produtos de saúde e esportivos. Visaremos a desenvolver competências críticas nos alunos para que possam navegar pelo ambiente mediático contemporâneo de forma consciente e responsável, identificando estereótipos, questionando ideais inalcançáveis e reconhecendo o valor da diversidade e inclusão.

  • Análise crítica de comerciais e campanhas publicitárias.
  • Impacto da mídia na construção social dos padrões de beleza.
  • Práticas de criação de campanhas inclusivas e diversificadas.
  • O papel da responsabilidade social na publicidade.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' por sua capacidade de imersão e engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma discussão guiada após a visualização de uma seleção de comerciais, almejando uma análise crítica. Em seguida, os alunos trabalharão em grupos para projetar e desenvolver suas próprias campanhas publicitárias, utilizando tanto ferramentas digitais quanto tradicionais, com o apoio constante do professor. Esta abordagem prática e interativa visa não só a fixação do conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas.

  • Sessão de visualização comentada de comerciais
  • Discussões em grupo para análise crítica
  • Desenvolvimento de campanhas por meio de projetos em grupo
  • Apresentação e discussão dos projetos criados pelos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada, perfazendo um total de 100 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a visualização e discussão dos comerciais selecionados, além da introdução ao projeto de criação das campanhas. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento, finalização e apresentação das campanhas criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Visualização e discussão dos comerciais; Introdução ao projeto de criação das campanhas.
  • Aula 2: Desenvolvimento e apresentação das campanhas publicitárias pelos alunos.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de participação e engajamento dos alunos nas discussões e na atividade de criação, quanto na qualidade e coerência das campanhas produzidas. Consideraremos critérios como criatividade, capacidade crítica, eficácia comunicativa e promoção de valores de inclusão e diversidade. Além disso, a apresentação das campanhas será um momento importante de avaliação, onde os alunos deverão argumentar sobre suas escolhas criativas e o impacto esperado de suas mensagens.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos uma combinação de recursos digitais e tradicionais. Isso inclui: acesso a computadores e internet para pesquisa de referências e para o uso de ferramentas de design e edição digitais, além de materiais como papel, lápis, marcadores e revistas para recortes em atividades que envolvam mídias tradicionais. Assim, garantiremos que os alunos tenham à disposição um leque amplo de opções para a expressão de suas ideias criativas.

  • Computadores com acesso à Internet
  • Softwares de edição de imagem e vídeo
  • Materiais de arte (papel, lápis, marcadores, revistas para recortes)
  • Seleção de comerciais e campanhas publicitárias para análise

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo