Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a refletir criticamente sobre as representações de corpos e padrões de beleza na mídia, com um foco especial nos anúncios de produtos relacionados à saúde e à prática esportiva. Inicialmente, será realizada uma sessão de visualização de uma curadoria de comerciais e campanhas publicitárias, selecionados por sua relevância na construção desses padrões. Posteriormente, munidos de insights críticos, os alunos serão encorajados a criar suas próprias campanhas publicitárias. Estas deverão utilizar ferramentas digitais ou mídias tradicionais com o objetivo de promover um entendimento mais inclusivo e diversificado sobre beleza e saúde física. A metodologia principal será a Atividade Mão-na-massa, permitindo aos alunos aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos numa experiência de aprendizagem significativa. Esta atividade não apenas estimula a habilidade analítica dos estudantes, mas também desenvolve sua competência criativa e crítica referente aos impactos da mídia na formação de padrões sociais e na sua percepção de si mesmos.
O objetivo principal deste projeto é fomentar uma postura crítica e reflexiva dos alunos em relação às influências da mídia na construção de padrões de beleza e nos seus reflexos na autoimagem e saúde dos jovens. Espera-se que, ao final, os estudantes consigam identificar e discutir as representações muitas vezes unilaterais de corpos na mídia, compreender a importância das representações diversificadas e promover, por meio de suas criações, mensagens positivas que desafiem padrões nocivos estabelecidos. Além disso, visa-se estimular o uso criativo das ferramentas de comunicação e mídia para expressar suas próprias visões sobre o tema.
Nesta unidade, abordaremos as complexas relações entre mídia, representações sociais, e a construção de padrões de beleza, com ênfase nos anúncios de produtos de saúde e esportivos. Visaremos a desenvolver competências críticas nos alunos para que possam navegar pelo ambiente mediático contemporâneo de forma consciente e responsável, identificando estereótipos, questionando ideais inalcançáveis e reconhecendo o valor da diversidade e inclusão.
Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' por sua capacidade de imersão e engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma discussão guiada após a visualização de uma seleção de comerciais, almejando uma análise crítica. Em seguida, os alunos trabalharão em grupos para projetar e desenvolver suas próprias campanhas publicitárias, utilizando tanto ferramentas digitais quanto tradicionais, com o apoio constante do professor. Esta abordagem prática e interativa visa não só a fixação do conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e criativas.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada, perfazendo um total de 100 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a visualização e discussão dos comerciais selecionados, além da introdução ao projeto de criação das campanhas. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento, finalização e apresentação das campanhas criadas pelos alunos.
A avaliação será baseada tanto no processo de participação e engajamento dos alunos nas discussões e na atividade de criação, quanto na qualidade e coerência das campanhas produzidas. Consideraremos critérios como criatividade, capacidade crítica, eficácia comunicativa e promoção de valores de inclusão e diversidade. Além disso, a apresentação das campanhas será um momento importante de avaliação, onde os alunos deverão argumentar sobre suas escolhas criativas e o impacto esperado de suas mensagens.
Para a execução desta atividade, utilizaremos uma combinação de recursos digitais e tradicionais. Isso inclui: acesso a computadores e internet para pesquisa de referências e para o uso de ferramentas de design e edição digitais, além de materiais como papel, lápis, marcadores e revistas para recortes em atividades que envolvam mídias tradicionais. Assim, garantiremos que os alunos tenham à disposição um leque amplo de opções para a expressão de suas ideias criativas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula