Corrida pela Sustentabilidade

Desenvolvida por: Sidnei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Sustentabilidade e Justiça Climática: perspectivas interdisciplinares para o futuro

A 'Corrida pela Sustentabilidade' é uma atividade prática em que os alunos são convidados a participar de uma corrida temática, com paradas estratégicas, onde enfrentam desafios relacionados à sustentabilidade. O propósito é integrar conhecimentos teóricos e práticos sobre justiça climática, promovendo o exercício físico e crítico. Antes da corrida, os alunos devem estudar conceitos-chave de justiça climática através de leituras guiadas em grupo. Durante o evento, os alunos resolverão problemas práticos relacionados à reciclagem, consumo consciente e os impactos das mudanças climáticas. A atividade promove a reflexão, discussão crítica e a conscientização sobre ações sustentáveis que podem ser praticadas no cotidiano, tanto individualmente quanto coletivamente. Ao final, haverá uma discussão em grupo para os alunos compartilharem experiências e discutirem responsabilidades em relação ao meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam fomentar uma compreensão profunda da sustentabilidade em um contexto prático, através da justiça climática. Almeja-se que os alunos desenvolvam habilidades críticas relacionadas à identificação e resolução de problemas ambientais do dia a dia, bem como capacidade de análise crítica sobre sua responsabilidade ambiental. Esta atividade vai além de abordar o conteúdo acadêmico, promovendo o desenvolvimento das competências socioemocionais, uma vez que os alunos devem colaborar e refletir sobre suas ações e impactos ambientais. As interações entre pares, durante e após a corrida, ampliam suas capacidades de empatia e responsabilidade social, consolidando conhecimentos e habilidades que transcendem o ambiente escolar.

  • Compreender o conceito de justiça climática e suas implicações práticas.
  • Desenvolver a capacidade de resolver problemas ambientais práticos.
  • Refletir sobre as responsabilidades individuais e coletivas em relação ao meio ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
  • EM13LP10: Analisar o fenômeno da variação linguística, em seus diferentes níveis (variações fonético-fonológica, lexical, sintática, semântica e estilístico-pragmática) e em suas diferentes dimensões (regional, histórica, social, situacional, ocupacional, etária etc.), de forma a ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua e sobre o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas, e a fundamentar o respeito às variedades linguísticas e o combate a preconceitos linguísticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se estrutura em torno de uma compreensão interativa e de aplicação prática dos conceitos de sustentabilidade e justiça climática. Envolve o estudo das práticas sustentáveis cotidianas, como reciclagem e consumo consciente, além da análise dos impactos das mudanças climáticas. Propõe-se o desenvolvimento de um pensamento crítico e prático, incentivando os alunos a correlacionarem os conteúdos estudados com suas implicações práticas. A abordagem curricular também visa à integração de diferentes áreas do conhecimento, permitindo que os alunos façam conexões significativas entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades analíticas em contexto social e ambiental.

  • Introdução teórica à sustentabilidade e justiça climática.
  • Práticas sustentáveis: reciclagem e consumo consciente.
  • Impactos das mudanças climáticas e soluções práticas.
  • Discussão e reflexão sobre responsabilidade ambiental.

Metodologia

A metodologia da 'Corrida pela Sustentabilidade' integra práticas pedagógicas ativas visando a promoção do protagonismo estudantil e desenvolvimento de competências. Será adotada uma estratégia de 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos estudam previamente os conceitos de justiça climática, seguidos por uma 'Atividade Mão-na-massa' durante a corrida, onde enfrentam desafios práticos. Esta metodologia incentiva a participação ativa e a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais. As discussões finais, em formato de 'Aula Expositiva', promovem uma desenvoltura crítica e colaborativa entre os alunos, reforçando o aprendizado através do compartilhamento de experiências e reflexões.

  • Sala de Aula Invertida para estudo prévio dos conceitos.
  • Atividade Mão-na-massa para desafios práticos durante a corrida.
  • Aula Expositiva para discussão e reflexão final.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para ser realizado em uma única aula de 60 minutos, garantindo uma experiência de aprendizado compacta, porém eficaz. Inicia-se com uma breve revisão em grupo dos conceitos estudados previamente, seguida pela execução da corrida, onde os alunos enfrentam desafios relacionados à sustentabilidade. A atividade finaliza com uma discussão e reflexão conjunta, permitindo que os estudantes analisem suas experiências, consolidem o aprendizado e discutam sua responsabilidade em relação ao meio ambiente. Esta estrutura oferece uma abordagem dinâmica e interativa, promovendo a efetiva compreensão dos conteúdos abordados.

  • Aula 1: Revisão dos conceitos, execução da corrida com desafios ambientais e discussão final.
  • Momento 1: Revisão dos Conceitos de Sustentabilidade (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula relembrando os principais conceitos de sustentabilidade e justiça climática. É importante que os alunos compartilhem exemplos e ideias que estudaram previamente na Sala de Aula Invertida. Incentive a participação ativa, formulando perguntas que promovam reflexão e discussão. Observe se todos têm a oportunidade de contribuir e complemente com informações que possam ter sido mal interpretadas. Avalie o engajamento e a compreensão dos alunos através de sua participação nas discussões.

    Momento 2: Corrida com Desafios Ambientais (Estimativa: 30 minutos)
    Explique aos alunos a dinâmica da corrida, que inclui paradas em estações com desafios relacionados à reciclagem, consumo consciente e impactos das mudanças climáticas. Divida-os em grupos e gerencie o tempo para que todos tenham a oportunidade de participar de todas as estações. É importante que cada grupo resolva os desafios propostos de forma colaborativa. Esteja presente para orientar quando necessário, reforçando a importância do trabalho em equipe e da aplicação prática dos conceitos estudados. A avaliação aqui será baseada na observação direta da participação e esforço dos alunos durante os desafios.

    Momento 3: Discussão Final e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo e conduza uma discussão de fechamento. Permita que cada grupo compartilhe suas experiências e desafios enfrentados durante a corrida. Estimule a reflexão sobre as responsabilidades individuais e coletivas em relação ao meio ambiente, e como essas práticas podem ser aplicadas no dia a dia. Utilize cartazes informativos para apoiar a discussão e guiar os alunos na análise crítica dos temas abordados. Conclua a aula reforçando os conceitos chave e incentivando os alunos a praticarem ações sustentáveis. Proponha uma autoavaliação, onde os alunos reflitam sobre sua participação e aprendizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Se houver alunos com dificuldades de locomoção, modifique a corrida para que possa ser realizada em uma área mais acessível ou ofereça desafios alternativos que possam ser realizados sem a necessidade de movimento intenso. Sempre que possível, traduza as explicações verbalmente e através de material visual, para garantir que diferentes estilos de aprendizado sejam atendidos. Incentive a colaboração entre os alunos, para que todos possam participar de maneira igualitária. Compreender as necessidades de cada aluno e ter empatia fará uma grande diferença para que todos se sintam incluídos e valorizados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam contemplados de forma inclusiva e formativa. Os alunos serão avaliados através de diferentes métodos. Primeiro, a 'Observação Direta', onde o professor avaliará a participação e o engajamento dos alunos durante a corrida e desafios práticos, focando na aplicação dos conceitos estudados. 'Autoavaliação' será usada para permitir que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado e responsabilidade ambiental, promovendo a autocrítica e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Finalmente, será aplicada uma 'Discussão Avaliativa' ao término da atividade, onde os alunos compartilharão sua compreensão dos temas abordados, fortalecendo a aprendizagem colaborativa e crítica. Os critérios de avaliação incluem a colaboração, criatividade na resolução dos desafios, e a reflexão crítica demonstrada durante as discussões.

  • Observação Direta do engajamento e participação durante a corrida.
  • Autoavaliação para incentivar autocrítica e reflexão pessoal.
  • Discussão Avaliativa para partilha e crítica dos conteúdos abordados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são simples, mas eficazes para atender aos objetivos propostos. Não serão utilizados recursos digitais, concentrando-se em materiais táteis e visuais que promovam a interação e o engajamento prático. Será necessário contar com itens recicláveis e placas indicativas nos pontos de parada da corrida, que auxiliem na contextualização dos desafios propostos. Além disso, recursos visuais como cartazes informativos podem ser utilizados para reforçar os conceitos durante a discussão final. Esses materiais não apenas são acessíveis, como também promovem uma conexão mais direta e imediata com o tema de sustentabilidade.

  • Materiais recicláveis para atividades práticas.
  • Placas indicativas para os desafios durante a corrida.
  • Cartazes informativos para apoio na discussão final.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a trajetória do docente já é sobrecarregada por diversas demandas. No entanto, para garantir uma experiência de aprendizado inclusiva e acessível, podemos incorporar pequenas, mas significativas adaptações. Estratégias como a formação de grupos heterogêneos, onde cada aluno tem a oportunidade de colaborar com seus pares, promovem a inclusão. Além disso, o uso de linguagem clara e acessível em todas as atividades e discussões é fundamental para que todos tenham igual acesso ao conteúdo. Assegurar que os materiais sejam visualmente claros e sem excesso de detalhes complexos auxilia na compreensão geral. Para os alunos que possam ter dificuldades durante as discussões, é recomendável fornecer guia de perguntas antecipadamente, para que possam se preparar e participar ativamente.

  • Formação de grupos heterogêneos para promover a colaboração inclusiva.
  • Utilização de linguagem clara e acessível durante atividades e discussões.
  • Materiais visuais simples e diretos para facilitar a compreensão.
  • Fornecimento de guias de perguntas para discussões antecipadamente.

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