Debate Corporal: A Influência da Mídia

Desenvolvida por: Isaac … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física, Artes e Linguagem
Temática: Cultura midiática e padrões corporais/esportivos

No contexto atual, a mídia desempenha um papel crucial na formação de atitudes e padrões de comportamento, incluindo os relacionados aos corpos e às práticas esportivas. A atividade 'Debate Corporal: A Influência da Mídia' foi cuidadosamente projetada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, a fim de explorar como a cultura midiática influencia os padrões corporais e esportivos ao redor do mundo. Durante esta atividade prática e interativa, os alunos trabalharão em grupos para pesquisar e discutir o papel da mídia na moldagem de padrões, com ênfase em diferentes culturas esportivas. Utilizando metodologias ativas como 'Mão-na-Massa', 'Roda de Debate', e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade promove uma análise crítica e reflexão sobre os impactos positivos e negativos da mídia. Cada grupo preparará uma apresentação para compartilhar suas descobertas, seguida de uma discussão em roda. A culminância da atividade será a criação de murais visuais que representem as diversas influências da mídia discutidas, usando linguisticas artísticas e corporais como meio de expressão e reflexão social.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final desta atividade, espera-se que os alunos possam compreender a magnitude do impacto da mídia nos padrões corporais e esportivos, desenvolvendo habilidades críticas na análise de conteúdos midiáticos. Além disso, a atividade visa fomentar a expressão criativa e o trabalho colaborativo, utilizando a linguagem artística e corporal como ferramentas para a construção de conhecimentos e reflexões sobre as temáticas abordadas.

  • Compreender a influência da mídia em padrões corporais e esportivos.
  • Desenvolver habilidades críticas na análise de conteúdo midiático.
  • Fomentar a expressão criativa e colaboração através de linguagens artísticas e corporais.
  • Encorajar a discussão crítica e reflexão sobre o impacto social da mídia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.

Conteúdo Programático

Esta atividade abordará a relação entre mídia, cultura e padrões corporais/esportivos. A discussão será ampliada para incluir a análise de como diferentes culturas esportivas são representadas e influenciadas pela mídia. A prática de linguagens artísticas e corporais será integrada como meio de expressão das reflexões e percepções desenvolvidas durante as discussões.

  • Influência da mídia em padrões corporais/esportivos
  • O conteúdo programático 'Influência da mídia em padrões corporais/esportivos' tem como objetivo explorar de que forma a mídia influencia a percepção e os padrões de beleza e corpo, assim como os hábitos esportivos, da sociedade. Serão abordados temas como a idealização de corpos apresentados pela mídia, a promoção de padrões inatingíveis e a pressão social que isso gera nos indivíduos. Além disso, será discutido como as representações esportivas nos meios de comunicação podem impactar a prática esportiva e a identificação de diferentes grupos sociais com determinadas modalidades. Serão analisados exemplos reais de como a mídia influencia a percepção da imagem corporal e a prática esportiva, demonstrando como as mensagens midiáticas podem afetar a autoestima e a saúde mental dos espectadores e consumidores de conteúdo.

  • Análise crítica de conteúdo midiático
  • Expressão através de linguagens artísticas e corporais
  • Reflexão sobre o impacto social da mídia

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como 'Mão-na-Massa', 'Roda de Debate', e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade envolverá os alunos em um processo de aprendizado colaborativo e interativo. A pesquisa em grupo e as discussões guiadas proporcionarão um espaço para trocas significativas de percepções sobre o tema. A criação de murais visuais servirá como ferramenta prática para a expressão das reflexões coletivas, engajando os alunos na prática da linguagem artística e corporal.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e criação de apresentações
  • Os alunos serão organizados em grupos de trabalho para realizar a pesquisa sobre a influência da mídia nos padrões corporais e esportivos. Cada grupo terá a responsabilidade de estudar e coletar informações sobre exemplos concretos de como a mídia influencia a percepção do corpo e a prática esportiva em diferentes contextos. Durante essa fase, os alunos terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, debater ideias e desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Além disso, os grupos serão orientados a criar apresentações que reflitam as descobertas e análises realizadas, utilizando recursos visuais como gráficos, imagens e vídeos para enriquecer suas exposições e promover uma compreensão mais ampla do tema.

  • Discussões em Roda de Debate
  • Criação de murais visuais como forma de representação
  • Aplicação de Aprendizagem Baseada em Jogos para explorar o tema

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de 5 aulas de 120 minutos cada, totalizando 10 horas de duração. Começará com uma introdução ao tema e seguida pela divisão em grupos. Nas aulas seguintes, os alunos conduzirão pesquisas, prepararão suas apresentações e realizarão as rodas de debates. A atividade culminará com a criação e a apresentação dos murais.

  • Aula 1: Introdução ao tema e organização dos grupos
  • Momento 1: Introdução ao tema (40 minutos)
    Neste momento, o professor irá introduzir o tema 'A Influência da Mídia na Cultura Corporal e Esportiva'. Serão abordados os principais conceitos e questões a serem exploradas ao longo da atividade. Será destacada a importância de compreendermos a influência da mídia nos padrões corporais e esportivos, assim como a relevância de desenvolvermos habilidades críticas para analisar o conteúdo midiático.

    Momento 2: Organização dos grupos (20 minutos)
    Os alunos serão organizados em grupos de trabalho, onde receberão orientações sobre a pesquisa que irão conduzir e a preparação das apresentações que realizarão posteriormente. O professor definirá os critérios para a formação dos grupos e explicará as etapas iniciais da atividade, dando início à organização e distribuição das tarefas entre os integrantes de cada grupo.

  • Aula 2: Pesquisa e preparação de apresentações
  • Aula 3: Roda de Debate - Apresentações dos grupos
  • Aula 4: Planejamento e início da criação dos murais visuais
  • Aula 5: Finalização e apresentação dos murais visuais

Avaliação

A avaliação considerará a participação ativa, a capacidade de análise crítica, a colaboração em grupo, e a criatividade na expressão das ideias por meio dos murais. Serão avaliados os argumentos apresentados nas rodas de debates, a qualidade e originalidade nos murais, além da habilidade de trabalhar coletivamente e de utilizar de forma eficaz as linguagens artísticas e corporais para comunicar suas reflexões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet para pesquisa, materiais de arte para a criação dos murais (papéis, tintas, pincéis, recortes, etc.), e espaço adequado para as apresentações e discussões. Ferramentas digitais também podem ser incorporadas para enriquecer a pesquisa e a apresentação dos trabalhos.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de arte para os murais (papel, tintas, pincéis, etc.)
  • Espaço adequado para apresentações e discussões
  • Ferramentas digitais para pesquisa e apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo