Handball Raiz: Toque e Passe

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Desenvolvimento de habilidades no Handebol

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão se envolver em um jogo de handebol adaptado que promove o desenvolvimento de habilidades específicas como passe e posicionamento. O intuito é garantir que os alunos pratiquem o jogo de uma forma que enfatize a interação e o trabalho em equipe, o que, por sua vez, é essencial para fomentar a compreensão do jogo e estimular o prazer em praticá-lo. Divididos em equipes, os alunos deverão completar uma sequência de passes sem deixar a bola cair, explorando o espaço da quadra e assegurando a máxima participação de todos os membros da equipe. A atividade também visa despertar a competitividade saudável, encorajando os alunos a se engajarem de forma ética e respeitosa com seus pares, além de explorar o significado da prática esportiva como parte do projeto de vida de cada aluno.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é potenciar as habilidades de passe e posicionamento dos alunos em um contexto de jogo adaptado, enfatizando o trabalho colaborativo e a compreensão tática. Os alunos irão aprender a realizar passes eficazes, mantendo a posse de bola e minimizando erros, enquanto exploram o espaço da quadra e colaboram com seus colegas de equipe. A atividade visa promover a interação social e a empatia, elementos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social no ambiente esportivo.

  • Potencializar a habilidade de passe no handebol.
  • Desenvolver o entendimento tático do jogo.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a interação social.
  • Estimular a competitividade saudável e ética esportiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG501: Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.
  • EM13LGG503: Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca essencialmente no desenvolvimento de habilidades motoras e táticas fundamentais para a prática do handebol. Os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas técnicas de passe, aprender sobre a importância do posicionamento estratégico na quadra, além de desenvolver habilidades sociais essenciais através do trabalho em equipe. Toda a atividade é estruturada para maximizar o aprendizado de forma prática, aumentando a autoconfiança dos alunos em suas capacidades esportivas.

  • Técnicas de passe no handebol.
  • Estratégias de posicionamento em quadra.
  • Interação e comunicação em equipe.
  • Táticas básicas do jogo de handebol.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada no aprendizado ativo e participativo. Utilizando a prática de jogo adaptado, os alunos serão incentivados a aplicar os conceitos aprendidos na teoria de forma prática, promovendo o aprendizado através da experiência e do feedback imediato. Essa abordagem garante que os alunos não apenas compreendam, mas também vivam o que aprenderam, utilizando o jogo como um meio de desenvolvimento pessoal e social.

  • Aprendizado ativo e experiencial.
  • Feedback contínuo durante a atividade.
  • Discussões em grupo sobre estratégias de jogo.
  • Rotação de papéis para maximizar a participação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é dividida em sessões de 50 minutos, distribuídas ao longo de 2 horas. Em cada sessão, os alunos terão a oportunidade de praticar diferentes aspectos do jogo de handebol adaptado, alternando entre teoria e prática para maximizar o aprendizado e o engajamento.

  • Aula 1: Introdução e explicação das regras adaptadas.
  • Aula 2: Prática dos passes e posicionamento em quadra.
  • Aula 3: Jogo completo com feedback e reflexão final.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa, capacidade de aplicar as habilidades de passe e posicionamento durante o jogo e o nível de colaboração com os colegas. A avaliação será contínua, com observações feitas pelo professor durante as atividades práticas. Exemplos de critérios incluem a efetividade dos passes, a ocupação e exploração do espaço da quadra, e a qualidade do trabalho em equipe. Adicionalmente, o professor irá observar a atitude e o comportamento ético dos alunos, incentivando uma reflexão sobre a importância do respeito e da empatia no esporte.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos que facilitem a prática do handebol de maneira segura e eficiente. Além do espaço físico adequado, é importante contar com materiais que apoiem o aprendizado e garantam a segurança de todos os participantes, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades propostas.

  • Bolas de handebol adequadas ao nível dos alunos.
  • Coletes para diferenciação das equipes.
  • Marcadores de espaço para exercícios de posicionamento.
  • Apito para controle da atividade pelo professor.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo