Esta atividade prática é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Médio e irá centrar-se numa corrida de revezamento. Utilizando uma pista de atletismo ou espaço similar, os alunos serão divididos em times e receberão um bastão que deverá ser passado de membro para membro ao longo da corrida. Cada equipe será responsável por determinar a distância a ser percorrida e a ordem de seus corredores, promovendo assim uma discussão estratégica e a tomada de decisão coletiva. O foco da atividade não é somente no desenvolvimento das habilidades físicas como velocidade e resistência, mas também nas competências socioemocionais, incluindo trabalho em equipe, liderança e comunicação efetiva. Medidas de segurança serão rigorosamente seguidas para garantir o bem-estar de todos os participantes.
Os objetivos desta atividade abrangem tanto o desenvolvimento físico quanto o crescimento socioemocional dos alunos. Através do aspecto físico, busca-se melhorar a velocidade, resistência e coordenação dos alunos. No plano socioemocional, pretende-se cultivar habilidades de trabalho em equipe, liderança e comunicação efetiva. Além disso, a atividade visa desenvolver capacidades de planejamento estratégico e tomada de decisões em um ambiente competitivo e colaborativo.
O conteúdo programático desta atividade inclui conceitos e práticas do atletismo, com foco na corrida de revezamento. Além disso, abordará dinâmicas de grupo que fomentam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação, liderança e trabalho em equipe, fundamentais para o sucesso na atividade proposta e aplicáveis em diversas situações da vida.
Esta atividade será baseada na metodologia ativa, onde os alunos são os protagonistas de sua própria aprendizagem. Serão encorajados a tomar decisões, resolver problemas e trabalhar efetivamente em equipe. As sessões serão interativas, com a orientação de um educador para facilitar o processo, garantindo que todos os alunos estejam engajados e contribuindo para os objetivos da equipe.
A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos, ocorrendo em dias consecutivos. No primeiro dia, os alunos passarão por uma fase de planejamento e discussão estratégica. No segundo dia, realizarão a corrida de revezamento propriamente dita, com um tempo dedicado ao final para análise e reflexão sobre o desempenho e as aprendizagens.
A avaliação desta atividade irá considerar tanto os aspectos físicos quanto socioemocionais. Serão avaliadas a performance física na corrida, bem como a capacidade de trabalho em equipe, liderança, comunicação e planejamento estratégico demonstrados pelos alunos. A avaliação será formativa, enfatizando o progresso dos alunos, o esforço colaborativo e as lições aprendidas durante a atividade.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem uma pista de atletismo ou espaço similar, bastões para revezamento e materiais de segurança adequados. Também serão utilizados recursos didáticos como fichas de planejamento de equipe e ferramentas de comunicação para facilitar as discussões em grupo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula