Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a examinar criticamente as representações da educação física e das atividades de promoção da saúde nas mídias sociais e em outros meios de comunicação. Eles serão desafiados a identificar e discutir as diversas mensagens e ideologias presentes nas narrativas sobre saúde e atividade física, reconhecendo tanto as práticas positivas quanto as potencialmente prejudiciais. Posteriormente, os alunos trabalharão em grupos para desenvolver e implementar campanhas de marketing social originais, com o objetivo de promover a prática de atividade física entre os jovens. Essas campanhas utilizarão variadas linguagens e plataformas digitais, visando alcançar e influenciar o público-alvo de maneira eficaz. Cada grupo apresentará sua campanha para a turma, compartilhando insights sobre o processo criativo, a definição do público-alvo e as estratégias adotadas para moldar positivamente a percepção sobre a atividade física. Este projeto visa não só fomentar um entendimento crítico sobre a construção e disseminação de mensagens na sociedade, mas também estimular a criatividade e o engajamento dos alunos na promoção da saúde e bem-estar.
Este projeto educativo tem como objetivo levar os alunos a compreenderem a complexidade das representações da educação física e da promoção da saúde na mídia, desenvolvendo a capacidade de análise crítica e reflexão sobre as mensagens veiculadas. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes consigam identificar e discutir as diversas perspectivas e ideologias presentes nas narrativas midiáticas sobre saúde e atividade física. Além disso, os alunos aprenderão a utilizar diferentes linguagens e plataformas digitais de forma criativa e estratégica para desenvolver campanhas de marketing social significativas, destinadas a promover a atividade física. O projeto também visa estimular a colaboração, o pensamento crítico e a comunicação eficaz entre os alunos.
O conteúdo desta atividade centrar-se-á no exame das práticas midiáticas relacionadas à saúde e à atividade física, bem como na construção, implementação e apresentação de campanhas de marketing social. Os alunos estudarão diferentes abordagens e linguagens utilizadas na mídia para promover ou desencorajar a atividade física, além de aprenderem a desenvolver campanhas que promovam uma percepção positiva sobre a prática de exercícios. Também será incentivada a reflexão sobre o impacto social dessas campanhas e a importância de mensagens responsáveis e inclusivas.
A metodologia ativa será empregada neste projeto para incentivar a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem. Inicialmente, serão realizadas discussões em grupo sobre representações da saúde e atividade física na mídia, seguidas de análises críticas dirigidas pelos alunos com a orientação do professor. A fase de criação das campanhas envolverá brainstorming, pesquisa e a aplicação prática de ferramentas digitais e linguagens variadas. A fase final prevê a apresentação das campanhas, proporcionando aos alunos a oportunidade de articular seus processos criativos e receber feedback construtivo de colegas e do professor.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos trabalharão na análise crítica das representações da saúde na mídia e iniciarão o desenvolvimento de suas campanhas. A segunda sessão será dedicada à finalização das campanhas e suas apresentações para a turma.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões e análise crítica, na criatividade e originalidade das campanhas desenvolvidas, bem como na eficácia da comunicação das ideias durante as apresentações. Além disso, será considerada a capacidade de trabalho em equipe e o uso adequado e inovador das ferramentas e linguagens digitais. A avaliação buscará reconhecer o esforço criativo dos alunos, a profundidade da análise crítica e a capacidade de reflexão sobre o impacto social de suas campanhas.
Esta atividade requer o uso de diversos recursos digitais e plataformas de mídia social para a criação e implementação das campanhas. Além disso, serão utilizados materiais para pesquisa e análise crítica, tais como artigos, vídeos e estudos de caso relevantes à temática da saúde e atividade física na mídia. O acesso à internet e a dispositivos digitais será crucial para o desenvolvimento das campanhas.
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