A atividade 'A Árvore dos Desejos' consiste na criação de uma árvore simbólica na sala de aula, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de refletir e expressar seus desejos e orações. Eles diferenciarão entre pedidos que desejam imediato atendimento e aqueles que reconhecem necessitar de tempo para se realizarem. Cada aluno escreverá seus pedidos em papeis recortados em formas de folhas de árvore. Na sequência, ao colocarem suas 'folhas de desejos' na árvore, haverá um momento de partilha em uma roda de debate, onde os alunos discutirão a importância de compreender o tempo de espera e como este pode ser um período de crescimento pessoal e de fortalecimento da fé. Esta atividade não apenas estimula a expressão de sentimentos e desejos, mas também desenvolve habilidades socioemocionais importantes.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de expressar seus desejos e compreender a importância do tempo em seus atendimentos, estimulando o respeito pela diversidade de crenças e opiniões. Pretende-se também fortalecer habilidades socioemocionais, como a empatia, ao ouvir e respeitar os desejos dos outros; a paciência, ao reconhecer que alguns desejos requerem tempo para se concretizar; e a expressão emocional saudável. Além disso, este exercício propõe uma reflexão sobre a fé e o crescimento pessoal, aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.
A atividade está alinhada com o currículo do Ensino Fundamental I, focando na formação socioemocional e ética do aluno. Ao estruturar um momento de reflexão e compartilhamento de desejos e esperanças, coloca-se em prática os conceitos de empatia, respeito mútuo e paciência. A discussão em roda promove a oralidade, escuta ativa e o respeito às opiniões alheias, componentes essenciais para a formação cidadã e respeitosa.
Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' e 'Roda de Debate' para engajar os alunos na criação da 'Árvore dos Desejos' e na discussão subsequente. Ao escreverem seus desejos em folhas de papel e decorarem a árvore, eles participam ativamente da construção do conhecimento. A rodada de debate fomenta a escuta ativa, o respeito às opiniões e a reflexão sobre os temas da atividade.
A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Iniciaremos com uma breve introdução ao tema e explicação da atividade (10 minutos), seguida pela criação das 'folhas de desejo' e montagem da árvore (20 minutos). O restante da aula será dedicado à roda de debate, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar seus pensamentos e ouvir os dos colegas (30 minutos).
A avaliação se dará por observação do engajamento e participação dos alunos durante as fases da atividade. Será valorizada a capacidade de expressão individual, bem como a qualidade da escuta e respeito pelas contribuições dos colegas durante a roda de debate. O professor deve atentar-se às habilidades socioemocionais trabalhadas, como empatia e paciência, e a um entendimento inicial sobre a importância do tempo em relação aos desejos e orações.
Para a realização desta atividade, serão necessários papéis coloridos cortados em formato de folhas, canetas coloridas, lápis e uma árvore de galhos secos posicionada em um vaso. O espaço deve ser organizado de forma que todos os alunos possam sentar em círculo para a roda de debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula