A Roda das Emoções

Desenvolvida por: Marlis… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Socioemocional
Temática: Expressão e Reconhecimento de Emoções

Nesta atividade, denominada 'A Roda das Emoções', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a valiosa oportunidade de iniciar um diálogo aberto e sincero sobre emoções e sentimentos variados como alegria, tristeza, medo e raiva, entre outros. Sentados em uma ampla roda no espaço da sala de aula ou em um local apropriado ao ar livre, cada estudante será encorajado a compartilhar uma história pessoal e selecionar, entre bonecos ou ilustrações pré-preparadas, um símbolo que melhor represente a emoção vivenciada na situação descrita. Por meio desta dinâmica, os objetivos são múltiplos: facilitar a expressão individual, desenvolver a escuta ativa, promover a empatia e o entendimento sobre as emoções alheias, além de destacar a singularidade de cada experiência. A atividade pressupõe um ambiente respeitoso e acolhedor, em que cada voz e emoção possa ser valida e considerada importante para o crescimento coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade 'A Roda das Emoções' vai além de apenas partilhar experiências; visa fornecer aos alunos ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais - essencial para o convívio social harmônico. Eles aprenderão a expressar suas emoções de maneira saudável e construtiva, facilitar a escuta e compreensão das emoções alheias, incrementar a consciência sobre seus próprios sentimentos e de seus colegas, além de cultivar o respeito e a empatia pelas experiências questionadoras e, muitas vezes, diferentes das suas. Este conjunto de competências é crucial para o crescimento pessoal dos alunos e sua integração em diversos grupos sociais ao longo da vida.

  • Expressar emoções de maneira adequada
  • Desenvolver a habilidade de escuta ativa
  • Compreender a diversidade de emoções e sentimentos
  • Fomentar empatia e respeito pelas experiências alheias

Conteúdo Programático

O contexto da atividade está ancorado no desenvolvimento e na expressão das emoções e dos sentimentos, promovendo conhecimentos fundamentais sobre a condição humana. Por meio da discussão e da reflexão sobre as emoções, os alunos poderão explorar conceitos relacionados à identificação das emoções, reconhecimento da importância do respeito mútuo e da empatia. Além disso, aprenderão sobre a importância da comunicação efetiva e do compartilhamento de experiências e sentimentos, consolidando uma base importante para futuras interações sociais positivas.

  • Identificação e expressão de emoções
  • Conceitos de empatia e respeito
  • Fundamentos da comunicação efetiva

Metodologia

Esta atividade pedagógica será executada com uma abordagem que engloba metodologias Ativas, como 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Aprendizagem Baseada em Projetos', 'Sala de Aula Invertida' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Além de estimular a participação ativa dos estudantes, estas técnicas permitirão um aprendizado experencial e colaborativo. A Roda de Debate servirá como base para que as crianças possam expor suas histórias pessoais, enquanto as outras metodologias complementarão o processo de aprendizado, envolvendo as crianças em uma experiência educativa imersiva e interativa.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade contará com uma única sessão de 60 minutos, onde os alunos participarão da Roda das Emoções, compartilhando suas experiências e aprendendo sobre as emoções dos colegas.

  • Aula 1: Realização da Roda das Emoções

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, na escuta ativa e na capacidade de empatia demonstrada pelos alunos. Será importante observar a maneira com que os estudantes expressam suas próprias emoções e como reagem às emoções dos outros. O respeito mútuo e o envolvimento durante a atividade são aspectos chave. Feedbacks construtivos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades socioemocionais. Exemplos praticados incluem a discussão reflexiva e o reconhecimento das atitudes positivas durante a realização da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a eficácia da atividade, serão necessários recursos como bonecos ou desenhos que representem diversas emoções, um espaço confortável e adequado para a formação da roda, além de materiais de apoio como fichas para notas. A preparação desses recursos é essencial para que a atividade transcorra de maneira fluida e produtiva, oferecendo aos alunos um ambiente propício para o desenvolvimento das discussões e partilha de experiências.

  • Bonecos ou desenhos de emoções
  • Espaço para formação de uma grande roda
  • Materiais de apoio (fichas, lápis, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo