Amigos Diferentes, Laços Iguais

Desenvolvida por: Flávia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Somos pessoas

A atividade visa explorar a diversidade e singularidade entre os alunos através da arte e interação social. Ao desenharem um amigo ou colega, as crianças são incentivadas a observar características únicas e refletir sobre elas. Essa tarefa não só desenvolve a habilidade de reconhecimento de diferenças e semelhanças, mas também promove empatia e compreensão mútua. Em uma roda de conversa, os desenhos servirão como ponto de partida para discussões sobre diversidade e a importância dos sentimentos que todos compartilham, reforçando a ideia de que, apesar das diferenças, compartilhamos o mesmo mundo de sonhos e valores.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados no reconhecimento e valorização das diferenças individuais, ao mesmo tempo em que promovem a consciência da interconectividade humana. Ao desenhar e apresentar seus colegas, os alunos desenvolvem habilidades de autoexpressão e comunicação, bem como a capacidade de refletir sobre suas percepções dos outros. A atividade também busca instilar um senso de respeito e apreciação pela diversidade, incentivando as crianças a perceberem que cada indivíduo traz contribuições e perspectivas únicas para o grupo.

  • Explorar as diferenças e semelhanças entre si e os colegas.
  • Desenvolver habilidades de empatia e compreensão mútua.
  • Estimular a respeito pela diversidade e características únicas de cada um.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca em atividades práticas de reconhecimento individual e coletivo através de representações artísticas, como desenhos, e discussões guiadas sobre diversidade e emocionalidade. Está alinhado às práticas pedagógicas que incentivam a construção de uma identidade coletiva baseada na aceitação e respeito mútuo. As atividades são desenhadas para serem inclusivas, promovendo a diversidade enquanto ensinam sobre a importância da representação e da autoexpressão em um ambiente de aprendizado seguro e apoiador.

  • Atividades de observação e desenho.
  • Apresentações orais para a turma.
  • Discussões sobre diversidade e suas importâncias.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é centrada nos alunos, incentivando uma abordagem prática e interativa que se alinha com as práticas de ensino religioso. Por meio do desenho e da apresentação, a metodologia promove o envolvimento ativo, permitindo que os alunos se expressem em um ambiente colaborativo. A elaboração de desenhos incentiva a observação, enquanto a apresentação fortalece as habilidades de fala. A atividade de roda de conversa proporciona uma oportunidade para reflexão crítica e comunicação eficaz, consolidando a aprendizagem socioemocional.

  • Aprendizagem através de desenho e autoexpressão.
  • Apresentações pessoais e compartilhamento de experiências.
  • Discussões em grupo sobre as descobertas individuais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para maximizar o envolvimento dos alunos em uma única aula de 60 minutos. Esta estrutura temporal permite que a atividade seja conduzida de maneira fluída, começando com a introdução e desenho, passando pela apresentação e culminando na discussão em grupo. As diferentes etapas são projetadas para manter a atenção das crianças e proporcionar uma transição natural entre os diferentes modos de aprendizado — do individual ao grupal.

  • Aula 1: Introdução, desenho e apresentação dos colegas seguidos de uma roda de conversa sobre as descobertas.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e introduza o tema da diversidade. Explique, em linguagem simples, que todas as pessoas têm características que as tornam únicas. Use exemplos do dia a dia que os alunos possam relacionar, como aparência física, gostos e habilidades. Pergunte se alguém tem uma experiência ou exemplo que gostaria de compartilhar, incentivando a participação.

    Momento 2: Atividade de Desenho (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua papel e lápis de cor para todo o grupo e oriente que cada aluno escolha um colega para desenhar. Instrua os alunos a prestar atenção em detalhes que fazem aquela pessoa especial, como cor dos olhos, cabelo ou um acessório que ela goste de usar. Circulando pela sala, ofereça suporte e incentive o engajamento, elogiando o que cada um está produzindo. Observe o envolvimento das crianças e faça anotações sobre o nível de detalhe que cada uma usa. Motive todos a serem criativos e a aproveitar o momento.

    Momento 3: Apresentação dos Desenhos (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que os alunos formem um círculo com suas cadeiras e, um a um, apresentem o desenho que fizeram, descrevendo o que acharam especial em seu colega. Oriente-os a ouvir com atenção quando o colega estiver falando. Destaque as observações mais sensíveis ou interessantes que forem feitas e incentive o grupo a aplaudir cada apresentação.

    Momento 4: Roda de Conversa (Estimativa: 15 minutos)
    Pergunte às crianças o que elas aprenderam sobre os colegas e como se sentiram ao serem desenhadas. Incentive falas sobre o que as surpreendeu nesses momentos. Conduza uma conversa sobre como nossas diferenças fazem do mundo um lugar mais interessante e especial. Reforce a importância do respeito e da amizade. Finalize perguntando como podemos continuar a ser bons amigos que respeitam e valorizam uns aos outros. Use feedback formativo para refletir sobre as discussões e o aprendizado. Certifique-se de que cada aluno tenha a oportunidade de falar, caso deseje.

Avaliação

A avaliação será contínua e centrada na observação do envolvimento dos alunos em cada etapa da atividade. Objetivos de aprendizagem como a capacidade de identificar e valorizar as diferenças são melhor avaliados através de observações qualitativas durante a apresentação e discussão. Critérios como o engajamento no desenho, clareza na apresentação e entusiasmo durante a roda de conversa servirão como indicadores de sucesso. Por exemplo, o professor pode fazer anotações sobre a participação ativa de cada aluno e o nível de insight pessoal demonstrado ao discutir o que aprenderam sobre seus colegas. A utilização de feedback formativo, envolvendo perguntas reflexivas feitas aos alunos, permitirá aos professores ajudar as crianças a conectar suas atividades à compreensão mais ampla da diversidade e valorização das diferenças.

  • Observação do envolvimento durante o desenho e apresentações.
  • Participação ativa e reflexiva na roda de conversa.
  • Uso de feedback formativo para orientar o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram escolhidos para serem ao mesmo tempo eficazes e acessíveis, facilitando a implementação sem onerar excessivamente a estrutura da sala de aula. Materiais comuns como papel e lápis de cor estimulam a criatividade e garantem a participação de todos os alunos. Além disso, o uso de espaços comuns da sala de aula, como uma roda para discussões, promove um ambiente de integração e acessibilidade.

  • Papel e lápis de cor para desenho.
  • Espaço em formato de roda para discussões.
  • Papel para anotações do professor sobre o progresso dos alunos.

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, sabemos que a carga de trabalho pode ser intensa. No entanto, é importante que consideremos estratégias práticas e eficazes para garantir a participação de todos os alunos. Para isso, a atividade foi planejada para não requerer adaptações complexas ou caras. A criação de um ambiente acolhedor, onde os alunos se sintam seguros para expressar suas diferenças, é primordial. Incentivar os alunos a colaborarem entre si, especialmente aqueles que podem se sentir menos confiantes, pode ajudar na integração plena. Além disso, garantir que cada criança tenha oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira que se sinta confortável é essencial. Combinar estratégias como pares cooperativos durante o desenho e oportunidades de escolha durante as discussões pode garantir a equidade sem comprometer o objetivo pedagógico.

  • Espaço acolhedor para apresentação pessoal e socialização.
  • Estratégias de pares cooperativos para promover a inclusão.
  • Oportunidades de escolha para expressão pessoal e conforto.

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