Animais da Arca

Desenvolvida por: Suzana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: A Arca de Noé para Crianças de 3 anos

A atividade 'Animais da Arca' é projetada para estimular o desenvolvimento artístico e a habilidade de comunicação nas crianças de forma lúdica e criativa, contextualizada na narrativa religiosa da Arca de Noé. Durante essa atividade, os alunos terão a oportunidade de colorir diferentes animais que estavam na Arca de Noé. Após a conclusão do trabalho artístico, haverá uma roda de conversa onde cada criança poderá compartilhar a história de seu animal, discutindo como esse animal contribui para o mundo natural. Essa dinâmica promove a troca de informações, aumenta o vocabulário, e fortalece os laços sociais ao incentivar a interação entre os alunos. A atividade não só trabalha habilidades motoras ao manusear instrumentos de pintura, como também desenvolve competências sociais fundamentais, como o respeito pela fala do outro e a capacidade de esperar a sua vez. A escolha do tema da Arca de Noé oferece uma forma divertida de apresentar uma narrativa religiosa, promovendo também um olhar consciente para a diversidade dos seres vivos e seus papéis ecológicos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como principal objetivo promover um entendimento básico da história da Arca de Noé e o significado dos diferentes animais dentro desse contexto, estimulando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. A interação social estimulada pela roda de debate visa desenvolver habilidades como espera de sua vez, respeito pela fala do outro e a capacidade de iniciar interações. Já a parte artística estimula a criatividade e a coordenação motora fina, fundamentais nesta fase inicial da educação. Adicionalmente, ao conectar um tema religioso a atividades práticas, o aluno será incentivado a criar conexões entre a história e o mundo ao seu redor, facilitando a construção de um sentido de interdependência e empatia pelos seres vivos.

  • Estimular a criatividade através da pintura de animais.
  • Promover a interação social por meio de debates em grupo.
  • Ensinar sobre a diversidade animal e seu papel no mundo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EI03ET02: Participar de situações que envolvam experiência estética (música, artes visuais, teatro, dança, etc.) para ampliar sua percepção em relação ao mundo.
  • EF01ER02: Conhecer e valorizar os símbolos, rituais e festas da sua tradição religiosa e de outras, respeitando a diversidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfoca tanto o desenvolvimento artístico quanto o entendimento moral e social das crianças. Primeiramente, a atividade de pintura permite que as crianças explorem sua criatividade e desenvolvam suas habilidades artísticas num ambiente colaborativo e apoio. Em relação à vertente de ensino religioso, a história da Arca de Noé é utilizada como base para introduzir conceitos de moral, ética e cuidado com o meio ambiente, inspirando as crianças a refletirem sobre a nossa relação com os animais e a natureza, além de fomentar o respeito às diversidades presentes no mundo. Assim, os alunos têm a oportunidade de associar aprendizagens práticas e significativas com as temáticas religiosas, de forma a contribuir para um entendimento mais abrangente da nossa relação com o que é diferente.

  • História da Arca de Noé.
  • Pintura e criatividade.
  • Diversidade animal e ecológica.

Metodologia

A metodologia para a atividade 'Animais da Arca' está centrada em metodologias ativas que incentivam a participação e envolvimento direto dos alunos na atividade prática. A parte da pintura é executada em um ambiente de aprendizado colaborativo onde recursos visuais e ferramentas de arte são explorados livremente pelos alunos, estimulando seu interesse e motivação. Durante a execução da roda de debate, práticas de ensino centradas no aluno são fundamentais, onde as crianças são incentivadas a expressar suas ideias e perguntas, dirigindo a discussão. Essa abordagem promove habilidades de comunicação e facilita o desenvolvimento social. Os alunos são incentivados a serem ativos no processo, contribuindo para seu aprendizado, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades críticas e criativas. A personalização através da possibilidade de escolha dos animais para pintura ou histórias a serem contadas, igualmente reforça o protagonismo estudantil.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Metodologias ativas e colaborativas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado de forma a maximizar o engajamento dos alunos e cobrir completamente todos os objetivos educacionais dentro de um período adequado. A atividade será concluída em uma única aula de 60 minutos, o que proporciona um tempo suficiente tanto para a parte prática de pintura quanto para a roda de debate. O tempo é dividido proporcionalmente, alocando-se cerca de 30 minutos para a pintura, período em que as crianças têm a liberdade de explorar e expressar sua criatividade, seguido por mais 30 minutos de roda de debate, onde será discutido o papel de cada animal pintado e sua relevância no mundo. Essa jornada equilibrada permite uma absorção profunda do conteúdo enquanto disponibiliza tempo para interação e discussão.

  • Aula 1: Realização da pintura dos animais e roda de debate sobre a importância dos mesmos.
  • Momento 1: Introdução e Preparação dos Materiais (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula introduzindo brevemente a história da Arca de Noé, ressaltando a diversidade dos animais. Distribua os materiais de pintura e os desenhos de animais para colorir. Explique a atividade, destacando que cada aluno escolherá um animal para pintar e que depois haverá um momento de conversa sobre o papel de cada animal no mundo natural.


    Momento 2: Pintura dos Animais (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que as crianças escolham seus animais preferidos e comecem a pintá-los. É essencial que você circule pela sala, observe o trabalho das crianças, ofereça elogios e dicas quando necessário. Estimule a criatividade, sugerindo diferentes técnicas, como mistura de cores. Observe se todos estão engajados e incentive os mais tímidos a participarem.


    Momento 3: Roda de Conversa e Apresentação (Estimativa: 20 minutos)
    Organize as crianças em um círculo e oriente que cada uma, ao seu tempo, apresente o animal que pintou. Incentive-as a falar sobre as características, o habitat e a importância do animal no ecossistema. Valorize todas as contribuições, reforçando a importância do ouvir e respeitar a fala dos colegas. Faça perguntas instigantes para estimular o pensamento crítico, como Como o seu animal ajuda a natureza?. Observe o nível de participação e o respeito às regras da roda de conversa.


    Momento 4: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Encerrando a aula, pergunte aos alunos o que aprenderam com a atividade e a apresentação dos colegas. Ressalte os pontos positivos e incentive-os a pensar em como podem aplicar esse novo conhecimento em suas vidas. Conclua com uma breve revisão sobre respeito e diversidade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir inclusão, certifique-se de que todos os alunos estão confortáveis e compreendem as instruções. Utilize materiais adaptados, como lápis de pintura de fácil pegada para crianças que têm dificuldades motoras. Garanta que a roda de conversa ocorra em um espaço onde todos possam se ver e ouvir claramente. Se necessário, repita instruções de forma clara e pausada. Valorize as diferentes formas de comunicação dos alunos e inclua interpretações visuais ou táteis para aqueles que podem precisar. Lembre-se de que sua empatia e apoio são fundamentais para a inclusão de todos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita de maneira contínua e formativa, visando captar tanto o desenvolvimento artístico quanto o envolvimento social das crianças. Os professores acompanharão a atividade de pintura, observando a expressividade e criatividade demonstradas nos trabalhos das crianças. Serão valorizados o esforço e o empenho com que cada aluno participa da atividade. Durante a roda de debate, será dada ênfase à comunicação oral, especialmente na clareza, coerência e respeito pela fala de colegas. Participar ativamente da roda, respeitar os turnos de fala e a habilidade de relacionar a história do animal com conceitos de respeito e cuidado ambiental compõem os critérios de avaliação. Estas observações serão utilizadas para oferecer feedback formativo, visando não apenas informar o progresso ao aluno e aos responsáveis, mas também orientar os passos seguintes no processo educativo.

  • Observação da criatividade e expressividade artística.
  • Avaliação do engajamento e respeito durante a roda de debates.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'Animais da Arca', diversos recursos são necessários para garantir a efetividade do plano de aula e enriquecer a experiência educacional dos alunos. Materiais de arte como lápis de cor, guache, e pincéis serão centrais, permitindo que as crianças explorem diferentes ferramentas de expressão artística. As imagens de animais predeterminados ajudarão a guiar a atividade de pintura. Além disso, um espaço físico organizado e confortável é essencial para a roda de debate, possibilitando uma interação adequada entre os participantes. Estes recursos foram cuidadosamente selecionados para não apenas atender as necessidades logísticas da aula, mas também estimular a criatividade e participação ativa das crianças.

  • Materiais de pintura (lápis, guaches, pincéis).
  • Desenhos de animais para colorir.
  • Espaço adequado para debates.

Inclusão e acessibilidade

Compreendendo a complexidade e a carga de responsabilidades que os docentes enfrentam, é crucial garantir que todas as iniciativas pedagógicas promovam a inclusão e acessibilidade sem sobrecarregar o professor. Embora nesta turma específica não haja alunos com necessidades especiais, sempre é importante estar preparado para garantir que todas as crianças tenham acesso igualitário aos recursos e oportunidades de aprendizado. Recomenda-se promover um ambiente inclusivo através de práticas simples, como a organização do espaço de debate para garantir que todos possam ver e ouvir claramente, além de oferecer suporte individualizado conforme necessário. Criar mecanismos de interação que reconheçam e celebrem as diferentes maneiras que os alunos contribuem para a atividade também é uma excelente prática de inclusão, promovendo um ambiente de respeito à diversidade e interculturalidade. Recomenda-se ainda, mesmo sem atualmente precisar adaptar materiais, ter formas alternativas de apresentação do conteúdo para atender possíveis mudanças futuras no corpo discente.

  • Organização do espaço de forma a facilitar a interação.
  • Suporte individualizado quando necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo