Árvore da Amizade

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Infantil e Alfabetização
Temática: Respeito e Diversidade

A atividade 'Árvore da Amizade' tem como propósito cultivar um ambiente de respeito e aceitação mútua desde o início da jornada escolar das crianças. Nesta experiência prática, cada aluno contribuirá para a criação de uma grande árvore simbólica na sala de aula, onde cada folha representa um membro da turma. Os alunos vão confeccionar folhas de papel com seus nomes e uma característica que os diferencia. A turma discutirá cada uma dessas características, reconhecendo-as como elementos importantes que compõem a comunidade da sala. Essa prática fomenta a autoexpressão, permitindo que cada criança se veja como uma parte vital do grupo, ao mesmo tempo em que aprende a apreciar as particularidades dos colegas. Este projeto pedagógico facilita o aprendizado por meio da colaboração ativa, troca de experiências e contribui para o desenvolvimento socioemocional.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem incentivar o reconhecimento e a valorização de características individuais como parte essencial da coletividade. Os alunos aprenderão que suas qualidades únicas não só os definem, mas também enriquecem a comunidade escolar. O projeto visa aumentar a confiança das crianças em expressar suas próprias características em um ambiente onde a diversidade é celebrada. Ao promover essa autorreflexão e apreciação das qualidades dos outros, a atividade espera reforçar o vínculo social entre os estudantes, essencial para a convivência em harmonia nos ambientes educacionais.

  • Incentivar a autoexpressão e identificação de características pessoais.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade na sala de aula.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é projetado para explorar o reconhecimento de características pessoais dentro do contexto social. Através da construção da Árvore da Amizade, os estudantes envolverão habilidades de autoconhecimento e identificação dos colegas, proporcionando a oportunidade de discutir e refletir sobre as nuances que cada indivíduo traz para o coletivo. Ao trabalhar em grupo, as crianças vão expandir sua compreensão sobre o valor do respeito às diferenças, ancorando esses conceitos em experiências práticas significativas.

  • Reconhecimento de características pessoais.
  • Discussão sobre diversidade e respeito.
  • Trabalho em equipe para construção de um projeto comum.

Metodologia

A metodologia aplicada na Árvore da Amizade se baseia em práticas colaborativas e interativas, onde os alunos são protagonistas do seu aprendizado. Este projeto utiliza a metodologia ativa para promover a reflexão e o diálogo entre os participantes, criando um espaço seguro para que as crianças expressem suas ideias e sentimentos. A atividade é desenhada para engajar os alunos em uma jornada de descoberta pessoal e social, por meio da construção coletiva de uma obra de arte representa o grupo como um todo.

  • Metodologia ativa.
  • Aprendizado colaborativo.
  • Expressão artística para reflexão individual e coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da Árvore da Amizade está organizado em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e começarão a trabalhar nas suas folhas, com discussões orientadas sobre suas características únicas. Na segunda aula, a turma se juntará para concluir a construção da árvore, colando as folhas e realizando uma sessão de reflexão e compartilhamento sobre o aprendizado adquirido.

  • Aula 1: Introdução, discussão sobre características pessoais e confecção das folhas.
  • Aula 2: Montagem final da Árvore da Amizade e discussão sobre o significado das contribuições individuais.

Avaliação

A avaliação da atividade será qualitativa, focada principalmente na observação do envolvimento dos alunos no processo e nas suas contribuições durante as discussões. Critérios como participação ativa, respeito pelas ideias dos outros, e a habilidade de expressar pensamentos e sentimentos serão considerados. Por exemplo, são observadas a habilidade do aluno em identificar e verbalizar suas características únicas, e como ele reage e interage com os colegas durante a elaboração da árvore. Além disso, será fornecido feedback contínuo para encorajar a reflexão sobre a importância de respeitar as diferenças e como cada um pode contribuir para a unidade da turma.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais simples e acessíveis, adequados ao desenvolvimento das habilidades sociais e criativas dos estudantes. Ao utilizar materiais de papelaria, a atividade se torna tanto prática quanto econômica, promovendo a sustentabilidade e a criatividade no uso de recursos do cotidiano. Adicionalmente, o emprego de ferramentas artísticas reforça o aspecto lúdico e envolvente do aprendizado, facilitando a comunicação das ideias entre as crianças.

  • Papel colorido.
  • Tesouras sem ponta.
  • Cola e fita adesiva.
  • Canetas coloridas.
  • Painel ou quadro para a montagem da árvore.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo