Árvore dos Nomes

Desenvolvida por: Lais L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Arte e Ensino Religioso
Temática: Identidade e Diversidade

A atividade 'Árvore dos Nomes' é planejada para oferecer aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência única de reconhecimento da importância dos nomes, promovendo a valorização da identidade pessoal e da diversidade cultural presente na sala de aula. Ao serem convidados a 'plantar' suas folhas, que conterão seus nomes e desenhos que os representam, em uma 'árvore' criada no quadro negro ou em um grande papel kraft, os alunos terão a oportunidade de visualizar suas singularidades e as do próximo. Esta metodologia prática e visualmente estimulante, além de promover o reconhecimento e a diferenciação entre os indivíduos, estimula a discussão sobre a diversidade e o respeito pelas variadas formas de vida. Realizada em um ambiente colaborativo, esta atividade é uma excelente manifestação da metodologia ativa 'Mão-na-massa', que defende a aprendizagem através do fazer.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta aula é facilitar o reconhecimento da importância dos nomes na identificação e diferenciação dos indivíduos, promover a apreciação pela diversidade cultural e pessoal presente na turma, e estimular a expressão individual através do desenho. Os alunos poderão refletir sobre o significado de seus próprios nomes, reconhecendo as semelhanças e diferenças entre si, além de valorizar as várias formas de vida e expressões individuais no ambiente escolar.

  • Promover o reconhecimento da importância e significado dos nomes próprios
  • Estimular a reflexão sobre a identidade pessoal e a diversidade na sala de aula
  • Desenvolver habilidades de expressão artística e escrita
  • Fomentar a socialização e o respeito mútuo entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda a questão da identidade pessoal e a valorização da diversidade através da atividade 'Árvore dos Nomes'. Os alunos terão a chance de trabalhar aspectos da escrita, arte e reflexões sobre o respeito e as diferenças individuais, engajando-se ativamente na construção coletiva de conhecimentos sobre a tolerância e a apreciação pelas diversas formas de ser e expressar.

  • Identidade pessoal e significado dos nomes
  • Diversidade cultural e individual
  • Expressão artística e escrita
  • Socialização e valores de respeito e tolerância

Metodologia

Esta aula utilizará uma metodologia ativa, 'Mão-na-massa', permitindo que os alunos participem ativamente de sua aprendizagem. Serão estimulados a pensar, criar e discutir, enquanto constroem a 'Árvore dos Nomes', uma atividade envolvente que fomenta o envolvimento e a reflexão sobre temas importantes, como identidade pessoal e diversidade. Através desta metodologia, pretende-se explorar as habilidades individuais e promover o pensamento crítico.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Discussões em grupo
  • Reflexão individual e coletiva
  • Trabalho de expressão artística e escrita

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas, totalizando duas horas. Na primeira aula, será realizada a introdução do tema e a preparação para a construção da 'Árvore dos Nomes'. A segunda aula será dedicada à realização da atividade propriamente dita, incluindo a reflexão e discussão sobre o processo e os resultados alcançados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e preparação da atividade.
  • Aula 2: Realização da atividade 'Árvore dos Nomes', discussão e reflexão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e processual, considerando a participação ativa do aluno, sua capacidade de reflexão sobre o tema proposto e a expressão individual através da sua folha na 'Árvore dos Nomes'. Será valorizado o envolvimento na atividade prática, bem como nas discussões em grupo e reflexões individuais, proporcionando um espaço de aprendizagem colaborativa e construtiva. Exemplos de comportamentos observáveis incluem o respeito pelas ideias dos outros, a habilidade de articular pensamentos e sentimentos pessoais, e a criatividade no design das folhas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel kraft ou um quadro negro disponível, papéis coloridos ou cartolina para as folhas, canetas, lápis de cor ou giz de cera, fita adesiva ou cola e tesoura. Além disso, a preparação prévia do professor com referências teóricas e ideias para estimular a discussão e reflexão sobre o tema será crucial para o sucesso da atividade.

  • Papel kraft ou quadro negro
  • Papéis coloridos ou cartolina
  • Canetas, lápis de cor e giz de cera
  • Fita adesiva ou cola
  • Tesoura

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo