Aventura das Identidades

Desenvolvida por: Edina … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Religiosa, Linguagens
Temática: Identidade e Diversidade

Na Aventura das Identidades, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos à reflexão sobre suas identidades e a diversidade dentro de suas comunidades. Ao receberem cartões coloridos com diversas características (gostos, hobbies, características físicas, etc.), os alunos terão a oportunidade de escolher aqueles com os quais mais se identificam, montando avatares que representem suas identidades. Esta atividade não somente fomentará o conhecimento próprio e a autoestima dos participantes como também promoverá uma discussão rica sobre as semelhanças e diferenças entre eles, reforçando valores de respeito mútuo. A dinâmica culminará com cada estudante apresentando seu avatar ao grupo, compartilhando suas escolhas e ouvindo atentamente as dos outros, permitindo a todos uma vista panorâmica das variadas identidades presentes em sala de aula.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a Aventura das Identidades visam promover nos alunos o reconhecimento da própria identidade, a valorização das diferenças e o fortalecimento do respeito mútuo entre os pares. Por meio desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam maior autoconhecimento, reconheçam a unicidade de cada indivíduo e compreendam a importância da diversidade para a construção de uma comunidade saudável e inclusiva.

  • Promover o autoconhecimento
  • Reconhecer e valorizar a diversidade
  • Fortalecer o respeito mútuo e a inclusão
  • Estimular a comunicação e a expressão de ideias
  • Fomentar a percepção de semelhanças e diferenças

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
  • EF01ER03: Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

Conteúdo Programático

Este plano de aula, centrado na temática da identidade e diversidade, buscará explorar os conceitos de autoconhecimento, identidade pessoal e coletiva, bem como respeitar as diferenças, sendo de vital importância para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Por meio de atividades práticas, pretende-se criar um ambiente inclusivo e acolhedor onde todos se sintam valorizados.

  • Autoconhecimento
  • Identidade pessoal e coletiva
  • Respeito às diferenças
  • Comunicação e expressão

Metodologia

A metodologia ativa, incorporando Atividades Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, será fundamental nessa dinâmica. Por meio da seleção e discussão dos cartões coloridos, os alunos participarão ativamente de seu aprendizado, construindo seus avatares representativos e compartilhando suas percepções e experiências com os colegas. Esta abordagem prática e interativa facilita a compreensão e o respeito pela diversidade, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e participativo.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade e começarão a seleção dos cartões que representam suas identidades. A segunda sessão será dedicada às apresentações dos avatares e à discussão de grupo sobre as experiências compartilhadas.

  • Aula 1: Introdução e seleção dos cartões
  • Aula 2: Apresentação dos avatares e discussão

Avaliação

A avaliação da atividade Aventura das Identidades será processual e formativa, focando na participação ativa do aluno, na capacidade de expressar suas escolhas e no respeito demonstrado pelas escolhas dos colegas. Os professores observarão as interações durante as apresentações, avaliando a habilidade de comunicação, o engajamento com a atividade e a compreensão e valorização das diferenças individuais. A reflexão coletiva ao final da atividade também será um momento chave de autoavaliação e avaliação pelo professor.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários cartões coloridos com variadas características impressas, espaços adequados para trabalho em grupo e uma área comum para as apresentações. O uso de recursos visuais para facilitar a compreensão das diretrizes da atividade e a documentação das discussões em forma de áudio ou vídeo também podem enriquecer a experiência.

  • Cartões coloridos com características
  • Espaço para trabalho em grupo
  • Área comum para apresentações
  • Recursos visuais para diretrizes
  • Equipamento para registro áudio ou vídeo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo