Brincando de Identidades

Desenvolvida por: Samuel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e alteridades, Dia da religião

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão convidados a criar bonecos ou desenhos que representem suas identidades e características únicas. Usando materiais diversos como papel, tinta e recortes de revistas, cada aluno irá confeccionar sua representação, destacando algo que gostam em si mesmos e nos outros. Essa atividade promove o respeito à diversidade e incentiva a interação entre os colegas. Inicialmente, os alunos escolherão os materiais que mais lhes chamam atenção e criarão seu projeto. Ao final da atividade, em uma roda de conversa, cada um compartilhará sua criação, fortalecendo a empatia e respeito mútuo. Essa abordagem visa introduzir conceitos de identidade e diversidade de forma lúdica e acessível, promovendo não só o desenvolvimento cognitivo, ao estimular a criatividade e coordenação motora, mas também o desenvolvimento socioemocional, incentivando a expressão pessoal e a aceitação das diferenças, em um ambiente seguro e acolhedor.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade é incentivar o reconhecimento e valorização das identidades individuais dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade desde o início da jornada escolar. Ao confeccionar bonecos ou desenhos que refletem suas características, os alunos exercitam habilidades de autoexpressão e criatividade, enquanto desenvolvem o reconhecimento de si e do outro. A roda de conversa final serve como uma plataforma para partilhar experiências e sentimentos, essencial para fortalecer habilidades sociais, como iniciar interações e demonstrar empatia. A criação e partilha dessas representações incentivam o respeito por regras simples durante a atividade e contribuem para a construção de um ambiente de sala de aula mais empático e inclusivo.

  • Promover o reconhecimento e valorização das identidades dos alunos.
  • Incentivar a inclusão e o respeito à diversidade.
  • Desenvolver habilidades de autoexpressão e criatividade.
  • Fortalecer habilidades sociais como iniciar interações e demonstrar empatia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Reconhecer e valorizar a identidade pessoal e cultural.
  • EF01ER02: Respeitar e apreciar a diversidade cultural e religiosa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para essa aula abrange o reconhecimento da diversidade individual e cultural, incentivando os alunos a explorarem suas próprias identidades e as dos colegas. Ao conectar a atividade com temas abordados no Ensino Religioso, como identidades e alteridades, a aula propicia uma compreensão mais ampla e inclusiva de diversidade. Os alunos são encorajados a explorar diferentes materiais e meios artísticos, promovendo a criatividade e facilitando a conexão entre autoexpressão e reconhecimento das diferenças. A troca de impressões durante a roda final visa consolidar esses conceitos, estimulando o respeito mútuo e o sentido de comunidade entre os estudantes.

  • Reconhecimento da diversidade individual e cultural.
  • Exploração de identidades pessoais por meio de expressão artística.
  • Criação de ambiente de respeito e inclusão.
  • Discussão em grupo para valorização das diferentes identidades.

Metodologia

A metodologia aplicada tem por base o aprendizado ativo, no qual os alunos são protagonistas de seu aprendizado ao criarem objetos que representam suas identidades. Ao utilizar uma abordagem prática e experimental, a atividade permite que os estudantes construam o conhecimento de forma lúdica e significativa. As metodologias ativas como aprendizagem pela experiência e discussão em grupo são utilizadas para promover a colaboração, o diálogo e a reflexão entre os alunos. Os alunos exercem total controle sobre a escolha dos materiais e a representação de suas características, encorajando a criatividade e a individualidade. A roda de conversa final serve não apenas para compartilhar resultados, mas também para promover a autocrítica e o feedback entre os pares, essenciais para o desenvolvimento das competências socioemocionais.

  • Aprendizagem ativa com protagonismo dos alunos.
  • Utilização de metodologia prática e experimental.
  • Discussão em grupo para promoção de diálogo e reflexão.
  • Roda de conversa para autocrítica e feedback dos pares.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para ocorrer em uma aula de 60 minutos. A atividade é cuidadosamente estruturada para otimizar o tempo, garantindo a participação de todos os alunos. Inicialmente, dedicar-se-ão 15 minutos para a introdução da atividade e a explicação do uso dos materiais. Nos 30 minutos seguintes, os alunos terão o tempo dedicado à confecção dos bonecos ou desenhos, de maneira que possam explorar sua criatividade e individualidade. Os últimos 15 minutos serão reservados para a roda de conversa, onde cada aluno terá a oportunidade de apresentar sua criação e compartilhar suas reflexões sobre o que mais gosta em si mesmo e nos outros. Essa estrutura horária é pensada para promover um ambiente de aprendizado que seja ao mesmo tempo flexível e focado, permitindo que os alunos se expressem livremente dentro do tempo disponível.

  • Aula 1: Introdução da atividade e explicação dos materiais (15 minutos). Criação dos bonecos ou desenhos (30 minutos). Roda de conversa para compartilhamento e reflexão (15 minutos).
  • Momento 1: Introdução e escolhe dos materiais (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduzindo a atividade como uma brincadeira divertida onde eles poderão criar algo único que os represente. Explique que eles farão bonecos ou desenhos representando suas identidades usando diferentes materiais. Distribua uma seleção de materiais sobre uma mesa e, enquanto os alunos exploram suas opções, descreva as possibilidades de uso para cada um, como recortes de revistas para criar colagens ou tintas para pinturas coloridas. Oriente os alunos a escolherem os materiais que mais gostam. Observe se todos compreendem a proposta e incentive aqueles que podem estar hesitantes. Avalie o engajamento pela escolha ativa dos materiais e pelas perguntas que os alunos fazem.

    Momento 2: Criação dos bonecos ou desenhos (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que os alunos usem sua criatividade para começar a confeccionar seus bonecos ou desenhos. Caminhe pela sala oferecendo apoio e elogiando o esforço e a originalidade. Sugestione ideias para os alunos que podem estar com dificuldade, como desenhar suas roupas favoritas ou hobbies. É importante que os alunos se sintam à vontade para explorar suas ideias, então, evite corrigir ou direcionar excessivamente o trabalho deles. Avalie a atividade pela observação da criatividade e da expressão pessoal. Observe se os alunos se ajudam mutuamente e compartilham materiais, reforçando a cooperação e o respeito mútuo.

    Momento 3: Roda de conversa e reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em um círculo e convide cada um a mostrar sua criação para a turma. Promova um ambiente acolhedor, incentivando o respeito e a empatia. Permita que cada aluno fale sobre algo que goste no que criou e incentive os outros a fazerem comentários positivos sobre o trabalho dos colegas. Garanta que todos tenham a oportunidade de se expressar, respeitando o tempo de cada um. Encerre perguntando aos alunos o que aprenderam sobre si mesmos e sobre os outros. Avalie o desenvolvimento social pela capacidade dos alunos de ouvir e respeitar as falas dos colegas, e a capacidade de articular pensamentos e sentimentos sobre suas criações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com condições ou deficiências específicas na turma, é sempre importante estar preparado para oferecer suporte adicional a qualquer aluno que possa precisar. Considere sentar alunos mais tímidos ao seu lado durante a roda de conversa para garantir que se sintam seguros para participar. Ofereça apoio na escolha de materiais para aqueles que possam sentir dificuldade em decidir, e esteja pronto para adaptar as atividades de desenho e colagem, permitindo, por exemplo, o uso de adesivos ou outros elementos pré-cortados. Dessa forma, todos conseguem participar plenamente da atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade será composta por múltiplas estratégias que permitem capturar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem. Primeiramente, a observação contínua do professor ao longo da atividade possibilitará captar o engajamento dos alunos e sua habilidade em se autoexpressar e respeitar a diversidade. Critérios a serem observados incluem a criatividade na confecção do boneco/desenho, a capacidade de compartilhar e articular claramente suas ideias e emoções durante a roda de conversa. Exemplos práticos incluem anotações do desempenho de cada aluno ou a elaboração de um diário de classe. Além disso, o feedback formativo será oferecido após a roda de conversa, onde o professor destacará aspectos positivos e áreas de melhoria de maneira individual e coletiva. As adaptações podem ser feitas para incluir momentos de autoavaliação, incentivando os alunos a refletir e avaliar suas próprias criações. Essa abordagem avaliativa não só assegura o acompanhamento do progresso dos alunos, mas também incentiva a reflexão crítica e a autoanálise.

  • Observação contínua do engajamento e expressão dos alunos.
  • Uso de critérios específicos como criatividade e clareza na articulação de ideias.
  • Aplicação de feedback formativo ao final da atividade.
  • Incorporação de momentos de autoavaliação pelas crianças.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem uma variedade de materiais artísticos que estimulam a criatividade e a expressão individual dos alunos. Esses materiais são escolhidos para serem acessíveis e viabilizarem uma ampla gama de criações, como papéis coloridos, tintas, pincéis, tesouras sem ponta, e revistas para recortes. Além do uso de recursos físicos, o ambiente de aprendizado é preparado para ser acolhedor, permitindo que os alunos se sintam à vontade para explorar e interagir livremente durante a atividade. A disposição em roda, por exemplo, é uma estratégia que facilita a interação e a partilha de ideias. Todos os recursos são pensados para não onerar financeiramente e para serem facilmente geridos pelo professor, garantindo que a atenção possa se concentrar na facilitação do ambiente inclusivo e explorador.

  • Papéis coloridos e brancos.
  • Tintas e pincéis.
  • Tesouras sem ponta e cola.
  • Revistas para recorte e outros materiais de fácil acesso.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos o enorme desafio que pode ser criar ambientes de aprendizagem inclusivos, considerando a diversidade de necessidades dentro de uma turma. No entanto, algumas estratégias práticas e adaptativas podem ser implementadas sem gerar carga adicional significativa para o professor. Esta atividade, especificamente, permite a flexibilidade de adaptações simples e eficazes: materiais artísticos são escolhidos para serem acessíveis e fáceis de manusear por todos os alunos, incluindo aqueles com habilidades motoras em desenvolvimento. A incorporação de materiais táteis e coloridos também auxilia diversos estilos de aprendizagem. Além disso, para alunos que possam precisar de suporte extra, o professor pode se deslocar individualmente, oferecendo ajuda personalizada quando necessário. A roda de conversa é organizada de maneira a incluir todos os alunos de forma equitativa, promovendo um ambiente seguro para expressão mútua. Ressaltamos a importância de observar sinais de desconforto ou desafios durante a atividade, ajustando o acompanhamento e assegurando que todos tenham a oportunidade de participar de maneira significativa e respeitando suas capacidades individuais.

  • Uso de materiais artísticos acessíveis e de fácil manuseio.
  • Incorporação de materiais táteis e coloridos para diversificação de estímulos.
  • Organização da roda de conversa de forma equitativa.
  • Observação e ajustes atentos ao desconforto ou desafios individuais.

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