Caça ao Tesouro da Empatia

Desenvolvida por: Marina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Temática: Empatia e Diversidade Racial

Na 'Caça ao Tesouro da Empatia', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma gincana emocionante e enriquecedora. Esta atividade lúdica tem como cenário a escola inteira, onde pistas estarão escondidas em locais surpreendentes. Cada pista encontrada levará a histórias ou fatos significativos relacionados à diversidade racial e ao respeito mútuo, estimulando a empatia e o entendimento entre as crianças. Ao longo da gincana, os participantes serão encorajados a colaborar e a resolver problemas juntos, destacando a importância do trabalho em equipe. O culminar da atividade será a montagem de um mural coletivo, no qual as pistas reunidas contarão uma grande história sobre empatia, amor e inclusão. Esta experiência educativa promove não só o respeito pela diversidade, mas também desenvolve habilidades sociais e cognitivas de forma divertida e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a importância da empatia e do respeito pela diversidade racial. Através da gincana, as crianças irão desenvolver habilidades críticas de cooperação, resolução de problemas e comunicação, enquanto aprendem sobre culturas e histórias diferentes das suas. Pretende-se também reforçar o conceito de trabalho em equipe, mostrando como o coletivo pode alcançar grandes resultados. Esta atividade visa promover uma atmosfera de inclusão e amor, preparando os alunos para serem cidadãos respeitosos e empáticos no futuro.

  • Compreender a importância da empatia e do respeito pela diversidade racial
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação
  • Fomentar habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico
  • Promover a inclusão através do conhecimento e entendimento mútuo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP26 - Ler e compreender, com certa autonomia, textos simples do universo infantil
  • EF01GE04 - Compreender as relações entre os modos de vida e os grupos sociais dos quais se é membro, respeitando as diferenças
  • EF01ER01 - Reconhecer a existência de diferentes crenças e práticas religiosas no Brasil, respeitando o pluralismo de ideias e de posições
  • EF01HI03 - Identificar aspectos do modo de vida de sua comunidade na atualidade e estabelecer algumas relações com o passado

Conteúdo Programático

Este plano de aula está alinhado com a parte de linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas, integrando conteúdos de história, geografia e ética. Buscamos explorar a empatia através do reconhecimento e valorização da diversidade cultural e racial, entendendo a importância do respeito às diferentes histórias e identidades.

  • Respeito e valorização da diversidade
  • Empatia e relações humanas
  • História e cultura afro-brasileira e indígena
  • Conceito de inclusão social

Metodologia

A metodologia compreende a Saída de Campo, por meio da exploração do espaço escolar na busca de pistas; Atividade Mão-na-massa, pela construção coletiva do mural de histórias; e Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando a gincana para estimular o aprendizado de forma lúdica. Estas abordagens ativas visam engajar os alunos no processo de aprendizagem, promovendo uma experiência imersiva e significativa.

  • Gincana de busca por pistas
  • Leitura compartilhada de histórias
  • Diálogos e reflexões em grupo
  • Montagem de um mural coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 210 minutos, período no qual os alunos irão participar da gincana, buscar pistas, discutir as histórias encontradas e, por fim, trabalhar juntos na montagem do mural.

  • Introdução e explicação das regras da gincana (30 minutos)
  • Caça ao Tesouro da Empatia (90 minutos)
  • Discussão e reflexões sobre as histórias (45 minutos)
  • Montagem do mural coletivo (45 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e habilidade de trabalho em equipe dos alunos ao longo da atividade. O sucesso na resolução das pistas e a contribuição para o mural coletivo também serão considerados. Momentos de reflexão em grupo ao final da atividade ajudarão a avaliar o entendimento dos conceitos de empatia e diversidade. A ideia é proporcionar um ambiente de aprendizado positivo, onde o progresso coletivo é valorizado tanto quanto as conquistas individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos essenciais para esta atividade incluem pistas impressas relacionadas à diversidade racial e ao respeito mútuo, histórias curtas ou fatos sobre diferentes culturas, materiais de arte para a montagem do mural, e espaços definidos da escola para esconder as pistas e realizar a montagem do mural.

  • Pistas impressas com histórias/fatos
  • Histórias curtas sobre diversidade
  • Materiais de arte (papel, cola, tesoura, canetas coloridas)
  • Espaço amplo para a atuação dos grupos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo