Cantando e Aprendendo

Desenvolvida por: Giovan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, História e Ensino Religioso
Temática: Diversidade Religiosa e Musical

Esta atividade pedagógica prática visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao rico mundo das tradições musicais de diversas religiões, cultivando o respeito e a apreciação pela diversidade cultural e religiosa. Os alunos participarão de uma experiência imersiva em 'estações sonoras' distintas, cada uma dedicada à música de uma manifestação religiosa específica. Neste percurso educativo, eles terão a oportunidade de escutar cânticos budistas, hinos cristãos, músicas judaicas, entre outros gêneros, proporcionando uma maneira única de explorar as crenças e valores de diferentes culturas. Após a imersão nas estações, os alunos serão encorajados a reproduzir as músicas ouvidas utilizando instrumentos musicais simples e canto, incentivando a expressão artística e o trabalho em equipe. A atividade culminará em uma apresentação coletiva, onde cada grupo de alunos compartilhará o que aprendeu com a classe, celebrando a diversidade musical e religiosa através de suas próprias interpretações sonoras. Esta abordagem prática e inclusiva não apenas promove a compreensão e o respeito mútuo entre as diferentes culturas, mas também desenvolve habilidades musicais básicas nos alunos, fortalecendo sua expressividade e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é cultivar o respeito pela diversidade cultural e religiosa através do engajamento direto com a música de diferentes tradições religiosas. Visa-se desenvolver a percepção auditiva e a expressão musical dos alunos, além de fomentar habilidades de trabalho em equipe e cooperação. A atividade proporciona um espaço para a exploração de novos sons e ritmos, encorajando os alunos a serem criativos em suas interpretações musicais. Através deste processo interativo e divertido, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda e um apreço pelas várias maneiras pelas quais as pessoas expressam suas crenças e valores através da música.

  • Reconhecer a diversidade de expressões religiosas através da música.
  • Desenvolver habilidades musicais básicas e expressão artística.
  • Fortalecer a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Estimular a criatividade e a expressão pessoal.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural e religiosa.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF15AR02) Experimentar e fruir diferentes manifestações artísticas e culturais, das locais às globais, e produzir trabalhos artístico-culturais.
  • (EF01ER01) Identificar práticas religiosas presentes no cotidiano da comunidade e da família.
  • (EF01HI03) Identificar semelhanças e diferenças entre o modo de vida familiar e o de outros grupos sociais, em espaços e tempos diversos.
  • (EF15EF03) Reconhecer e valorizar a diversidade de manifestações de cultura corporal do movimento presentes no contexto comunitário e escolar.
  • (EF12AR04) Experimentar improvisações, composições, arranjos, recriações e interpretações musicais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a introdução às manifestações musicais de diferentes tradições religiosas, explorando as características, significados e contextos em que essas músicas são praticadas. Através de uma abordagem prática e interdisciplinar, os alunos irão conhecer cânticos, hinos e outras formas de expressão musical religiosa, apreciando suas nuances e diversidade. Além do desenvolvimento de habilidades musicais simples, como ritmo e uso de instrumentos musicais básicos, a atividade promove a compreensão cultural e o respeito pelas diferenças, contribuindo para a formação de alunos mais tolerantes e inclusivos.

  • Introdução às tradições musicais religiosas.
  • Exploração de cânticos budistas, hinos cristãos e músicas judaicas.
  • Prática musical com instrumentos simples e canto.
  • Desenvolvimento de habilidades de interpretação e apresentação musical.
  • Reflexão sobre a importância do respeito e da tolerância cultural.

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada, possibilitando que os alunos sejam protagonistas de seu aprendizado. Eles irão explorar, de forma prática e sensorial, as diferentes 'estações sonoras', cada uma oferecendo uma imersão única em uma tradição musical religiosa. O estímulo à exploração autônoma e à experimentação musical prática permite que cada aluno contribua com suas observações e interpretações, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Esta abordagem assegura que a teoria e a prática caminhem juntas, facilitando um entendimento mais profundo e significativo das tradições musicais estudadas.

  • Organização da sala em 'estações sonoras' temáticas.
  • Exploração autônoma e guiada das estações.
  • Prática de reprodução musical com instrumentos simples e canto.
  • Preparação em grupo de apresentações musicais.
  • Realização de uma apresentação coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão explorar as 'estações sonoras', conhecer os instrumentos e praticar a reprodução das músicas. Na segunda aula, os alunos irão ensaiar e se preparar para a apresentação coletiva, que será realizado ao final desta sessão.

  • Aula 1: Exploração das 'estações sonoras' e prática musical.
  • Aula 2: Ensaio e apresentação coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando principalmente no engajamento dos alunos com a atividade, na colaboração entre pares e na disposição para explorar e aprender sobre novas culturas musicais. Observar-se-á a participação ativa nas 'estações sonoras', o empenho na prática dos instrumentos e no canto, assim como a contribuição para o trabalho em equipe durante a preparação para a apresentação. O desempenho individual na apresentação não será o foco, priorizando-se a experiência coletiva de aprendizado e a expressividade musical do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem gravações de músicas típicas de várias religiões, instrumentos musicais simples como flautas, tambores, címbalos e maracas, além de espaços na sala para a criação das 'estações sonoras'. Materiais visuais que retratem elementos culturais das tradições exploradas poderão enriquecer cada estação, oferecendo contexto visual para acompanhar as experiências auditivas.

  • Gravações de música religiosa.
  • Instrumentos musicais simples.
  • Materiais visuais sobre tradições musicais.
  • Espaço físico para 'estações sonoras'.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo