Cinema Invertido: Eu, Você e Nós

Desenvolvida por: Aniela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ciências Humanas]
Temática: [Diversidade e Respeito às Diferenças]

[A proposta da atividade 'Cinema Invertido: Eu, Você e Nós' é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma análise e reflexão sobre diversidade e o respeito às diferenças. A abordagem pedagógica central do plano é a da Sala de Aula Invertida, que incentiva os alunos a explorarem conteúdos em um ambiente distinto do tradicional. Inicialmente, assistindo a um vídeo em casa, os alunos têm contato prévio com o tema e começam a processar informações sobre as diferenças culturais, de aparência e comportamentais. Depois, em sala, discute-se em grupos as ideias absorvidas, permitindo-lhes conectar seus conhecimentos prévios e novas informações com suas próprias experiências pessoais. Por fim, a criação de desenhos facilita a expressão pessoal, reforçando conceitos, fortalecendo relações interpessoais, e culmina na apresentação em uma galeria de arte que valoriza a particularidade de cada aluno e suas percepções das diversidades sociais.]

Objetivos de Aprendizagem

[Objetivamos aprofundar a conscientização dos alunos sobre a pluralidade existente em suas próprias turmas e fora delas. A aprendizagem significativa ocorre quando as crianças conseguem perceber a importância de aceitar as diferenças e perceber as comunidades como um conjunto diverso e harmônico. É fundamental que esses estudantes desenvolvam a habilidade de reconhecer e acolher as diferenças, entendendo que elas são parte integrante da sociedade. Através dessas práticas, incentivamos o respeito, a empatia e a valorização das diversas formas de ser e conviver.]

  • [Reconhecer e acolher as diferenças pessoais e coletiva

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Conteúdo Programático

[A atividade abrange conceitos fundamentais de diversidade, respeito e convivência em grupo. O conteúdo é alinhado aos princípios que regem a construção de uma cidadania consciente, onde cada indivíduo é visto como parte essencial do coletivo, e as diferenças são vistas como algo positivo que contribui para a riqueza social e cultural. A prática de atividades artísticas também fortalece habilidades cognitivas e emocionais, promovendo a expressão individual e o pensamento crítico dos estudantes.]

  • [Conceito de diversidad

Metodologia

[A metodologia de Sala de Aula Invertida proporciona aos alunos o empoderamento sobre seu próprio processo de aprendizado. A abordagem de assistir a vídeos em casa primeiro permite que os alunos absorvam informações em seu ritmo e cheguem preparados para discussões em sala. A formação de grupos para trocar ideias reforça o aprendizado colaborativo e desperta o interesse pelo conhecimento alheio, enquanto a criação de desenhos estimula a criatividade e a expressão pessoal. Estas estratégias integradas oferecem uma base sólida para que os alunos compreendam e valorizem a diversidade.]

  • [Sala de Aula Invertid

Aulas e Sequências Didáticas

[A atividade está estruturada em uma aula de 60 minutos, garantindo tempo suficiente para discussão, atividade prática e apresentação. O cronograma inicia-se com uma breve introdução ao tema, seguida pela divisão dos alunos em grupos para discussão por cerca de 20 minutos. Dessa forma, aprofundam as ideias sobre o vídeo assistido em casa. A atividade prática de desenho ocorre nos próximos 20 minutos, propiciando um espaço para a expressão criativa das suas percepções. Os últimos 20 minutos são dedicados à montagem da galeria de arte na sala, onde cada aluno terá oportunidade de apresentar seu trabalho e compartilhar suas reflexões com os colegas.]

  • [Introdução e divisão de grupos - 20 minuto

Avaliação

[A avaliação envolverá observação contínua e análise das interações e produções dos alunos ao longo da atividade. Os critérios incluem a participação ativa nas discussões e a capacidade de expressar compreensão sobre diversidade e respeito. Será observado como cada aluno consegue ver e interpretar as diferenças e semelhanças entre seus colegas através dos desenhos. Além disso, será analisada a capacidade de apresentar seus desenhos e explicações para o restante da turma, visando desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. Exemplos concretos incluem: como cada aluno identifica e expressa as diferenças culturais e de aparência; como demonstra abertura ao ouvir e entender as perspectivas dos colegas durante a atividade de galeria de arte.]

Materiais e ferramentas:

[Para a execução desta atividade, diversos recursos serão imprescindíveis. O vídeo assistido em casa deve ser cuidadosamente escolhido para abordar de forma clara e adequada a temática da diversidade. Na sala de aula, materiais artísticos são fundamentais para a atividade de criação de desenhos, estimulando o interesse pelos resultados plásticos das ideias discutidas. Um projetor ou tela pode ser usado para relembrar partes do vídeo, auxiliando na revisão dos pontos mais relevantes discutidos. Esses recursos são cruciais para criar um ambiente estimulante e adaptável às necessidades do ensino em sala de aula.]

  • [Vídeo sobre diversidad

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo