Esta atividade, 'Círculo das Emoções', destina-se aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e visa promover o respeito e a empatia por meio do compartilhamento e discussão de diferentes manifestações religiosas. Após assistir a vídeos curtos ou ouvir histórias que retratam diversas práticas religiosas, os alunos serão convidados a sentar em um círculo para compartilhar suas impressões sobre as emoções e crenças expressas nesses relatos. Este exercício não apenas enriquece o conhecimento dos alunos sobre a diversidade religiosa, mas também desenvolve habilidades socioemocionais, como a capacidade de acolher e entender sentimentos e memórias diversas, tanto próprias quanto dos outros.
O objetivo desta atividade é ampliar a compreensão e a apreciação dos alunos em relação às diferentes formas pelas quais as pessoas expressam suas crenças e sentimentos através de práticas religiosas. Ao participar do 'Círculo das Emoções', espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de escuta ativa, respeito pela diversidade, empatia e compreensão emocional. Introduzindo os conceitos de diversidade religiosa de uma maneira interativa e reflexiva, almejamos também promover um ambiente de sala de aula inclusivo e acolhedor para todas as crenças e sentimentos.
O conteúdo programático abraça o entendimento de diversas manifestações religiosas, enfatizando a diversidade de expressões de fé e crenças ao redor do mundo. Além de explorar o conceito de empatia e respeito como valores centrais para a convivência harmônica em sociedade, a atividade busca integrar conhecimentos sobre tradições e costumes religiosos, promovendo uma compreensão mais profunda das emoções e sentimentos associados.
Adotando a abordagem da Sala de Aula Invertida, os alunos serão inicialmente orientados a explorar materiais didáticos e assistirem a vídeos sobre manifestações religiosas antes da realização do círculo de discussão. Esta pré-atividade visa prepará-los para uma participação mais ativa e consciente. No dia da atividade, os alunos se reunirão em círculo, onde cada um terá a oportunidade de compartilhar suas impressões e sentimentos em relação ao conteúdo estudado. Esta metodologia promove um ambiente de aprendizado colaborativo, onde o conhecimento é construído coletivamente a partir das experiências e percepções dos alunos.
A carga horária total da atividade será de 1 hora, dividida em 1 aula de 60 minutos. Durante este período, será conduzida a visualização dos materiais seguida pelo compartilhamento e discussão em círculo.
A avaliação será formativa, observando a participação ativa dos alunos durante a discussão. Será considerado o respeito demonstrado ao ouvir as contribuições dos colegas, a capacidade de expressar suas próprias emoções e percepções de forma respeitosa e a profundidade de compreensão sobre a diversidade de manifestações religiosas e a importância do respeito às crenças alheias. O feedback será dado individualmente e em grupo, visando reforçar a importância dos valores trabalhados.
Serão utilizados vídeos educativos que representem diferentes manifestações religiosas, garantindo a diversidade e inclusão. Também serão preparados um espaço confortável e inclusivo para a realização do círculo de discussão, juntamente com materiais de apoio como papel e canetas para anotações durante a atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula