Cores da Criação

Desenvolvida por: Ramona… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Ensino Fundamental: Artes]
Temática: [Trabalho colaborativo e diversidade]

A atividade 'Cores da Criação' tem como objetivo central proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a experiência de pintura colaborativa em um mural. A turma será dividida em grupos, e cada grupo ficará responsável por criar uma parte do mural que represente elementos da natureza: céu, mar, terra, plantas e animais. Esta atividade visa desenvolver o trabalho em equipe, a coordenação motora fina através do manuseio de pincéis e tintas, além de promover o entendimento da importância de cada elemento da natureza na criação do mundo. Os alunos serão encorajados a discutir e compartilhar suas ideias sobre como podem representar, por meio das cores e formas, a beleza e a diversidade do mundo ao seu redor. Essa abordagem proporciona uma aprendizagem ativa, onde cada estudante pode contribuir criativamente para um projeto comum, valorizando as perspectivas de seus colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Cores da Criação' são diversificados e focam principalmente no desenvolvimento das habilidades sociais e artísticas das crianças. Ao trabalhar em equipe, os alunos aprenderão a escutar e respeitar as ideias dos colegas, desenvolvendo empatia e colaboração. A atividade também busca melhorar a expressão artística dos alunos, incentivando-os a usar cores e formas de maneira criativa para representar elementos naturais. Este processo criativo ajuda na construção do conhecimento sobre o mundo natural e sua diversidade, além de aprimorar habilidades motoras finas e coordenação olho-mão.

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Melhorar a expressão artística e criatividade ao representar elementos naturais.
  • Compreender a importância e a diversidade dos elementos naturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR08: Explorar diferentes movimentos gestuais e traços gráficos em produções bidimensionais e tridimensionais.
  • EF01LP25: Desenvolver formas de expressão criativa em diferentes linguagens artísticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade aborda conceitos fundamentais da arte e natureza. Os alunos terão contato direto com cores e formas, associando-as aos elementos naturais que compõem a Terra, como céu, mar, plantas, e animais. Através da discussão e experimentação, os alunos irão relacionar como cada elemento é essencial para o equilíbrio da criação. Este conteúdo se alinha à exploração sensorial e entendimento da interação dos elementos naturais, promovendo uma consciência ecológica desde cedo.

  • Exploração de cores e formas.
  • Representação artística dos elementos naturais.
  • Discussão sobre o equilíbrio e a diversidade da criação.

Metodologia

A metodologia usada nesta atividade combina técnicas de ensino colaborativas e práticas, proporcionando um ambiente de aprendizado ativo e envolvente. Os alunos são divididos em grupos, fomentando a participação e a interação cooperativa. As discussões iniciais guiarão os alunos a refletirem sobre como querem representar cada elemento no mural, antes de começarem a pintura. Durante a criação, encoraja-se o uso de cores vibrantes para estimular a criatividade e expressão pessoal de cada aluno.

  • Divisão da turma em grupos.
  • Discussões guiadas sobre representação artística.
  • Pintura prática e colaborativa do mural.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade é adaptado para ocorrer em duas aulas de uma hora, proporcionando tempo adequado para discussões, planejamento e execução do mural. Na primeira aula, os alunos participam de um brainstorm inicial, discutindo as ideias em grupo sobre o que irão representar. Na segunda aula, o foco é na execução da pintura do mural, possibilitando que cada grupo trabalhe em seus respectivos segmentos.

  • Primeira aula: Discussão e planejamento do mural.
  • Segunda aula: Execução prática do mural coletivo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e baseada na observação do professor durante todo o processo. Serão considerados critérios como a participação ativa de cada aluno nas discussões, a habilidade de trabalhar em equipe respeitando e colaborando com os colegas, e o empenho na execução da pintura do mural. Exemplos de critérios específicos incluem criatividade na escolha das cores, iniciativa em sugerir ideias, e o cuidado e responsabilidade no uso dos materiais. Comentários e feedbacks individuais serão registrados para desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a 'Cores da Criação' foram planejados para serem acessíveis e adequados à faixa etária dos alunos. O uso de materiais como tintas, pincéis de diferentes tamanhos e superfícies adequadas para o mural, como papel kraft ou lona, permitirá que as crianças experimentem a pintura de forma prática e segura. Além disso, outros materiais como aventais e toalhas para limpeza serão disponibilizados para garantir a organização e segurança durante a atividade.

  • Tintas de cores variadas.
  • Pincéis de diferentes tamanhos.
  • Superfície grande para o mural (papel kraft ou lona).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo