Nesta atividade, o professor buscará fomentar a compreensão e a importância da obediência, temor e fidelidade a Deus . Através da leitura da história bíblica de Jonas, com destaque em mostrar as consequências que virão por conta da desobediência não somente a Deus como também aos país e ou responsáveis, para além de outras pessoas que venham a exercer o papel de autoridade em determinado local ou instituição( pastor, professor, policial, etc) , tendo o intuito de mostrar, também, que os mesmos são autoridades que devem ser respeitados e honrados. Os alunos serão convidados a refletir sobre os valores essenciais para uma convivência harmônica em sociedade. Após a leitura, os alunos desenvolverão desenhos que representem o que mais lhes chamou atenção na história, com foco nos valores e atitudes. Em uma roda de debate, cada aluno terá a oportunidade de apresentar seu desenho, compartilhando sua pessoal interpretação do tema abordado. Esta estratégia pedagógica visa não apenas promover um entendimento profundo sobre obediência e respeito , mas também desenvolver habilidades sociais, criativas e de comunicação visando o ensinamento e cumprimento dos preceitos e fundamentos bíblicos, fazendo com que a Palavra de Deus não seja apenas falada, mas também ensinada e praticada.
O objetivo desta atividade é promover um ambiente de aprendizado inclusivo e reflexivo, em que os alunos possam explorar o conceito de identidades e alteridades de uma maneira significativa e acessível. Os estudantes desenvolverão a capacidade de observar, interpretar e expressar ideias relacionadas a diferentes percepções de mundo, fomentando seu senso crítico e empatia. Além disso, a atividade busca estimular a habilidade de comunicação dos alunos, ao incentivá-los a compartilhar suas interpretações através de desenhos e discussões em grupo, fortalecendo, assim, suas competências sociais e emocionais.
Esta atividade se insere dentro do contexto de aprendizado de linguagem, comunicação e códigos, engajando os alunos na compreensão e expressão de ideias relacionadas à diversidade, valores e respeito mútuo. Através da leitura compartilhada e da expressão artística por meio de desenhos, os estudantes irão explorar as noções de identidade e alteridade, desenvolvendo competências linguísticas, sociais e emocionais essenciais para a convivência em sociedade.
A metodologia empregada nesta atividade combina a leitura dirigida com a expressão artística e a interação social por meio da roda de debate. A leitura da história servirá como ponto de partida para reflexões individuais e coletivas sobre temas relacionados a identidades, alteridades e valores fundamentais. Após a criação dos desenhos, a roda de debate promoverá um espaço democrático de escuta e compartilhamento, onde cada aluno terá a voz e poderá apresentar suas ideias e sentimentos acerca da história lida, incentivando assim o diálogo, o respeito pelas diferenças e a solidariedade entre os pares.
A carga horária total desta atividade será de 1 hora, dividida em duas aulas de 50 minutos cada, contemplando a leitura da história, o desenvolvimento dos desenhos, e a realização da roda de debate.
A avaliação desta atividade será formativa e qualitativa, enfocando o envolvimento e participação dos alunos durante todo o processo. Será dada atenção especial à capacidade de expressar ideias e sentimentos através dos desenhos, bem como à habilidade de articular pensamentos e opiniões durante a roda de debate. Observações sobre construtivismo, empatia, respeito pelas opiniões alheias e colaboratividade serão aspectos chave na avaliação. Exemplos de desempenhos esperados incluem a demonstração de atenção durante a leitura, engajamento na criação do desenho, participação ativa e construtiva na roda de debate, e a capacidade de relacionar os conteúdos abordados com sua própria experiência e percepção.
Para a realização desta atividade seriam necessários alguns recursos básicos, dentre eles livros ou materiais impressos com histórias que tratem do tema de identidade e alteridade, materiais de arte como papel, lápis de cor, giz de cera ou canetinhas para os desenhos, e um espaço adequado para realizar a roda de debate. Estes materiais facilitarão a execução da leitura, a expressão artística dos alunos e o compartilhamento de ideias em um ambiente confortável e propício ao diálogo.
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