Eu e Meu Nome Mágico

Desenvolvida por: Charle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e Alteridades

A atividade proposta tem como objetivo explorar a importância e o significado dos nomes próprios dos alunos, promovendo o reconhecimento pessoal e a apreciação da diversidade. Na primeira aula, os alunos irão compartilhar a história e o significado de seus nomes com a turma. Essa abordagem estimula o entendimento de que o nome contém a identidade e a singularidade de cada indivíduo. Por meio do compartilhamento, os alunos são incentivados a ouvir com respeito e curiosidade, promovendo um ambiente inclusivo e de reconhecimento da diversidade cultural e familiar. Na segunda aula, será promovida uma atividade artística em que cada aluno criará um cartão de identidade pessoal, decorando seu nome com ilustrações que representem suas características pessoais ou interesses. Esse exercício criativo reforça a valorização da diversidade e das características individuais, encorajando os alunos a expressarem sua criatividade e autonomia enquanto exibem respeito pelas diferenças dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são construídos sobre a base da compreender a individualidade e promover a autoexpressão entre os alunos, além de desenvolver um ambiente de aceitação. A atividade orienta os alunos a reconhecerem que seus nomes, além de identificá-los, carregam singularidades que os distinguem. O aprendizado se foca em habilidades de comunicação ao compartilhar histórias pessoais, ao mesmo tempo em que encoraja a conexão social e o respeito através do escutar ativamente os colegas. A criação de um cartão de identidade pessoal, em particular, promove a autoexpressão e criatividade, permitindo que os alunos usem sua imaginação para comunicarem suas características únicas de maneira artística.Há uma forte correlação com o desenvolvimento socioemocional ao promover o reconhecimento do “eu” e do “outro” em um ambiente coletivo de respeito e empatia, fundamentais para o progresso educacional.

  • Reconhecer o papel e o significado do nome próprio na formação da identidade pessoal.
  • Promover a autoexpressão e a criatividade na representação da identidade pessoal.
  • Incentivar a escuta ativa e o respeito pela diversidade de histórias e culturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
  • EF01ER03: Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no reconhecimento e valorização da identidade através de atividades que celebram a diversidade e promovem a inclusão. O plano aborda de forma explícita os direitos e diferenças inerentes a cada indivíduo, apoiado por práticas de escuta respeitosa e aprendizado socioemocional. Ao explicar e compartilhar histórias de seus nomes, os alunos são introduzidos aos conceitos amplos de identidade, representação e diversidade cultural de maneira prática e acessível, fortalecendo assim a ligação entre os elementos ensinados em sala e sua aplicabilidade no convívio social. Além disso, a ação de criar seus próprios cartões de identidade artística permite que os alunos exteriorizem visões pessoais através de representações criativas, incentivando o autoconhecimento e o respeito mútuo que se estenderão além da sala de aula, promovendo uma educação holística envolta em empatia e compreensão.

  • Identidade e singularidade do nome próprio.
  • Diversidade cultural e respeito por histórias pessoais.
  • Expressão artística como meio de autoidentificação.

Metodologia

A metodologia adotada no plano de aula consiste em combinar momentos de escuta e compartilhamento em grupo com a expressão criativa individual. Inicialmente, os alunos participarão de uma roda de conversa para compartilharem a história do próprio nome, atividade que estimula a confiança e o respeito, uma vez que exercitam a escuta ativa e a valorização do outro. Em seguida, através de uma atividade prática-manual, fomentar-se-á a criatividade e a autoexpressão, enquanto os alunos personalizam seus cartões de identidade artística. Essa combinação de abordagens garante um ambiente equilibrado que valoriza tanto a reflexão como a inovação, permitindo experiências de aprendizagem enriquecedoras e interativas.

  • Roda de conversa para compartilhamento de histórias pessoais.
  • Atividade prática de criação artística.
  • Discussão e reflexão coletiva sobre diversidade e respeito.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a roda de conversa, onde os alunos, em um ambiente de confiança, compartilharão as histórias de seus nomes. Esse processo permitirá o desenvolvimento de habilidades de comunicação e empatia, enquanto promove um espaço acolhedor de troca cultural e respeito. Na segunda aula, será dedicada à atividade prática de criação dos cartões de identidade artística. Neste momento, os alunos terão a oportunidade de expressar suas características pessoais e interesses através do uso criativo de materiais diversos, enfatizando sua individualidade no contexto coletivo da sala.

  • Aula 1: Roda de conversa sobre a história do nome.
  • Momento 1: Abertura e ambientação (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando as crianças e explicando que terão uma divertida roda de conversa sobre os nomes de cada um. É importante que crie um ambiente acolhedor, incentivando as crianças a sentarem em círculo, de forma que todos possam se ver. Esclareça que cada colega terá um momento para compartilhar sua história pessoal, e todos devem ouvir com atenção e respeito.

    Momento 2: Explicação sobre a importância dos nomes (Estimativa: 5 minutos)
    Explique brevemente que o nome de cada pessoa é uma parte muito importante de sua identidade. Fale sobre como os nomes podem ter significados e histórias interessantes, e que isso torna cada pessoa única. Pergunte às crianças se sabem o significado do próprio nome e se querem compartilhar algo sobre ele.

    Momento 3: Roda de conversa: compartilhando histórias (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que cada criança tenha seu momento de compartilhar a história e o significado de seu nome com a turma. É importante que encoraje os alunos a falarem espontaneamente, sem interrupções, enquanto os outros colegas praticam a escuta ativa. Pergunte questões como 'Quem escolheu o seu nome?', 'O que ele significa?' e 'Você gosta do seu nome? Por quê?'. Elogie e mostre apreço pela contribuição de cada aluno.

    Momento 4: Reflexão coletiva sobre diversidade (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a roda de conversa promovendo uma reflexão coletiva sobre a diversidade dos nomes e histórias compartilhadas. Faça perguntas como 'O que aprendemos com as histórias dos nossos colegas?' ou 'Por que é importante respeitar os nomes e histórias dos outros?'. Encoraje os alunos a pensarem sobre como os nomes refletem diferentes culturas e tradições, reforçando o respeito pela diversidade.

    Momento 5: Avaliação e fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Realize uma breve avaliação da participação, observando se os alunos conseguiram respeitar o tempo de fala dos colegas e demonstrar compreensão e interesse nas histórias contadas. Além disso, peça para os alunos falarem sobre algo que gostaram ou aprenderam com a atividade. Dê um feedback positivo e agradeça a todos pela colaboração e respeito demonstrado durante a atividade.

  • Aula 2: Criação do cartão de identidade artística.
  • Momento 1: Introdução à atividade artística (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula explicando que cada aluno terá a oportunidade de criar um cartão de identidade pessoal. Explique que eles poderão desenhar, pintar ou decorar seus nomes com elementos que representem suas características ou interesses. Incentive-os a pensar sobre o que torna cada um especial e como isso pode ser representado

    Momento 2: Planejamento do cartão de identidade (Estimativa: 5 minutos)
    Distribua papéis em branco e peça para que os alunos rascunhem ideias sobre o que desejam incluir em seus cartões. Oriente-os a pensarem em coisas como seus hobbies favoritos, animais de estimação ou cores preferidas. Passe pelos alunos, oferecendo sugestões e encorajando a reflexão pessoal

    Momento 3: Criação artística (Estimativa: 20 minutos)
    Forneça materiais como canetas coloridas, adesivos e recortes para que os alunos criem seus cartões. Durante a atividade, circule pela sala para oferecer ajuda e incentivo. Destacar a importância da criatividade e da expressão pessoal, incentivar cada esforço e gesto criativo

    Momento 4: Exposição e Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
    Peça que os alunos coloquem seus cartões em exibição sobre suas mesas. Permita um passeio pela sala para que todos vejam o trabalho dos colegas. Promova um breve momento de comentários em que os alunos possam expressar algo que gostaram no trabalho dos outros

    Momento 5: Reflexão Final e Avaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula reunindo os alunos em círculo para uma rápida discussão sobre o que gostaram na atividade e o que aprenderam sobre si mesmos e os colegas. Avalie a atividade elogiando o esforço e a criatividade demonstrados, focando mais no processo do que no produto final

Avaliação

A avaliação do progresso dos alunos nesta atividade será centrada na observação contínua e no fornecimento de feedback formativo. A seguir estão propostas diversificadas de avaliação, que incluem: 1. **Autoavaliação e Reflexão**: Os alunos podem ser convidados a refletir sobre o que aprenderam sobre si e sobre os colegas durante a atividade, promovendo o autoconhecimento e a introspecção. Critérios incluem participação ativa e reflexão crítica sobre o aprendizado obtido. 2. **Observação de Participação**: Observação direta pelo professor quanto à participação dos alunos na roda de conversa e sua capacidade de escutar com atenção e respeito. Os critérios de avaliação incluem engajamento e demonstração de respeito pelos colegas. 3. **Avaliação do Produto Final**: Avaliação dos cartões de identidade artística com base em critérios como criatividade, expressão autêntica e conexão com interesses pessoais. Cada método de avaliação permite adaptação conforme o contexto da turma e oferece perspectivas sobre o desenvolvimento dos alunos, promovendo o crescimento contínuo através de feedback construtivo.

  • Autoavaliação e Reflexão
  • Observação de Participação
  • Avaliação do Produto Final

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade são simples e acessíveis, reconhecendo a importância de evitar onerar financeiramente tanto a escola quanto os alunos. Materiais básicos de arte como canetas coloridas, papel especial para desenho, adesivos e outros itens decorativos são utilizados para a criação dos cartões de identidade artística. Esta abordagem baseia-se no uso de materiais que estimulam a criatividade e a expressão pessoal, ao passo que promove um ambiente inclusivo e colaborativo. Além disso, a simplificação dos materiais utilizados garante que todos os alunos tenham a oportunidade de participar sem restrições econômicas.

  • Papéis para desenho e cartões em branco.
  • Canetas coloridas e adesivos decorativos.
  • Materiais de recorte e colagem.

Inclusão e acessibilidade

Compreendendo os desafios diários dos professores, é vital propor estratégias práticas e realistas de inclusão, que assegurem efetivamente a equidade na sala de aula sem sobrecarga adicional. Ao adaptar materiais e criar um ambiente físico acolhedor e acessível, todos os alunos podem participar efetivamente. Promover um espaço para discussão aberta e incentivá-los a expressar suas ideias e sentimentos assegura que a diversidade seja respeitada e acolhida. Criar um ambiente seguro, onde todos sintam que suas contribuições são valorizadas, é fundamental. Estratégias simples como mudanças na disposição da sala ou o uso de materiais inclusivos podem enriquecer a experiência educativa de todos, fomentando um espaço de aprendizagem justo e equitativo.

  • Adaptação de materiais para garantir equidade.
  • Promoção de um ambiente físico acessível.
  • Incentivar a participação através de discussões abertas e respeitosas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo