Esta atividade pedagógica 'Eu, você e nós: construindo histórias' tem como base a abordagem de tradições familiares de Páscoa, entendendo esta celebração não apenas como um evento religioso, mas também como um momento de união e compartilhamento de culturas diversas. Os estudantes serão incentivados a dialogar com suas famílias sobre suas próprias tradições de Páscoa, considerando isso como uma tarefa de casa prévia. Em classe, sob a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, eles serão agrupados para compartilhar o que descobriram, fomentando um intercâmbio rico de experiências e perspectivas. Cada grupo terá o desafio de criar um mural, utilizando desenhos e textos para ilustrar as diversas formas pelas quais a Páscoa é celebrada em suas famílias, evidenciando tanto as semelhanças quanto as diferenças. Este exercício não só ampliará a compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural como também estimulará a empatia e o respeito mútuo, aspectos fundamentais para o convívio em uma sociedade plural.
O propósito deste plano de aula é expandir o entendimento dos alunos sobre a diversidade cultural através do prisma das tradições de Páscoa, facilitando o desenvolvimento de habilidades como empatia, respeito e capacidade de ouvir e acolher diferentes perspectivas. A atividade permitirá que os estudantes reconheçam e valorizem as semelhanças e diferenças nas formas de celebrar não apenas entre suas famílias, mas também entre as culturas. Além disso, objetiva-se fortalecer a união e a colaboração entre os alunos, enquanto trabalham em grupo para criar um mural coletivo que seja representativo da diversidade encontrada entre eles.
Este plano se apoia na intersecção entre Ensino Religioso e Artes, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar e refletir sobre as tradições de Páscoa dentro de um contexto cultural amplo. Através da discussão em sala de aula e da atividade prática, os alunos poderão compreender como tais tradições refletem sentimentos de união e diversidade, além de se familiarizarem com o conceito de empatia e respeito às diferenças.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos realizarão uma pesquisa prévia em casa para, em seguida, compartilharem em sala de aula. Esta abordagem incentiva o aluno a ser o protagonista do seu aprendizado, promovendo a autonomia e a responsabilidade pelo seu processo educacional. Grupos serão formados para que os alunos discutam suas descobertas, trabalhem juntos na criação do mural e, por fim, apresentem ao restante da turma, promovendo assim, um ambiente colaborativo e de troca de experiências.
A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 50 minutos, perfazendo um total de 4 horas. A primeira aula será dedicada ao planejamento e discussão inicial, a segunda e a terceira aulas ao desenvolvimento do mural em grupos, e a quarta aula à apresentação e discussão dos murais criados.
A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a cooperação entre os membros do grupo, a riqueza e diversidade das informações trazidas ao mural, bem como a criatividade na apresentação. Importante observar a habilidade dos alunos de expressarem suas ideias oralmente durante a apresentação dos murais e a capacidade de conectar as tradições familiares com os conceitos de união e diversidade cultural explorados durante as aulas. Além de uma autoavaliação que permitirá aos alunos refletirem sobre seu próprio envolvimento e aprendizado ao longo da atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel kraft ou cartolinas de grande tamanho para a confecção dos murais, canetinhas coloridas, lápis de cor, cola, tesouras sem ponta e revistas para recorte. A utilização de recursos digitais como apresentações em slides ou vídeos sobre tradições de Páscoa de diferentes culturas pode enriquecer a discussão em sala.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula