Esta atividade, intitulada 'Exploradores de Sentimentos', convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a embarcarem em uma aventura emocionante dentro do próprio ambiente escolar, após assistirem a um vídeo educativo sobre diferentes formas de expressar sentimentos e crenças em casa. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, a aula prática se transforma em uma caça ao tesouro dinâmica e interativa onde os pequenos grupos de alunos terão a missão de encontrar exemplos palpáveis de como as emoções como felicidade, tristeza, amor, etc., são expressas através de arte, gestos ou palavras pelo ambiente escolar. Cada descoberta será uma oportunidade de discussão em grupo, promovendo um rico diálogo sobre a diversidade de expressões emocionais e a importância do respeito e da empatia para com as diferentes maneiras de compartilhar sentimentos na comunidade escolar.
Os objetivos desta atividade centram-se em contribuir para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, ampliando sua capacidade de observação, empatia e expressão própria. Pretende-se promover a identificação e o acolhimento das diversas formas de expressão emocional e de crenças, reconhecendo a importância dessas manifestações na construção do eu, do outro e do nós. Almeja-se que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação e compreensão, essenciais para o convívio harmonioso na diversidade cultural e emocional presente no ambiente escolar.
A atividade se apoia no temário de Expressões de Sentimentos e Crenças, inserindo-se nos campos do Ensino Religioso e Educação Socioemocional. O conteúdo abordado visa proporcionar uma compreensão mais aprofundada e empática sobre as várias formas com que as pessoas expressam seus sentimentos e crenças, oferecendo um panorama rico e diversificado sobre as emoções humanas e suas manifestações.
Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão instigados a serem agentes ativos de sua aprendizagem. Antes da aula, assistirão ao vídeo sobre expressões de sentimentos e crenças em casa, preparando-se para a atividade prática em sala. Durante a caça ao tesouro, trabalharão em pequenos grupos para explorar o ambiente escolar em busca de manifestações de emoções, onde a observação ativa e o diálogo serão essenciais para a conclusão da missão.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, discussão inicial sobre o vídeo assistido em casa e formação dos grupos. Na segunda aula, será realizada a caça ao tesouro e as discussões em grupo sobre as descobertas.
A avaliação será formativa, observando a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo, a capacidade de identificação e interpretação das expressões emocionais encontradas, bem como a habilidade de expressar suas próprias percepções e sentimentos. Será valorizada a colaboração entre os membros do grupo e o respeito pelas diferentes expressões emocionais e de crenças identificadas durante a atividade. Exemplos de contribuições significativas, tanto na busca quanto nas discussões, serão compartilhados com o grupo, reconhecendo o esforço e a participação de todos.
Para a realização dessa atividade, serão necessários os seguintes recursos: acesso a um vídeo educativo sobre expressões de sentimentos e crenças para visualização prévia pelos alunos em casa, materiais para anotação como cadernos ou tablets, espaços diversificados dentro da escola que possam ser explorados durante a caça ao tesouro. A utilização de câmeras ou smartphones para registrar as descobertas pode enriquecer a experiência, permitindo a partilha de imagens durante as discussões em grupo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula