Nesta atividade inovadora, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão guiados em uma jornada emocional, onde explorarão as emoções básicas de alegria, tristeza, medo, surpresa e raiva. Através de imagens coloridas e histórias simples, essas emoções serão introduzidas de forma que as crianças possam entender e relacionar com suas próprias experiências. Sentados em um círculo para promover a inclusão e a conexão, cada aluno terá a oportunidade de escolher uma emoção e compartilhar uma história pessoal onde vivenciaram essa emoção, criando um ambiente seguro e acolhedor. Depois da partilha, haverá espaço para palavras de conforto ou compartilhamento de experiências similares, incentivando a empatia e o apoio mútuo entre eles. Esta atividade não só ajuda a reconhecer e respeitar as diferenças emocionais e de expressão entre os alunos, mas também sublinha a importância do apoio emocional coletivo.
O principal objetivo desta atividade é promover a autoconsciência emocional e a empatia entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que os alunos possam identificar e nomear emoções básicas, compreender que todos experienciam emoções de maneiras distintas, e reconhecer a importância do apoio emocional mútuo. Além disso, visa-se encorajar a expressão emocional saudável e respeitosa, e estimular a criação de um espaço seguro em sala de aula, onde os alunos sintam-se confiantes para compartilhar suas emoções e experiências.
Neste plano, o conteúdo programático incide sobre o desenvolvimento emocional e social dos alunos, focando na identificação, exploração e expressão de emoções básicas. Através da partilha de histórias pessoais, os alunos aprendem sobre a complexidade das emoções humanas e a importância do empatia e suporte mútuo. A inclusão de atividades que promovem o reconhecimento e respeito pelas diferentes formas de expressão emocional visa também aprofundar a compreensão dos alunos sobre a diversidade humana.
Adotaremos a metodologia ativa da Roda de Debate, que facilitará a troca de experiências e sentimentos, criando um espaço segura e respeitoso para o diálogo. Esta metodologia promove a inclusão e o engajamento de todos os alunos, valorizando suas histórias pessoais e incentivando o apoio mútuo. Com a orientação do professor, os alunos serão estimulados a expressar suas emoções de forma autêntica e respeitosa, favorecendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando as 2 horas propostas.
A avaliação será contínua e formativa, observando a participação e engajamento dos alunos durante as atividades. Serão considerados a capacidade de expressão emocional, a empatia demonstrada nas interações com os colegas e a contribuição para a construção de um ambiente de respeito e suporte mútuo. Feedbacks positivos e construtivos serão fornecidos, incentivando a contínua evolução emocional e social dos alunos.
Para a realização desta atividade utilizaremos imagens coloridas representando as emoções básicas, um espaço adequado para a formação de um círculo, e uma variedade de materiais para a criação de um ambiente acolhedor e propício ao compartilhamento.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula