Jardim da Diversidade: Crescendo Juntos

Desenvolvida por: Paulo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Diversidade Cultural e Respeito às Diferenças

O 'Jardim da Diversidade: Crescendo Juntos' é uma atividade dinâmica e participativa, destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de explorar e valorizar as riquezas culturais e as singularidades de cada individuo. Através da criação coletiva de um jardim, usando flores de papel como representações simbólicas, os estudantes terão a oportunidade de expressar e compartilhar diferentes aspectos culturais, crenças religiosas e formas de vida. Esta ação promoverá a compreensão e o respeito às diversidades, funcionando como um mecanismo de aprendizado colaborativo, onde cada 'flor' adicionada ao jardim simboliza a contribuição única de cada participante, enriquecendo o conhecimento coletivo. Após a montagem do jardim, a turma será convidada a participar de uma Roda de Debate, permitindo uma reflexão profunda sobre as experiências compartilhadas e a importância de valorizar e acolher todas as formas de vida na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Com esta atividade, visamos proporcionar aos alunos um rico entendimento sobre a diversidade cultural, religiosa, e várias formas de vida, enfatizando a importância do acolhimento e respeito mútuo. Objetiva-se desenvolver não apenas o reconhecimento das diferenças como algo positivo, mas também fomentar uma cultura de paz e empatia entre os participantes. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e respeitar as diversas manifestações culturais e crenças, expressar seus sentimentos, ideias e memórias com liberdade, promovendo assim um ambiente de aprendizado inclusivo e tolerante.

  • Promover a valorização da diversidade cultural, religiosa e de formas de vida.
  • Desenvolver habilidades de expressão e comunicação ao compartilhar informações sobre suas culturas e crenças.
  • Incentivar o respeito, a empatia e o acolhimento ao outro.
  • Estimular a criatividade e imaginação na criação do Jardim da Diversidade.
  • Facilitar a compreensão de distintas realidades, ampliando o conhecimento sobre o mundo ao redor.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.
  • EF01ER06: Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

Conteúdo Programático

A atividade está ancorada nos princípios de inclusão e respeito à diversidade, alinhando-se aos conteúdos programáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o 1º ano do Ensino Fundamental. Por meio da expressão artística e da comunicação, os alunos explorarão as noções de cultura, identidade, tolerância e respeito mútuo. A metodologia aplicada, combinando arte e debate, permite não apenas a aquisição de conhecimentos teóricos, mas a vivência prática desses conceitos, essencial para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos.

  • Diversidade Cultural
  • Respeito às Diferenças
  • Expressão Artística e Criatividade
  • Comunicação e Empatia

Metodologia

A metodologia envolve a criação artística de um 'Jardim da Diversidade' e a realização de uma Roda de Debate, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. Inicialmente, os alunos serão incentivados a expressar visualmente, por meio de desenhos e decoração de flores de papel, um aspecto cultural, religioso ou forma de vida a ser compartilhado. Esta abordagem estimula a criatividade e personalização da aprendizagem. Em seguida, na Roda de Debate, serão discutidas as histórias e significados por trás de cada 'flor', fomentando o diálogo, a escuta ativa e a reflexão sobre a importância da diversidade.

  • Criação coletiva do Jardim da Diversidade.
  • Roda de Debate sobre diversidade cultural e respeito às diferenças.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o conceito do Jardim da Diversidade e iniciada a criação das flores. A segunda aula será dedicada à conclusão do jardim e à realização da Roda de Debate, possibilitando a discussão e reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e início da criação do Jardim da Diversidade.
  • Aula 2: Conclusão do jardim e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e reflexão dos alunos durante todo o processo. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de expressar suas ideias e sentimentos por meio da arte, bem como à qualidade das interações e discussões durante a Roda de Debate. A avaliação considerará o desenvolvimento de habilidades sociais, como empatia, escuta ativa e respeito pela diversidade. Serão avaliados, ainda, a criatividade e esforço na elaboração das flores e a contribuição para a discussão coletiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais para confecção das flores (papel colorido, tesoura sem ponta, cola, marcadores, lápis de cor), espaço adequado para a montagem do Jardim da Diversidade e um ambiente propício para a realização da Roda de Debate. Além disso, será vital a disponibilidade de exemplos de diversidade cultural e formas de vida, através de imagens, livros ou vídeos, para inspiração e embasamento das discussões.

  • Papel colorido
  • Tesoura sem ponta
  • Cola
  • Marcadores e lápis de cor
  • Imagens, livros ou vídeos sobre diversidade cultural

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo