Jogo da Roda dos Valores

Desenvolvida por: Polian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Moral e Cívica
Temática: Valores e Virtudes

A atividade proposta, intitulada Jogo da Roda dos Valores, é uma roda de conversa onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participam de uma dinâmica de sorteio de cartões. Cada cartão contém um valor ou virtude, como respeito, cooperação e amizade. O foco é que cada criança compartilhe uma situação cotidiana em que aquele valor possa ser aplicado, promovendo assim reflexões sobre a relação desses valores com crenças diversas e como aplicá-los na convivência diária. Esta atividade instiga a participação ativa das crianças, posicionando-as como protagonistas de seu processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades sociais e emocionais fundamentais para sua formação integral.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em proporcionar às crianças um espaço para que reflitam sobre valores essenciais para a convivência em sociedade. Através do compartilhamento de situações cotidianas, os alunos serão incentivados a exercitar o pensamento crítico e a empatia, reconhecendo a importância dos valores discutidos em seu contexto de vida pessoal e social. Adicionalmente, a atividade busca estimular a habilidade de comunicação e expressão, pois, ao dividir suas experiências, os alunos aprimoram sua capacidade de verbalizar ideias de maneira clara e coerente.

  • Estimular a reflexão sobre valores e virtudes no cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e empatia.
  • Promover o pensamento crítico e a troca de experiências.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP27: Participar de interações cotidianas, troca de opiniões e pontos de vista, despedidas e relatos, ouvindo com atenção e formulando perguntas pertinentes ao contexto de investigação.
  • EF01CH03: Identificar práticas e comportamentos que valorizem a convivência, a solidariedade, o respeito e o cuidado com o outro na escola e na comunidade.
  • EF01ER01: Identificar e respeitar as diferentes crenças e culturas presentes no seu contexto social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está desenhado para favorecer a compreensão e aplicação prática de valores fundamentais para a convivência em sociedade. Discutiremos como valores como respeito, cooperação e amizade podem se manifestar em nossas vidas diárias, com foco em situações reais enfrentadas pelas crianças. Adicionalmente, a reflexão sobre a influência de crenças diversas na manifestação desses valores permitirá um entendimento mais abrangente e empático das relações sociais.

  • Definição e compreensão de valores e virtudes.
  • Relação entre valores e práticas cotidianas.
  • Influência de crenças e culturas na aplicação de valores.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade é a roda de conversa com sorteio de cartões, uma abordagem dinâmica e interativa que coloca os alunos no centro do aprendizado. Ao fazerem uso da palavra para expressar suas opiniões e experiências pessoais, os alunos desenvolvem confiança e segurança na transmissão de suas ideias. A dinâmica do sorteio dos valores impulsiona a participação ativa e estimula a curiosidade das crianças sobre como diferentes valores podem ser aplicados em suas vidas.

  • Roda de conversa com sorteio de valores.
  • Troca de experiências pessoais.
  • Reflexão coletiva sobre práticas do dia a dia.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser executado em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de atividade. Na primeira aula, será feita a introdução dos valores e o sorteio dos cartões, seguido pela primeira rodada de partilha de experiências. Na segunda aula, os alunos continuarão a apresentar suas situações, seguidas de uma discussão coletiva que resgatará os principais aprendizados sobre a aplicação dos valores no cotidiano.

  • Aula 1: Introdução aos valores e sorteio de cartões.
  • Aula 2: Apresentações e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e qualitativa, focando no nível de participação de cada um durante a atividade. Os critérios de avaliação incluem a capacidade de expressar-se de forma coerente e clara ao relatar suas experiências, a demonstração de compreensão dos valores discutidos, e a habilidade de escutar e interagir respeitosamente com os colegas. Exemplos incluem observar se o aluno consegue relacionar os valores com situações concretas do seu dia a dia e se ele participa ativamente das discussões, mostrando atitudes de atenção e respeito ao ouvir as contribuições dos demais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados recursos simples que estimulam a interação e facilitam o engajamento dos alunos. Os materiais necessários incluem cartões com valores escritos, que serão sorteados durante a roda de conversa. Além disso, o espaço físico deve ser preparado de forma a criar um ambiente confortável e acolhedor que favoreça o diálogo, como a disposição em círculo das cadeiras ou tapetes onde as crianças possam se sentar.

  • Cartões com valores ou virtudes.
  • Espaço de roda para conversa.
  • Materiais escritos para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo