Esta atividade, destinada a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, propõe um exercício lúdico e reflexivo sobre a identidade e a diversidade. Começa-se com a criação de autorretratos, seguindo-se para o desenho de retratos de colegas, utilizando técnicas simples de desenho. O objetivo é promover a autoexpressão e o reconhecimento da diversidade através da arte. Após a criação dos desenhos, haverá uma apresentação e discussão coletiva para observação das semelhanças e diferenças entre os retratos. Esta atividade fomenta o diálogo sobre identidade pessoal, do outro e coletiva, além de incentivar a prática do respeito mútuo e valorização das diversidades. A metodologia ativa aplicada possibilitará aos alunos um papel central no processo de aprendizagem, através da experiência, reflexão, e compartilhamento, promovendo um entendimento profundo sobre o tema abordado.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma reflexão profunda sobre a identidade e diversidade, utilizando o desenho como ferramenta de expressão. Visa-se desenvolver habilidades artísticas básicas e a capacidade de observação detalhada, estimular a empatia ao se colocarem no lugar de seus colegas durante o desenho, fomentar a apreciação e respeito pelas diferenças individuais e promover o diálogo construtivo sobre a valorização da unicidade de cada pessoa.
A atividade engloba elementos de artes visuais e valores éticos e sociais, centrando-se no desenvolvimento das habilidades artísticas, da empatia e do reconhecimento da diversidade cultural e pessoal. Ao explorar conceitos de autorretrato e retrato, os alunos irão aprimorar a percepção visual e a capacidade de expressão por meio das artes, além de promover um diálogo significativo sobre respeito e valorização das diferenças.
Adotando uma metodologia ativa, a atividade propõe que os alunos sejam os principais agentes do processo de aprendizagem. Através do desenho de retratos, eles terão a oportunidade de se expressar artisticamente, ao mesmo tempo que promovem a reflexão e compreensão sobre eles mesmos e sobre os outros. A apresentação dos desenhos e a discussão subsequente visam fortalecer a coesão do grupo, a empatia e a valorização das singularidades individuais.
A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos criarão seus autorretratos e escolherão um colega para desenhar seu retrato. Na segunda sessão, realizarão a apresentação dos desenhos para a classe, seguida de uma discussão guiada pelo professor sobre as reflexões emergidas durante o processo.
A avaliação desta atividade será processual e formativa, levando em conta a participação ativa dos alunos durante todo o processo. A ênfase será dada à capacidade de expressão artística individual, ao envolvimento na discussão coletiva e ao respeito demonstrado pelas opiniões e trabalhos dos colegas. Serão valorizados, principalmente, os avanços na percepção do 'eu', do 'outro' e do 'nós', além da compreensão e apreciação pelas diversas formas de expressão individual.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais de desenho básico como papel A4, lápis, borrachas, e lápis de cor ou giz de cera. Além dos materiais artísticos, será importante a disposição da sala de aula de maneira que favoreça a interação e o diálogo entre os alunos durante a apresentação e discussão dos desenhos.
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