Minha Árvore de Família

Desenvolvida por: Edineia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e Alteridades

A atividade 'Minha Árvore de Família' visa promover o reconhecimento da diversidade familiar, identidades individuais e coletivas em uma abordagem que respeita as semelhanças e diferenças entre os alunos. Durante a atividade, os alunos criarão uma árvore genealógica ilustrada. O projeto será desenvolvido em três etapas, começando com o desenho de membros da família, seguido pela identificação de características e histórias pessoais, e finalizando com uma apresentação compartilhada. Esse exercício incentiva habilidades de observação, comunicação e expressão artística, além de promover a compreensão da diversidade. A ênfase está em criar um ambiente acolhedor que permita discussões abertas sobre as diferentes estruturas familiares, incentivando o respeito e a empatia.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula tem como objetivo desenvolver o reconhecimento e a valorização das diferenças entre os alunos e suas famílias, estimulando um ambiente de acolhimento e respeito mútuo. Através do processo de criação da árvore genealógica, os alunos aprendem a identificar e acolher as similaridades e diferenças, promovendo uma cultura inclusiva e participativa. A atividade busca, ainda, estimular o reconhecimento das múltiplas formas de vida e a valorização das histórias e tradições familiares, favorecendo a construção de identidades sólidas e conscientes da diversidade do mundo. A finalidade é integrar essas aprendizagens ao cotidiano escolar e à dinâmica social dos alunos.

  • Reconhecer e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • Valorizar a diversidade de formas de vida.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Minha Árvore de Família' envolve conceitos de identidade, diversidade cultural e familiar e habilidades de expressão artística. A proposta visa explorar a ideia de identidade e alteridade ao abordar as experiências pessoais de cada aluno através de suas histórias familiares. Além disso, a atividade instrui os alunos sobre a importância de respeitar e valorizar diferentes configurações familiares e o papel que cada membro desempenha na construção da identidade social. Elementos de história, como a transmissão de tradições e a narrativa pessoal, são integrados com expressão visual e oral, promovendo assim uma abordagem mais abrangente e interconectada do ensino religioso.

  • Identidade e alteridade.
  • Diversidade cultural e familiar.
  • Expressão artística e visual.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade 'Minha Árvore de Família' se apoia em abordagens participativas e colaborativas, onde os alunos têm um papel central em seu aprendizado. Através do uso do método de projetos, os alunos são incentivados a explorar suas histórias familiares de maneira criativa e significativa, promovendo um aprendizado ativo e envolvente. O uso de recursos visuais e a narração de histórias pessoais elevam o envolvimento emocional e fomentam a empatia e a reflexão crítica sobre o próprio papel em suas famílias. Aspectos de educação socioemocional são integrados para ajudar os alunos a reconhecer e regular suas emoções ao longo desse processo, estimulando o desenvolvimento de habilidades como empatia, resiliência e autoconhecimento.

  • Metodologia de projetos.
  • Narração de histórias.
  • Educação socioemocional.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Minha Árvore de Família' está estruturada em três aulas consecutivas de 40 minutos. A primeira aula é dedicada à apresentação do conceito da árvore genealógica e ao auxílio dos alunos na identificação dos membros de suas famílias imediatas, o que se tornará a base para suas criações. Na segunda aula, os alunos dão continuidade desenhando suas árvores genealógicas, incluindo características e histórias pessoais de cada membro. Finalmente, a terceira e última aula é dedicada à apresentação das árvores. Este cronograma permite que os alunos explorem e expressem suas identidades e a diversidade de suas famílias, culminando em uma apresentação que reforça o aprendizado compartilhado e possibilita feedback construtivo entre colegas e professores.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de árvore genealógica e levantamento dos membros familiares.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Árvore Genealógica (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando, de forma simples e envolvente, o que é uma árvore genealógica. Desenhe um exemplo simplificado no quadro branco, mostrando como diferentes membros da família se conectam. Utilize uma linguagem acessível e relacionável para a faixa etária dos alunos. É importante que você pergunte se alguém já ouviu falar ou viu uma antes e permita que compartilhem suas ideias.

    Momento 2: Discussão Coletiva sobre Famílias (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie uma discussão perguntando aos alunos quem são as pessoas importantes em suas famílias. Anote no quadro palavras associadas como mãe\

  • Aula 2: Desenvolvimento da árvore genealógica com características e histórias pessoais.
  • Momento 1: Revisão e Preparação dos Materiais (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula relembrando os conceitos de árvore genealógica e a importância das histórias pessoais. Distribua os materiais necessários, como papel sulfite, lápis de cor e modelos de árvores genealógicas impressos. Oriente os alunos a organizarem seus espaços de trabalho e certifique-se de que todos entenderam a atividade.

    Momento 2: Desenho dos Membros da Família e Características (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que comecem a desenhar os membros de suas famílias em suas árvores genealógicas. Incentive-os a incluir características únicas de cada pessoa, como algum hobby ou algo que sempre façam juntos. É importante que você circule pela sala oferecendo ajuda e sugestões, caso perceba que algum aluno está com dificuldades. Avalie se estão usando o tempo de forma produtiva.

    Momento 3: Compartilhamento de Histórias Pessoais (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma breve rodada de compartilhamento em que os alunos possam contar pequenas histórias sobre suas famílias, relacionadas aos desenhos que fizeram. Desta forma, eles exercitam a oralidade e aprendem a ouvir o outro. Observe se todos tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias e incentive a troca de experiências.

    Momento 4: Reflexão e Registro no Quadro (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a refletirem sobre o que aprenderam sobre a diversidade familiar. Anote no quadro algumas palavras-chave sugeridas pelos alunos que representem essa diversidade. Isso servirá como base para discussões futuras e avaliação formativa do entendimento dos conceitos em questão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Se notar que algum aluno tem dificuldade em desenhar, forneça alternativas como recortar e colar fotos impressas ou desenhar formas simples que representem pessoas. Para os alunos que tiverem timidez em falar, permita que compartilhem suas histórias por meio de um pequeno cartaz ou desenho adicional, que pode ser apresentado por você ou por um colega. Mantenha um ambiente acolhedor e incentive sempre o respeito às diferentes formas de expressão dos alunos.

  • Aula 3: Apresentação das árvores genealógicas e discussão em sala.
  • Momento 1: Preparação para Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando que os alunos irão apresentar suas árvores genealógicas para os colegas. Oriente-os a organizar seus materiais e revisar suas árvores genealógicas e histórias pessoais, preparando-se para a apresentação. Garanta que todos tenham acesso aos seus desenhos e, se necessário, ofereça ajuda para aqueles que possam precisar de suporte extra para organizar as ideias.

    Momento 2: Apresentações Individuais (Estimativa: 20 minutos)
    Convide cada aluno a se levantar e apresentar sua árvore genealógica para a turma. É importante que cada aluno tenha cerca de 1 a 2 minutos para expor suas histórias e desenhos, incentivando a autoconfiança e a expressão oral. Ofereça palavras de encorajamento e faça perguntas abertas para aqueles que talvez precisem de estímulo extra. Observe o envolvimento das crianças e a criatividade expressada nos desenhos e histórias.

    Momento 3: Discussão Coletiva sobre Diversidade Familiar (Estimativa: 10 minutos)
    Ao final das apresentações, organize uma roda de conversa sobre o que foi aprendido em relação às diferentes estruturas familiares. Pergunte aos alunos quais semelhanças e diferenças eles perceberam entre as famílias apresentadas. Estimule a troca de ideias e registros no quadro sobre os aprendizados do dia. Avalie a participação dos alunos nessas discussões e a sua capacidade de reconhecer e valorizar a diversidade familiar.

Avaliação

Para avaliar a atividade 'Minha Árvore de Família', serão utilizadas várias metodologias de avaliação que englobam tanto o processo quanto o produto final. 1. Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de identificar, representar e articular as informações sobre suas famílias, verificando se compreendem a importância da diversidade familiar. Critérios de Avaliação: Completude e criatividade do desenho, articulação de características familiares, e participação nas discussões; 2. Avaliação formativa: Durante a segunda aula, o professor pode observar a participação dos alunos na elaboração de suas árvores genealógicas, fornecendo feedback imediato e avaliações informativas sobre seus progressos; 3. Avaliação somativa: A apresentação da árvore genealógica na terceira aula servirá como base para uma avaliação mais formal, sendo considerada a capacidade de apresentação das ideias e respeito às diferenças; 4. Exemplo Prático: Durante as apresentações, o professor utiliza um checklist para acompanhar se o aluno identificou corretamente os membros da família, descreveu características e compartilhou histórias que demonstrem o entendimento da diversidade familiar; 5. Feedback: Após a atividade, o professor deve fornecer um feedback construtivo, destacando pontos fortes na criatividade e sugestões de melhoria, e oferecendo oportunidade para os alunos se autoavaliarem em relação ao seu processo de descoberta e expressão pessoal.

  • Objetivo: Avaliar entendimento e representação da diversidade familiar.
  • Critérios: Completude, participação e criatividade.
  • Exemplo Prático: Checklist e feedback formativo e somativo na apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para facilitar a atividade 'Minha Árvore de Família', uma variedade de recursos didáticos será utilizada. O uso de papel sulfite, cartolina, lápis de cor e giz de cera possibilitará que os alunos construam suas árvores genealógicas de maneira visual e atrativa. Serão disponibilizados modelos impressos de árvores genealógicas para aqueles que precisem de apoio adicional no processo de criação. Um quadro branco e canetas serão instrumentos essenciais para o professor introduzir o conceito e discutir exemplos com a turma. Ao incentivar a utilização de diferentes mídias materiais (papel e cores), é promovida uma educação mais rica e diversificada, alinhada com os princípios da educação artística.

  • Papel sulfite e cartolina.
  • Lápis de cor e giz de cera.
  • Modelos impressos de árvores genealógicas.
  • Quadro branco e canetas.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos professores e a importância de garantir um ambiente inclusivo para todos os alunos. Assim, algumas estratégias práticas foram desenvolvidas para estimular a inclusão e acessibilidade na atividade 'Minha Árvore de Família'. Apesar de não haver alunos com necessidades específicas listadas, manter uma abordagem inclusiva continua sendo essencial. Por isso, recomenda-se o uso de materiais variados como diferentes tipos de papel e ferramentas de desenho que sejam acessíveis a todos. Adaptações como o uso de cores contrastantes podem beneficiar alunos com dificuldades de visão. Ensinar aos alunos a respeitarem as histórias dos colegas e promover uma cultura de aprendizagem colaborativa são fundamentais para o sucesso dessa atividade. Além disso, criar um espaço onde os alunos se sintam seguros em compartilhar suas histórias pessoais é necessário para o desenvolvimento de um ambiente de respeito e empatia.

  • Uso de materiais diversos e acessíveis.
  • Cores contrastantes para visibilidade.
  • Promoção de uma cultura colaborativa e de respeito.

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