A atividade 'Mural das Culturas' tem como principal objetivo criar um ambiente de aprendizado inclusivo e interativo, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental possam explorar e compartilhar as diferentes culturas presentes na sala de aula ou na escola. Esta atividade começa com uma roda de conversa que busca engajar os alunos na partilha de experiências culturais através de objetos, músicas ou comidas que representem suas culturas ou de seus antepassados. Após essa troca inicial, os alunos serão organizados em grupos com a tarefa de criar um segmento do 'Mural das Culturas'. Cada grupo se concentrará em uma cultura específica, pesquisará sobre ela e produzirá conteúdos visuais e textuais para compor o mural. O mural, uma vez finalizado, será exposto em um local de destaque da escola, permitindo que a comunidade escolar inteira aprecie a diversidade cultural presente entre os alunos, promovendo valores de respeito e valorização das diferenças.
Esta atividade almeja sensibilizar os alunos sobre a importância da diversidade cultural e promover o respeito mútuo através do conhecimento e da valorização das diferentes culturas. Ao longo do projeto, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e expressão artística, enquanto exploram suas próprias identidades culturais e aprendem sobre as de seus colegas. O objetivo é criar uma comunidade escolar mais inclusiva e consciente das várias culturas que a compõem, reforçando a noção de que a diversidade é uma riqueza a ser celebrada.
O conteúdo programático abordado através desta atividade incide sobre a compreensão e valorização da diversidade cultural. Serão exploradas noções básicas de cultura, identidade e pertencimento, bem como as diferentes manifestações culturais que os alunos trazem consigo. A atividade também irá abordar a importância do trabalho em equipe, pesquisa e expressão artística como meios de exploração e celebração da diversidade cultural.
A atividade será desenvolvida utilizando a metodologia ativa, com ênfase na participação dos alunos na construção do conhecimento. A roda de conversa inicial serve para estimular o diálogo e a partilha de experiências pessoais relacionadas à cultura. Em seguida, o trabalho em grupos promove a colaboração e a pesquisa, enquanto a criação do mural fomenta a expressão criativa e artística. Este formato busca não apenas educar, mas também envolver os estudantes de maneira significativa na aprendizagem sobre diversidade cultural.
A atividade terá uma duração total de 4 horas, distribuídas em quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a roda de conversa. As duas aulas seguintes serão dedicadas ao trabalho em grupo para a pesquisa e criação dos segmentos do mural. A última aula será destinada à montagem do mural completo e sua apresentação à escola.
A avaliação da atividade será feita de forma formativa, levando-se em consideração a participação individual e coletiva, o engajamento no projeto, a qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, a criatividade e o esforço demonstrado na criação dos segmentos do mural. Será também considerada a capacidade dos alunos de refletirem sobre o processo de aprendizagem, valorizando assim não apenas o produto final, mas todo o percurso realizado durante a atividade. Exemplos de critérios de avaliação incluem a coesão e colaboração dentro dos grupos, a originalidade e expressividade dos trabalhos, assim como a participação ativa nas discussões.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos de arte como papel, tintas, pincéis, cola e tesouras, para a criação do mural. Também será importante contar com recursos como acesso à internet para a pesquisa sobre diferentes culturas, além de um espaço adequado para a exposição do mural finalizado. Equipamentos de áudio podem ser úteis para a apresentação de músicas típicas das culturas investigadas pelos grupos.
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