Nesta atividade, denominada 'Nos Sapatos do Outro', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma dinâmica interativa utilizando um grande tabuleiro. Cada espaço no tabuleiro representa uma situação ou evento cultural de diferentes partes do mundo, como festivais, tradições e outros aspectos das culturas globais. Trabalhando em duplas, os alunos 'caminham' por esses espaços, enfrentando desafios e situações que lhes permitem explorar e entender simbolicamente a diversidade cultural. O propósito central da atividade é desenvolver sensibilidade e empatia em relação a diferentes modos de vida, promovendo a valorização da diversidade cultural e social. Ao final da atividade, os alunos são incentivados a refletir e compartilhar suas experiências, destacando as aprendizagens adquiridas e as emoções vividas durante o percurso no tabuleiro.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são voltados para o desenvolvimento de empatia e compreensão intercultural entre os alunos. Espera-se que, através da simulação de percursos culturais diversos, as crianças consigam identificar e respeitar diferenças e semelhanças entre suas próprias experiências culturais e as dos outros, estimulando o desenvolvimento emocional e social.
O conteúdo programático desta atividade se concentra em aspectos fundamentais da diversidade cultural e social, oferecendo uma visão panorâmica e introdutória sobre diferentes práticas culturais ao redor do mundo. As crianças aprenderão sobre elementos culturais como festivais, tradições e valores, permitindo-lhes expandir seu conhecimento de forma significativa e contextualizada.
A metodologia aplicada nesta atividade é fortemente baseada na aprendizagem ativa e no trabalho colaborativo. O uso do tabuleiro como ferramenta principal promove a gamificação da aprendizagem, aumentando o engajamento e a motivação dos alunos. As interações em duplas incentivam a cooperação e a troca de ideias, enquanto as situações no tabuleiro oferecem contextos ricos para discussões e reflexões.
O cronograma planejado para esta atividade é dividido em duas aulas de 60 minutos, organizadas de maneira a otimizar o tempo para cada etapa da dinâmica. A primeira aula é dedicada à introdução dos conceitos e ao início do jogo no tabuleiro, enquanto a segunda foca na conclusão do jogo e na reflexão final dos alunos sobre as experiências vivenciadas.
A avaliação dos alunos será conduzida por meio de observação direta durante a atividade e por uma reflexão escrita individual ao final. A observação focará em como os alunos interagem com seus pares, lidam com as situações apresentadas e demonstram compreensão e respeito pelas diferenças culturais. Exemplos de critérios incluem a capacidade de verbalizar aprendizados significativos, evidências de cooperação com os colegas e demonstração de respeito nas interações. A reflexão escrita permitirá que os alunos expressem, em suas próprias palavras, o que aprenderam e sentiram ao longo da atividade, oferecendo ao professor uma visão mais clara de seu desenvolvimento pessoal.
Os materiais e recursos necessários para esta atividade incluem o tabuleiro especialmente projetado, representações visuais de festivais e tradições para cada espaço no tabuleiro, e materiais de apoio para reflexão escrita. Esses recursos são fundamentais para enriquecer a experiência da atividade e apoiar o aprendizado dos alunos de forma eficaz e envolvente.
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