Nos Sapatos do Outro

Desenvolvida por: Alysso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Empatia Cultural e Diversidade

Nesta atividade, denominada 'Nos Sapatos do Outro', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma dinâmica interativa utilizando um grande tabuleiro. Cada espaço no tabuleiro representa uma situação ou evento cultural de diferentes partes do mundo, como festivais, tradições e outros aspectos das culturas globais. Trabalhando em duplas, os alunos 'caminham' por esses espaços, enfrentando desafios e situações que lhes permitem explorar e entender simbolicamente a diversidade cultural. O propósito central da atividade é desenvolver sensibilidade e empatia em relação a diferentes modos de vida, promovendo a valorização da diversidade cultural e social. Ao final da atividade, os alunos são incentivados a refletir e compartilhar suas experiências, destacando as aprendizagens adquiridas e as emoções vividas durante o percurso no tabuleiro.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são voltados para o desenvolvimento de empatia e compreensão intercultural entre os alunos. Espera-se que, através da simulação de percursos culturais diversos, as crianças consigam identificar e respeitar diferenças e semelhanças entre suas próprias experiências culturais e as dos outros, estimulando o desenvolvimento emocional e social.

  • Desenvolver empatia por diferentes culturas
  • Incentivar a apreciação das diferenças culturais
  • Promover a reflexão sobre experiências multiculturais

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra em aspectos fundamentais da diversidade cultural e social, oferecendo uma visão panorâmica e introdutória sobre diferentes práticas culturais ao redor do mundo. As crianças aprenderão sobre elementos culturais como festivais, tradições e valores, permitindo-lhes expandir seu conhecimento de forma significativa e contextualizada.

  • Diversidade cultural
  • Tradições e festivais ao redor do mundo
  • Empatia e compreensão intercultural

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é fortemente baseada na aprendizagem ativa e no trabalho colaborativo. O uso do tabuleiro como ferramenta principal promove a gamificação da aprendizagem, aumentando o engajamento e a motivação dos alunos. As interações em duplas incentivam a cooperação e a troca de ideias, enquanto as situações no tabuleiro oferecem contextos ricos para discussões e reflexões.

  • Aprendizagem baseada em jogos
  • Trabalho em duplas
  • Discussões e reflexões em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma planejado para esta atividade é dividido em duas aulas de 60 minutos, organizadas de maneira a otimizar o tempo para cada etapa da dinâmica. A primeira aula é dedicada à introdução dos conceitos e ao início do jogo no tabuleiro, enquanto a segunda foca na conclusão do jogo e na reflexão final dos alunos sobre as experiências vivenciadas.

  • Aula 1: Introdução e início do jogo
  • Aula 2: Continuação do jogo e reflexão final

Avaliação

A avaliação dos alunos será conduzida por meio de observação direta durante a atividade e por uma reflexão escrita individual ao final. A observação focará em como os alunos interagem com seus pares, lidam com as situações apresentadas e demonstram compreensão e respeito pelas diferenças culturais. Exemplos de critérios incluem a capacidade de verbalizar aprendizados significativos, evidências de cooperação com os colegas e demonstração de respeito nas interações. A reflexão escrita permitirá que os alunos expressem, em suas próprias palavras, o que aprenderam e sentiram ao longo da atividade, oferecendo ao professor uma visão mais clara de seu desenvolvimento pessoal.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para esta atividade incluem o tabuleiro especialmente projetado, representações visuais de festivais e tradições para cada espaço no tabuleiro, e materiais de apoio para reflexão escrita. Esses recursos são fundamentais para enriquecer a experiência da atividade e apoiar o aprendizado dos alunos de forma eficaz e envolvente.

  • Tabuleiro grande com temática cultural
  • Cartões de festivais e tradições do mundo
  • Folhas e lápis para reflexão escrita

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo