Nossa Árvore da Vida

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências Humanas
Temática: Identidade e Diversidade

A atividade 'Nossa Árvore da Vida' é projetada para promover a autoexpressão e o reconhecimento da diversidade entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao criar uma 'árvore mural' coletiva, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar aspectos pessoais, como seus nomes, hobbies, ou membros da família, através de ilustrações ou palavras. Cada aluno contribui com uma 'folha' que é anexada ao mural, simbolizando sua individualidade e sua parte no coletivo da sala de aula. Ao final do projeto, será promovido um debate sobre as diferentes características e histórias presentes na árvore, ressaltando a importância de cada nome e identidade dentro do grupo. Esta atividade adota uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando a colaboração, a criatividade e o respeito mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade centram-se no desenvolvimento da consciência de identidade pessoal e interpessoal dos alunos. Quer-se estimular a valorização das especificidades de cada indivíduo, reconhecendo as identidades diversas através do exercício de escuta e expressão sobre si e os outros. Valorizando suas ações no processo, os alunos são motivados a perceber como suas histórias de vida contribuem para um entendimento mais amplo da comunidade em que estão inseridos.

  • Promover o autoconhecimento e a autoestima.
  • Estimular a identificação e respeito às diferenças.
  • Incentivar o reconhecimento e valorização de cada nome como parte da identidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula visa fornecer experiências práticas de socialização que reforçam a identidade individual e coletiva dentro da turma. A abordagem será feita por meio de atividades de discussão, escuta ativa e expressão artística, envolvendo habilidades de compreensão interpessoal. O exercício, assim, promove o desenvolvimento emocional dos alunos em um ambiente seguro e encorajador.

  • Identidade e nome pessoal.
  • Diversidade e respeito mútuo.
  • Expressão pessoal e artística.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade engaja as crianças em um processo de construção coletiva e reflexiva. Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos têm a oportunidade de aprender tanto sobre si mesmos quanto sobre os colegas de classe, em um trabalho colaborativo que incentiva o diálogo e o compartilhamento de experiências individuais. Esta abordagem também apoia o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais desde cedo.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
  • Dinâmicas de grupo e discussão.
  • Expressão artística através do desenho e escrita.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente estruturado para garantir um desenvolvimento progressivo em um período de 12 horas/aula. As sessões conduzem os alunos desde o entendimento inicial do projeto até o planejamento, criação e reflexão sobre o produto final, permitindo tempo suficiente para o envolvimento individual e coletivo em cada etapa.

  • Aula 1: Introdução à atividade e discussão sobre identidade.
  • Aula 2: Apresentação individual na roda de conversa.
  • Aula 3: Planejamento da criação das folhas da árvore.
  • Aula 4: Criação das folhas – parte I.
  • Aula 5: Criação das folhas – parte II.
  • Aula 6: Montagem do mural com as folhas criadas.
  • Aula 7: Reflexão coletiva sobre o mural.
  • Aula 8: Discussão sobre semelhanças e diferenças.
  • Aula 9: Exercícios de escuta ativa e partilha.
  • Aula 10: Ajustes finais e revisão do mural.
  • Aula 11: Apresentação do mural para outras classes.
  • Aula 12: Avaliação final e encerramento do projeto.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será feita de forma contínua e através de observações durante todo o processo. Serão considerados critérios como participação, colaboração, respeito pelas opiniões dos outros e capacidade de expressar suas ideias e sentimentos. Exemplos incluem como os alunos contribuem durante a construção da árvore mural e a qualidade da interação nas rodas de conversa. Relatórios de observação, feedbacks individuais, e autoavaliações podem ser utilizados para obter uma visão abrangente do aprendizado de cada estudante.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, os recursos necessários incluem materiais artísticos e papel, para que os alunos possam desenhar ou escrever sobre si mesmos. Adicionalmente, o uso de um mural físico possibilita uma representação tangível da árvore, facilitando a visualização coletiva e o engajamento. Recursos digitais, se disponíveis, podem apoiar a documentação do processo e compartilhar o resultado com uma audiência mais ampla.

  • Papéis coloridos.
  • Lápis de cor e canetinhas.
  • Mural para montagem da árvore.
  • Materiais de decoração adicionais (adesivos, glitter etc.).
  • Equipamentos para registro audiovisual (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo