A atividade 'O Jardim das Diferenças' tem como objetivo promover o reconhecimento e a valorização da diversidade, utilizando a metáfora de um jardim para representar a diversidade humana. Antes da aula, os estudantes assistirão a um vídeo que conta a história de um jardim onde cada planta é única, destacando a beleza e a importância da diversidade. Em sala, serão divididos em grupos para criar um 'Jardim da Amizade' com materiais diversos, representando cada aluno por uma planta, enfocando nas qualidades e características únicas de cada um. Esta atividade permite que os alunos reflitam sobre a importância da amizade, do respeito mútuo e da valorização das diferenças. Cada grupo apresentará seu jardim, explicando como a diversidade contribui para a beleza e riqueza do jardim, fazendo uma analogia ao convívio social harmonioso e respeitoso.
Este projeto visa fomentar o reconhecimento, respeito e valorização das diferenças individuais e coletivas, promovendo uma cultura de paz e respeito mútuo entre os alunos. Através da construção do 'Jardim da Amizade', os estudantes serão incentivados a refletir sobre suas próprias qualidades e características únicas, assim como as de seus colegas, fomentando um ambiente de aceitação e apreciação da diversidade humana. Busca-se, através desta atividade, desenvolver habilidades sociais, como empatia e cooperação, além de sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade e da sustentabilidade ambiental.
Através de uma abordagem interdisciplinar, integrando Ensino Religioso, Artes e Ciências Naturais, a atividade proposta busca desenvolver habilidades relacionadas ao reconhecimento e valorização da diversidade, respeito mútuo e consciência ambiental. Utilizando-se da metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão protagonistas de seu processo de aprendizagem, participando ativamente na construção de conhecimentos e significados a partir de suas experiências pessoais e coletivas.
Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', esta atividade promove uma abordagem pedagógica que incentiva a autonomia dos alunos e uma aprendizagem ativa. Após a visualização do vídeo introdutório como tarefa de casa, a sala se transformará em um espaço de criação coletiva, onde os grupos trabalharão juntos para construir seus 'Jardins da Amizade', utilizando diversos materiais. Esse processo será guiado por reflexões sobre a diversidade, amizade e respeito, permitindo que os alunos apliquem seus conhecimentos e expressões individuais ao projeto.
A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a criação de seus 'Jardins da Amizade', focando na escolha das plantas (representações dos alunos) e na distribuição das tarefas. A segunda aula será dedicada à finalização dos jardins, preparação das apresentações e, por fim, as apresentações dos grupos.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante todo o processo. Além da contribuição individual e coletiva para a criação do 'Jardim da Amizade', será avaliado o entendimento e a reflexão sobre os temas de diversidade, respeito e amizade apresentados nas discussões e na apresentação final. O desenvolvimento de habilidades sociais e expressivas, como trabalho em equipe, comunicação e criatividade, também serão critérios importantes nesta avaliação.
Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto diversificado de materiais que permitam a criação dos 'Jardins da Amizade'. Isso inclui, mas não se limita a, papéis coloridos, tecidos, cola, tesouras, canetinhas, lápis de cor, sementes e pequenos vasos. O vídeo introdutório, providenciado pelo professor e assistido pelos alunos em casa, é um recurso crucial para estabelecer o contexto e inspirar a atividade.
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