O Jardim das Emoções

Desenvolvida por: Leidva… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes e Emoções
Temática: Expressão de Emoções por Meio das Artes Visuais

A atividade 'O Jardim das Emoções' tem como propósito facilitar o reconhecimento e a expressão dos sentimentos dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental por meio da criação de elementos naturais que simbolizem emoções diversas. Com o uso de papéis coloridos, lápis de cor e massinha de modelar, as crianças terão a oportunidade de desenhar e modelar flores, árvores e outros elementos que representem sentimentos como amor, alegria, tristeza e raiva. Este processo de criação permitirá aos alunos externalizar e discutir seus sentimentos de forma lúdica e visual, desenvolvendo assim a sua inteligência emocional e empatia. A atividade culmina em uma roda de debate onde cada aluno apresentará suas criações, promovendo a comunicação e a reflexão coletiva sobre como os sentimentos são expressos e percebidos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecer e nomear suas emoções, promovendo o autoconhecimento e a autoconsciência emocional. Além disso, visa fomentar a comunicação eficaz e a empatia entre as crianças, incentivando o respeito e a compreensão das emoções alheias.

  • Reconhecer e nomear diferentes emoções.
  • Desenvolver a autoconsciência emocional.
  • Promover a empatia por meio do compartilhamento de sentimentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01AR02: Experimentar e explorar diferentes formas de expressões artísticas e possibilidades oferecidas por diferentes materiais, suportes e técnicas.
  • EF01EI03: Expressar sentimentos, emoções, necessidades e desejos, por meio da música, das artes visuais, da dança, do teatro e das brincadeiras dramáticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a expressão de emoções por meio das artes visuais. Os alunos serão expostos a diferentes materiais e incentivados a explorar suas capacidades criativas para representar sentimentos. Este conteúdo visa não apenas o desenvolvimento artístico, mas também o fortalecimento da inteligência emocional nas crianças.

  • Expressão de emoções por meio da arte.
  • Uso de materiais artísticos variados.
  • Discussão sobre sentimentos e empatia.

Metodologia

A metodologia adotada para 'O Jardim das Emoções' é baseada no construtivismo, onde os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem. A atividade prática permite que as crianças experimentem e descubram suas próprias formas de expressão, enquanto a roda de conversa finaliza o processo com reflexão e compartilhamento, promovendo a aprendizagem socioemocional.

  • Criação artística individual.
  • Discussão em grupo sobre emoções.
  • Aprendizagem prática e lúdica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser desenvolvido em 30 aulas de 40 minutos cada, totalizando 20 horas. Esse tempo permitirá que os alunos explorem e criem suas representações emocionais, além de discutirem suas experiências e aprendizados em grupo, consolidando o entendimento dos conteúdos abordados.

  • Aula 1: Introdução às emoções e materiais artísticos.
  • Aulas 2-15: Criação dos elementos representativos das emoções.
  • Aulas 16-20: Finalização das criações e preparação para a apresentação.
  • Aulas 21-30: Roda de debate e avaliação das criações dos alunos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no envolvimento e participação individual de cada aluno durante o processo de criação e discussão. Critérios como a capacidade de expressar emoções por meio da arte, o esforço e a criatividade serão priorizados. Exemplos incluem a observação de como os alunos escolhem cores e formas para representar seus sentimentos e como se comunicam durante a roda de debate, mostrando empatia e escuta ativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais artísticos que permitem uma ampla expressão criativa. Com papéis coloridos, lápis de cor e massinha de modelar, os alunos têm a oportunidade de experimentar diferentes texturas e técnicas, essenciais para a representação visual das emoções.

  • Papéis coloridos.
  • Lápis de cor.
  • Massinha de modelar.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo