A atividade 'O Jardim das Emoções' tem como propósito facilitar o reconhecimento e a expressão dos sentimentos dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental por meio da criação de elementos naturais que simbolizem emoções diversas. Com o uso de papéis coloridos, lápis de cor e massinha de modelar, as crianças terão a oportunidade de desenhar e modelar flores, árvores e outros elementos que representem sentimentos como amor, alegria, tristeza e raiva. Este processo de criação permitirá aos alunos externalizar e discutir seus sentimentos de forma lúdica e visual, desenvolvendo assim a sua inteligência emocional e empatia. A atividade culmina em uma roda de debate onde cada aluno apresentará suas criações, promovendo a comunicação e a reflexão coletiva sobre como os sentimentos são expressos e percebidos.
A atividade busca desenvolver a capacidade dos alunos de reconhecer e nomear suas emoções, promovendo o autoconhecimento e a autoconsciência emocional. Além disso, visa fomentar a comunicação eficaz e a empatia entre as crianças, incentivando o respeito e a compreensão das emoções alheias.
O conteúdo programático da atividade abrange a expressão de emoções por meio das artes visuais. Os alunos serão expostos a diferentes materiais e incentivados a explorar suas capacidades criativas para representar sentimentos. Este conteúdo visa não apenas o desenvolvimento artístico, mas também o fortalecimento da inteligência emocional nas crianças.
A metodologia adotada para 'O Jardim das Emoções' é baseada no construtivismo, onde os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem. A atividade prática permite que as crianças experimentem e descubram suas próprias formas de expressão, enquanto a roda de conversa finaliza o processo com reflexão e compartilhamento, promovendo a aprendizagem socioemocional.
O cronograma da atividade está planejado para ser desenvolvido em 30 aulas de 40 minutos cada, totalizando 20 horas. Esse tempo permitirá que os alunos explorem e criem suas representações emocionais, além de discutirem suas experiências e aprendizados em grupo, consolidando o entendimento dos conteúdos abordados.
A avaliação será contínua e formativa, focando no envolvimento e participação individual de cada aluno durante o processo de criação e discussão. Critérios como a capacidade de expressar emoções por meio da arte, o esforço e a criatividade serão priorizados. Exemplos incluem a observação de como os alunos escolhem cores e formas para representar seus sentimentos e como se comunicam durante a roda de debate, mostrando empatia e escuta ativa.
Os recursos para a atividade incluem materiais artísticos que permitem uma ampla expressão criativa. Com papéis coloridos, lápis de cor e massinha de modelar, os alunos têm a oportunidade de experimentar diferentes texturas e técnicas, essenciais para a representação visual das emoções.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula