O Jogo da Memória Afetiva

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Cidadania e Empatia
Temática: Conexão Emocional e Memórias

O Jogo da Memória Afetiva é uma atividade pedagógica projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo principal é promover a identificação e acolhimento de sentimentos, lembranças, memórias e saberes individuais de cada aluno, através da criação e do compartilhamento de cartas personalizadas. Nesta atividade, cada estudante terá a oportunidade de desenhar em uma carta algo que lhes traga boas memórias e, em outra, algo que represente um aprendizado ou desafio superado. Posteriormente, todas as cartas serão embaralhadas e dispostas sobre uma mesa, e os alunos, em turnos, tentarão encontrar os pares correspondentes. Ao localizar um par, o aluno é incentivado a compartilhar com os colegas a história por trás das cartas. Este jogo não apenas estimula o desenvolvimento cognitivo e a memória, mas também promove um profundo sentimento de empatia e conexão entre os alunos, reconhecendo e valorizando suas experiências individuais e coletivas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver habilidades socioemocionais, a capacidade de expressão e a criatividade dos alunos, bem como estimular a valorização das vivências individuais e coletivas na sala de aula. Pretende-se com isso fortalecer o senso de pertencimento e a empatia entre os alunos, reconhecendo suas próprias emoções e as dos outros, além de celebrar suas conquistas e superações. Desta forma, busca-se promover uma cultura de acolhimento e respeito mútuo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Fomentar a capacidade de expressar e compartilhar experiências pessoais.
  • Desenvolver habilidades de memória e cognitivas através do jogo.
  • Estimular a empatia e a escuta ativa durante o compartilhamento das histórias.
  • Reconhecer e valorizar as vivências individuais e coletivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

Conteúdo Programático

Esta atividade alinha-se ao conteúdo programático de explorar as relações interpessoais e socioemocionais dos alunos no ambiente escolar. Ao identificar e compartilhar sentimentos e experiências pessoais através de um jogo dinâmico, os alunos aprendem sobre empatia, respeito pelas diferentes vivências e a importância de ouvir e ser ouvido, fornecendo uma base sólida para seu desenvolvimento integral.

  • Expressão de sentimentos e emoções.
  • Reconhecimento da diversidade de experiências e aprendizados.
  • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Metodologia

Na utilização da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade estimula os alunos a serem os protagonistas de seu aprendizado, ao criar e participar ativamente do Jogo da Memória Afetiva. Tal abordagem promove um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, onde o conhecimento é construído a partir das vivências e do compartilhamento entre os alunos, favorecendo um aprendizado significativo e empático.

  • Criação coletiva e individual de cartas personalizadas.
  • Dinâmica de jogo para identificação e correspondência de pares.
  • Compartilhamento e escuta das histórias pessoais ligadas às cartas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos cada. Será destinado tempo para a criação das cartas, a realização do jogo, o compartilhamento de histórias e uma reflexão coletiva sobre as vivências durante a atividade.

  • Aula 1: Introdução à atividade e criação das cartas.
  • Aula 2: Realização do Jogo da Memória Afetiva.
  • Aula 3: Continuação do jogo e início dos compartilhamentos.
  • Aula 4: Conclusão dos compartilhamentos e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e observacional, focando na participação, engajamento e habilidade dos alunos para expressar e compartilhar suas experiências e emoções. Serão observados critérios como criatividade na confecção das cartas, cooperação durante o jogo, respeito ao ouvir as histórias dos colegas e capacidade de reflexão durante a discussão coletiva. O objetivo é entender o desenvolvimento socioemocional dos alunos, mais do que quantificar acertos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como cartolina ou papel cartão, lápis de cor, canetinhas, tesoura sem ponta e cola. Além disso, uma mesa ampla ou espaço no chão será necessário para a disposição das cartas durante o jogo.

  • Cartolina ou papel cartão.
  • Lápis de cor e canetinhas.
  • Tesoura sem ponta e cola.
  • Mesa ampla ou espaço no chão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo