O Jogo das Características Únicas

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Emocional
Temática: Autoconhecimento e Respeito Mútuo

Esta atividade proporciona aos alunos a oportunidade de reconhecer e valorizar traços positivos e únicos de sua personalidade, assim como dos colegas. Cada aluno recebe um papel com uma característica positiva e única sobre si, escolhida previamente. Durante a Roda de Debate, eles compartilham suas características com o grupo. Esta dinâmica possibilita o reconhecimento de suas próprias forças e as dos outros, promovendo um ambiente de respeito mútuo e cooperação. Ao expressar e ouvir os outros, os alunos desenvolvem sua inteligência emocional, adquirindo compreensão das características físicas e subjetivas que definem cada indivíduo. Além disso, a atividade incentiva o diálogo e a empatia, preparando-os para interações sociais mais construtivas e respeitosas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se no fortalecimento do autoconhecimento dos alunos, bem como no reconhecimento do valor das diferenças individuais. Visam desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para a convivência em sociedade, como empatia e respeito por si e pelos outros. Além disso, os alunos serão estimulados a refletir sobre as maneiras pelas quais suas características pessoais contribuem positivamente para o grupo e a sociedade, promovendo valorização e respeito pela diversidade.

  • Reconhecer características positivas e únicas de si e dos outros.
  • Desenvolver habilidades de empatia e respeito mútuo.
  • Fomentar o autoconhecimento e o respeito à diversidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER03: Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o autoconhecimento, a identificação de características positivas e o respeito à diversidade. Envolve a prática de habilidades socioemocionais, como empatia e cooperação, fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno. A atividade propõe a compreensão e valorização das diferenças individuais, sendo um reflexo da pluralidade presente na sociedade.

  • Autoconhecimento e autorreflexão.
  • Identificação e valorização de características únicas.
  • Promoção do respeito e empatia em grupo.

Metodologia

A metodologia escolhida para esta atividade é baseada em dinâmica de grupo e roda de conversa. Estas estratégias permitem que os alunos se expressem de forma segura e respeitosa, estimulando a escuta ativa e o intercâmbio de ideias. A prática é fortemente colaborativa, incentivando a participação de todos e a valorização das contribuições individuais.

  • Roda de Debate.
  • Dinâmicas de grupo.
  • Expressão verbal e escuta ativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será realizado em uma aula de 60 minutos. O tempo será dividido para atender as etapas planejadas, de modo a garantir a participação ativa de todos os alunos e permitir momentos para reflexão e discussão.

  • Apresentação e introdução da atividade (10 minutos).
  • Distribuição das características e reflexão individual (15 minutos).
  • Roda de debate e compartilhamento (25 minutos).
  • Encerramento e feedback coletivo (10 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e qualitativa, focando na observação das participações durante a atividade. Os critérios principais envolvem a capacidade de cada aluno em expressar suas características, assim como a sua capacidade de escuta e respeito pelas qualidades dos colegas. Serão considerados aspectos como: a disposição para participar do debate, a qualidade das interações e o respeito demonstrado pelas opiniões e características alheias. Exemplos incluem verificar se o aluno consegue identificar suas características de maneira positiva e como reage e interage quando os colegas compartilham suas próprias características.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos são simples, mas essenciais para o sucesso da atividade. Eles foram escolhidos para facilitar a dinâmica e incentivar a participação. O papel com as características escritas é o ponto de partida, sendo fundamental para promover a reflexão e discussão no grupo.

  • Papéis com características positivas individuais.
  • Quadro branco para anotações gerais.
  • Cadeiras dispostas em círculo para a roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo