O Nome Mágico

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Identidade e Sociedade
Temática: Autoestima, Identidade e Respeito

Nesta atividade, intitulada 'O Nome Mágico', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar a história e o significado por trás dos seus nomes. A proposta é que as crianças participem de uma roda de conversa, onde cada uma compartilha como seus pais escolheram seus nomes e se eles têm algum significado especial. Esta dinâmica visa promover a valorização das identidades individuais dentro do grupo e estimular o reconhecimento da diversidade. Os colegas poderão fazer perguntas e partilhar suas próprias histórias, favorecendo o respeito mútuo e a empatia. Ao fim, haverá uma reflexão coletiva sobre a importância dos nomes na construção de nossa identidade, reforçando o sentimento de pertença e individualidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em fortalecer a autoestima e a identidade cultural dos alunos por meio do reconhecimento da singularidade de seus nomes. Ao explorar as histórias por trás de seus nomes, as crianças aumentam sua compreensão sobre suas origens, promovendo o respeito pela diversidade e pela história de cada colega na sala de aula.

  • Fortalecer a autoestima por meio do reconhecimento pessoal.
  • Estimular a compreensão e respeito pela diversidade cultural.
  • Promover a autoestima e o reconhecimento das raízes pessoais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
  • EF01ER03: Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda conceitos fundamentais sobre identidade pessoal e suas manifestações culturais. Através da troca de experiências sobre os nomes, os alunos irão compreender a importância das histórias familiares e suas contribuições para a formação da identidade pessoal e coletiva.

  • Conceito de identidade pessoal.
  • Valorização da diversidade cultural.
  • Respeito às diferenças pessoais e culturais.

Metodologia

A metodologia aplicada se baseia em educação ativa, utilizando rodas de conversa para desenvolver habilidades sociais e emocionais nos alunos. A interação entre pares durante essas atividades é fundamental para integrar conceitos de diversidade e respeito ao ambiente escolar, promovendo a partilha de experiências pessoais como ferramenta de aprendizagem.

  • Roda de conversa.
  • Discussão guiada.
  • Reflexão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está organizado em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira, os alunos serão introduzidos ao conceito de identidade e a importância dos nomes. Na segunda aula, será realizada a roda de conversa, com tempo reservado para a reflexão final sobre as descobertas e os sentimentos compartilhados.

  • Aula 1: Introdução à atividade e discussão sobre identidade.
  • Aula 2: Roda de conversa sobre os nomes e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando a participação ativa dos alunos nas discussões e o respeito demonstrado em ouvir os colegas. A capacidade de compartilhar suas próprias histórias de forma clara também será avaliada. Exemplos incluem a organização de ideias ao explicar a escolha do seu nome, demonstrando empatia ao ouvir outras histórias e fazendo perguntas relevantes aos colegas. As professoras também podem acompanhar a evolução das habilidades sociais, emocionais e de comunicação de cada aluno, ajustando a avaliação conforme a necessidade individual.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados na atividade são simples, garantindo o foco na interação e comunicação entre alunos. Estes recursos visam apoiar a atividade sem desviá-la de seu objetivo principal de reconhecimento pessoal e fortalecimento da identidade.

  • Círculo de assentos para roda de conversa.
  • Cartazes com perguntas guia.
  • Espaço para reflexão coletiva.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo