Pastor Recycle: Construindo Nossos Pastores e Ovelhas

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Religiosa
Temática: Cuidado e Proteção através do Salmo 23

A atividade visa integrar conceitos religiosos e sociais por meio da construção de miniaturas de um pastor e suas ovelhas usando materiais recicláveis. Inicialmente, os alunos participarão de uma leitura e discussão sobre o Salmo 23, reconhecendo suas mensagens centrais sobre proteção e cuidado. Com a orientação do professor, serão incentivadas a criatividade e a cooperação, enquanto crianças trabalham em equipes para construir figuras representativas usando garrafas PET, papelão e tampinhas de garrafa. A experiência prática proporcionará um espaço para os alunos expressarem sua individualidade e aprenderem sobre a importância de cuidar e proteger, refletindo sobre a figura do pastor como guia protetor. Por fim, as criações serão expostas, e será estimulada uma reflexão coletiva sobre cuidar do mundo e das pessoas, inspirados pelo papel simbólico do pastor.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e experiencial sobre os conceitos de cuidado e proteção, destacando suas manifestações em contextos pessoais e comunitários. Através do estudo do Salmo 23 e da construção de miniaturas, os alunos devem desenvolver habilidades de cooperação, respeito e criatividade. Espera-se que as crianças ampliem seu entendimento sobre o significado de cuidar e proteger, tanto nas relações interpessoais como no cuidado com o meio ambiente.

  • Compreender conceitos de cuidado e proteção através do Salmo 23.
  • Desenvolver a criatividade utilizando materiais recicláveis.
  • Fomentar o trabalho colaborativo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
  • EF01ER06: Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará leitura e interpretação de textos religiosos, aplicando conceitos éticos e sociais em atividades práticas. Através da leitura do Salmo 23, as crianças terão a oportunidade de explorar os temas de cuidado e proteção. Seguirá a utilização de técnicas de construção com materiais recicláveis para criar figuras simbólicas, promovendo a aprendizagem sobre reciclagem e respeito ao meio ambiente. Os estudantes são incentivados a aplicar habilidades comunicativas e colaborativas em atividades em grupo.

  • Leitura e interpretação do Salmo 23.
  • Construção de miniaturas com materiais recicláveis.
  • Trabalho em equipe e cooperação.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade possui uma abordagem prática e experiencial. Começando com uma discussão guiada sobre o Salmo 23, os alunos são incentivados a expressarem suas interpretações e sentimentos. As atividades práticas de construção permitirão que alunos explorem sua criatividade e reforcem o trabalho em equipe. O uso de materiais recicláveis promovea consciência ambiental; enquanto isso, a colaboração em equipe desenvolve habilidades sociais e emocionais.

  • Discussão guiada sobre o Salmo 23.
  • Atividade prática de construção artística.
  • Trabalho colaborativo e uso de materiais recicláveis.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está dividida em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à leitura e discussão do Salmo 23, seguida do planejamento das construções. Já na segunda aula, os alunos colocarão em prática seus planos, construindo as miniaturas e participando de uma breve exposição e reflexão final sobre suas criações.

  • 1ª aula: Leitura e discussão do Salmo 23; planejamento das construções.
  • 2ª aula: Construção das miniaturas e exposição/reflexão das criações.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação, envolvimento e demonstração das habilidades trabalhadas durante a atividade: criatividade, cooperação e compreensão dos conceitos apresentados. Serão considerados critérios como a originalidade e funcionalidade das construções feitas pelos alunos, bem como a capacidade deles de trabalhar harmoniosamente em grupo, respeitando as ideias dos colegas. Durante a exposição, as crianças devem ser capazes de expressar o que aprenderam e como relacionam o trabalho com o tema discutido. Exemplo: Um aluno que contribui ativamente em sua equipe, fornece ideias criativas e articula bem a mensagem do Salmo 23 aplicada em sua miniatura, atenderá aos critérios propostos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade visam proporcionar uma experiência de aprendizagem completa e sustentável, promovendo o uso de materiais recicláveis como parte do processo. Itens comuns do dia a dia serão transformados em ferramentas de exploração criativa, incentivando uma consciência ambiental moderna, enquanto suportam o desenvolvimento de habilidades motoras e colaborativas entre as crianças.

  • Garrafas PET, papelão, tampinhas de garrafa.
  • Materiais de colagem e pintura (cola, tesoura, tintas, pincéis).
  • Texto impresso do Salmo 23.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo