Religiosidade em Cores e Sons

Desenvolvida por: Carina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Manifestações Religiosas

A atividade intitulada 'Religiosidade em Cores e Sons' é planejada para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular a criatividade e promover o entendimento das diversas crenças religiosas através de expressões artísticas. Os alunos serão convidados a criar uma paleta de cores e sons associada a diferentes manifestações religiosas. Isso poderá ser feito através do desenho e da pintura, além de atividades sonoras que remetam a essas culturas, como o som de sinos para o Cristianismo ou o Azaan no Islamismo. A proposta é que cada cor e som escolhido represente um sentimento, ideia ou memória ligada àquela prática religiosa, reconhecendo as variadas formas de manifestar sentimentos entre as culturas. Os alunos aprenderão a respeitar e reconhecer as diferentes formas de expressões culturais, cumprindo um papel significativo na promoção da interculturalidade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem envolvem o reconhecimento das diferentes formas pelas quais as crenças são expressas culturalmente, ao mesmo tempo que se fomenta a criatividade dos alunos através de atividades artísticas. Os estudantes desenvolverão habilidades de reconhecimento e valorização das manifestações religiosas, além de aprimorar seu entendimento sobre símbolos e suas representações emocionais e culturais. Isso alinhado à faixa etária dos alunos, promove o desenvolvimento cognitivo e social, auxilia no reconhecimento das próprias emoções e dos colegas, preparando-os para uma convivência respeitosa e harmoniosa. A atividade voltada para o entendimento das diversidades culturais permite que os alunos reconheçam seu próprio espaço e o espaço dos outros, conhecendo-se melhor e percebendo o outro como um igual, mas com diferenças culturais que são enriquecedoras.

  • Estimular a criatividade através de atividades artísticas associadas a manifestações religiosas.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural expressa nas diferentes manifestações religiosas.
  • Desenvolver o entendimento sobre símbolos religiosos e suas representações emocionais e culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER02: Reconhecer que o seu nome e o das demais pessoas os identificam e os diferenciam.
  • EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
  • EF01ER06: Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo das manifestações religiosas relacionadas aos símbolos, cores e sons, destacando a importância desses elementos na expressão religiosa. O currículo propõe atividades de reconhecimento e valorização destas manifestações no contexto cultural, proporcionando aos alunos uma visão ampla e respeitosa das diversas práticas religiosas existentes. Essa abordagem promove o desenvolvimento cognitivo através do reconhecimento de símbolos e a relação destes com sentimentos e memórias culturais. Além disso, a proposta permite aos alunos atuar criativamente, criando suas próprias representações artísticas, o que facilita o entendimento e o respeito pelas diversas formas de expressão cultural, crucial para o desenvolvimento de uma consciência intercultural.

  • Estudo sobre símbolos religiosos e suas significações.
  • Atividades artísticas relacionadas a práticas culturais religiosas.
  • Valorização da diversidade cultural através do reconhecimento das manifestações religiosas.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade se baseia na interação dos alunos com elementos artísticos e sonoros, motivando o aprendizado através de práticas lúdicas e participativas. Inicialmente, será apresentado aos alunos diferentes elementos religiosos, seguidos por atividades práticas onde eles desenharão e pintarão baseando-se no que aprenderam. A escolha de sons associados às práticas religiosas também será incentivada, proporcionando uma experiência de aprendizado multisensorial. Essa metodologia busca engajar os alunos de maneira criativa, ao mesmo tempo em que integra competências curriculares da BNCC, promovendo a aprendizagem através da expressão artística individual e coletiva.

  • Uso de atividades interativas para o aprendizado cultural.
  • Integração de artes visuais e musicais no processo educacional.
  • Desenvolvimento de dinâmicas que incentivem a expressão individual e coletiva dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para uma aula única de 60 minutos, dividida em momentos de apresentação, execução e compartilhamento. Nos primeiros 15 minutos, os alunos terão uma introdução aos diferentes símbolos e sons das manifestações religiosas. Nos 30 minutos seguintes, será dado espaço para a criação artística dos alunos, com suporte e orientação contínua durante o processo. Ao final, nos últimos 15 minutos, será promovido um espaço para que os alunos compartilhem suas produções, discutindo as cores e sons escolhidos e o que estes representam para eles, promovendo um ambiente de reflexão e respeito.

  • Aula 1: Introdução, criação artística e momento de compartilhamento sobre manifestações religiosas.
  • Momento 1: Boas-vindas e Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recepcionando os alunos e explicando o tema da aula de forma breve e envolvente. Diga: 'Hoje, vamos explorar como as pessoas em diferentes partes do mundo expressam suas crenças e sentimentos através de cores e sons.' Use um mapa ou imagens de diferentes culturas religiosas para ilustrar. É importante que você pergunte aos alunos se eles conhecem alguma religião ou som religioso, incentivando um breve compartilhamento de experiências pessoais.

    Momento 2: Criação Artística - Expressando Crenças (Estimativa: 20 minutos)
    Entregue aos alunos papéis, lápis de cor e tintas. Oriente-os a escolher uma religião ou cultura que tenham interesse e criar uma obra de arte que represente o que aprenderam ou sabem sobre ela. Diga: 'Pensem nas cores que podem representar essa cultura ou religião e o que elas fazem vocês sentirem.' Circulando pela sala, observe se os alunos estão engajados e ofereça sugestões ou esclarecimentos conforme necessário.

    Momento 3: Criação Sonora - Sons das Crenças (Estimativa: 10 minutos)
    Utilizando dispositivos de áudio, apresente brevemente sons religiosos significativos, como o som dos sinos, cantos ou outras músicas rituais. Incentive os alunos a criar sons com a boca ou com o material disponível, como batidas na mesa, que representem como eles imaginam o som de aquela manifestação religiosa ou cultural. Permita que os alunos experimentem diferentes sons e discuta como eles fazem sentir.

    Momento 4: Momento de Compartilhamento e Reflexão (Estimativa: 20 minutos)
    Forme um círculo com os alunos e convide cada um para compartilhar sua criação artística e sonora com a turma. Peça que eles expliquem por que escolheram aquelas cores e sons, e o que eles representam. Durante este momento, incentive o respeito e a valorização das contribuições. Para avaliar, observe o engajamento dos alunos e a capacidade de se expressar sobre suas escolhas. Finalize reforçando a importância do respeito às diferentes manifestações culturais e religiosas.

Avaliação

A avaliação dos objetivos de aprendizagem nesta atividade será qualitativa, focando no processo criativo individual do aluno e sua capacidade de articular suas escolhas de maneira reflexiva. Uma opção é a observação contínua, onde o professor observa e faz anotações sobre o engajamento do aluno durante a aula. Outra metodologia é a autoavaliação, proporcionando aos alunos um espaço para reflexionar sobre suas produções, promovendo a autocrítica respeitosa e construtiva. Finalmente, o compartilhamento das produções permite uma avaliação peer-to-peer, onde os alunos são incentivados a valorizar e respeitar as obras dos colegas. As avaliações buscam adaptar os critérios para respeitar as diferenças individuais, incentivando o feedback formativo e construtivo tanto dos alunos quanto dos professores.

  • Observação contínua do processo criativo e participação.
  • Autoavaliação dos alunos através da reflexão sobre seu trabalho.
  • Avaliação peer-to-peer durante o compartilhamento das produções.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade englobam materiais artísticos, como papel, lápis de cor, tintas, e materiais de áudio, como um dispositivo para reprodução de sons. Esses materiais serão utilizados para concretizar a experiência sensorial proposta, integrando visual e auditivamente os alunos às práticas religiosas. O uso desses recursos não só estimula a criatividade, mas também promove uma aprendizagem prática que incentiva a empatia e o reconhecimento da diversidade cultural. Além disso, o professor é encorajado a disponibilizar recursos visuais ou vídeos que demonstrem práticas religiosas, fortalecendo o entendimento dos alunos sobre as diferentes manifestações religiosas apresentadas.

  • Papel, lápis de cor e tintas para criação artística.
  • Dispositivos de áudio para reprodução de sons religiosos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta muitos desafios, e queremos oferecer suporte na criação de uma sala de aula inclusiva e acessível que possa enriquecer a experiência de todos os alunos. Mesmo sem necessidades específicas mencionadas, assegurar um ambiente de aprendizado inclusivo se traduz em práticas que promovam a participação de todos os alunos sem exceção. Recomenda-se avaliar frequentemente se os métodos de ensino são equitativos, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas durante as discussões. Recorrer ao uso de imagens e sons para compartilhar culturas, amplia a inclusão para aqueles que podem necessitar de práticas visuais e auditivas distintas, enriquecendo as experiências de aprendizado. O professor pode incentivar a colaboração entre pares, favorecendo uma comunicação respeitosa e empática. Relacionar as atividades com experiências reais dos alunos pode também criar um envolvimento mais aprofundado. A avaliação contínua do ambiente ajuda a garantir que nenhuma barreira seja criada, ajustando práticas quando necessário para manter acessível e inclusivo.

  • Uso de materiais visuais e sonoros para inclusão.
  • Promoção de um ambiente colaborativo e respeitoso.
  • Avaliação contínua da participação de todos os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo