Roda de Histórias Sagradas

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Histórias e parábolas sagradas

Na atividade Roda de Histórias Sagradas\

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são concebidos para fomentar a expressão oral, a escuta ativa e o respeito pelas diversas perspectivas religiosas. A habilidade de interpretar e narrar histórias religiosas promove o entendimento e a valorização das distintas tradições culturais e espirituais presentes na sociedade. Além disso, ao engajar-se na dramatização ou ilustração dessas histórias, os alunos podem explorar e exercitar sua imaginação e criatividade, habilidades fundamentais na educação inicial.

  • Desenvolver habilidades de interpretação e narração de histórias.
  • Incentivar o respeito e compreensão por diferentes tradições religiosas.
  • Promover a expressão criativa através do desenho e dramatização.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP14: Reconhecer e valorizar a diversidade das manifestações culturais
  • EF01ER01: Identificar valores e ensinamentos presentes nas histórias das religiões

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade gira em torno da apresentação e discussão de histórias religiosas, buscando estimular o reconhecimento e a apreciação da diversidade cultural. Relatos de diferentes tradições servirão como ponto de partida para discussões sobre valores universais, como o amor, a justiça e o respeito ao próximo. Este enfoque ajuda os alunos a conectar os ensinamentos dessas histórias com suas próprias experiências de vida cotidiana, promovendo assim um aprendizado mais significativo e contextualizado.

  • Histórias e parábolas de várias religiões.
  • Discussão sobre valores universais e diversidade cultural.

Metodologia

A metodologia central da atividade é a formação de um círculo de partilha, onde os alunos se sentem à vontade para ouvir e discutir histórias sagradas. Este formato incentiva a participação ativa e garante que todos tenham a oportunidade de contribuir. Além disso, a complementação da atividade com expressões artísticas como o desenho e a dramatização serve para reforçar o aprendizado por meio da prática lúdica e supervisionada, tornando o processo educacional mais inclusivo e dinâmico.

  • Criação de um círculo de discussão para partilhar histórias.
  • Atividades artísticas para expressão pessoal e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade será dividido em duas sessões de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução das histórias e parábolas, seguida da discussão coletiva. Na segunda aula, os alunos irão se dedicar à expressão artística, seja por meio de desenhos ou dramatizações, permitindo a aplicação prática do que foi discutido anteriormente.

  • Aula 1: Apresentação e discussão de histórias e parábolas.
  • Aula 2: Atividade de expressão artística (desenho ou dramatização).

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de forma contínua e qualitativa. O professor observará a participação de cada aluno durante a roda de histórias, valorizando a habilidade de ouvir e recontar as histórias compartilhadas. Na etapa de expressão artística, o foco será a criatividade e a maneira como os alunos traduzem os conceitos explorados em suas produções. Por exemplo, na dramatização, avaliar-se-ão elementos como a clareza na apresentação, a organização dos elementos narrativos e a expressividade. Os desenhos, por outro lado, serão avaliados pela capacidade de mostrar compreensão da história através da arte.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples, mas essenciais para garantir um ambiente de aprendizagem propício e acolhedor. Materiais artísticos como lápis de cor, papéis e fantasias podem ser utilizados para suportar a etapa de expressão artística. Assentos dispostos em círculo ajudam a criar um espaço compartilhado e concentrado para a roda de histórias.

  • Materiais artísticos (lápis de cor, papéis).
  • Fantasias para dramatização.
  • Espaço organizado em círculo para discussão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo