Sentimentos e Memórias

Desenvolvida por: Valéri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e alteridades, Manifestações religiosas

Esta atividade visa explorar sentimentos e memórias dos alunos para desenvolver autoestima e acolhimento de histórias pessoais. Iniciando com uma saída de campo ao redor da escola, os alunos buscarão objetos e símbolos que trazem memórias afetivas. Em seguida, na roda de debate, cada aluno compartilhará suas memórias, praticando o respeito às lembranças dos seus pares. Continuando com a aprendizagem baseada em projetos, os estudantes criarão um 'Álbum dos Sentimentos', ilustrando suas memórias e emoções. Finalmente, haverá uma aula expositiva que abordará a importância das histórias pessoais e a riqueza da diversidade de experiências. Esta atividade busca promover um ambiente de respeito e compreensão das diferentes experiências de vida através da troca de memórias pessoais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é incentivar os alunos a reconhecer e valorizar suas próprias experiências e as dos outros. Através da saída de campo e das atividades propostas, os alunos serão encorajados a explorar seus sentimentos e a comunicar suas memórias de maneira adequada e respeitosa. A criação do 'Álbum dos Sentimentos' permitirá que os alunos transformem experiências abstratas em materiais tangíveis, estimulando tanto a expressão emocional quanto a capacidade artística. Além disso, ao compartilhar suas histórias, os alunos desenvolverão habilidades sociais importantes, como empatia, respeito e colaboração, essenciais desde a infância.

  • Reconhecer e expressar sentimentos pessoais através de atividades práticas.
  • Incentivar a valorização das memórias pessoais e de seus colegas.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito por histórias alheias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.
  • EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no reconhecimento das próprias emoções e na valorização das experiências pessoais e alheias, promovendo a convivência harmoniosa e respeitosa. Ao articular identidade e alteridade, os alunos discutirão a importância da aceitação mútua dentro de um grupo social. A diversidade de histórias e experiências apresentadas enriquecem a compreensão dos alunos sobre o que significa viver convivendo com diferentes formas de vida e perspectivas. Encorajando o respeito e a empatia, o conteúdo prepara os alunos para interagir positivamente com a diversidade cultural e valoriza as diferentes manifestações religiosas e culturais existentes.

  • Reconhecimento e valorização das próprias emoções.
  • Convivência harmoniosa por meio do respeito às experiências alheias.
  • Discussão sobre a importância da identidade e alteridade.

Metodologia

A metodologia desta atividade utiliza diversas abordagens de ensino para garantir a participação ativa e significativa dos alunos. A saída de campo proporciona uma experiência prática e direta de reflexão sobre objetos simbólicos e suas memórias associadas. Na roda de debate, as habilidades de comunicação e empatia são exercitadas enquanto os alunos compartilham suas histórias. A aprendizagem baseada em projetos durante a criação do 'Álbum dos Sentimentos' engaja os alunos em trabalhar de forma colaborativa, incentivando a criatividade e o protagonismo estudantil. Por fim, a aula expositiva oferece espaço para reflexão crítica sobre as experiências, alinhando-se aos objetivos pedagógicos de uma forma estruturada e teórica.

  • Saída de campo para exploração de memórias e símbolos.
  • Roda de debate para compartilhamento de sentimentos e práticas de escuta.
  • Aprendizagem baseada em projetos na criação do 'Álbum dos Sentimentos'.
  • Aula expositiva para reflexão teórica e discussão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está distribuído em quatro aulas de 40 minutos. Na primeira aula, os alunos participarão de uma saída de campo que começa com a exploração em torno da escola em busca de objetos que evocam memórias. A segunda aula consiste em uma roda de debate, proporcionando um espaço seguro para os alunos compartilharem suas histórias e ouvirem as experiências dos colegas. A terceira aula é dedicada ao desenvolvimento do 'Álbum dos Sentimentos', envolvendo uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos ilustrarão as memórias que escolheram compartilhar. Finalizando, a quarta aula é um espaço para uma aula expositiva em que discutimos a importância e a riqueza das histórias pessoais na construção social e emocional dos indivíduos.

  • Aula 1: Saída de campo exploratória sobre memórias e símbolos.
  • Momento 1: Introdução à Saída de Campo (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos no pátio da escola e explique que farão uma caminhada ao redor da escola para encontrar objetos e símbolos que tragam memórias afetivas. Incentive-os a lembrar de momentos especiais ao observarem os objetos durante a caminhada. É importante que você reforce regras simples de segurança e organização, como andar em fila e respeitar os colegas. Observe se todos compreenderam a atividade antes de iniciá-la.

    Momento 2: Exploração de Memórias e Símbolos (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza a turma na caminhada ao redor da escola. Permita que as crianças explorem o ambiente e escolham seus objetos ou símbolos de memória pessoal, como folhas, pedras ou pequenos brinquedos que encontrarem. Encoraje os alunos a compartilhar brevemente suas descobertas com colegas próximos. Faça perguntas abertas para estimular a reflexão, como: 'O que este objeto faz você lembrar?' e 'Como você se sente ao olhar para ele?'. Avalie o envolvimento dos alunos observando suas interações e interesse durante a exploração.

    Momento 3: Compartilhamento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Ao retornar à sala, forme um círculo e peça para cada aluno compartilhar um pouco sobre o objeto ou símbolo escolhido. Incentive o respeito e a escuta ativa ao lembrar que todos devem ter a chance de falar. Pergunte aos alunos o que eles sentiram e aprenderam com a atividade. Conclua agradecendo a participação de todos e destacando a importância de respeitar e valorizar as lembranças dos colegas. Avalie a participação através de observações diretas durante o compartilhamento e pela qualidade das reflexões levantadas no grupo.

  • Aula 2: Roda de debate sobre experiências pessoais e respeito.
  • Momento 1: Introdução à Roda de Debate e Ambientação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula lembrando os alunos sobre a importância de respeitar e ouvir as histórias uns dos outros. É importante que você explique o objetivo da roda de debate: compartilhar experiências pessoais e refletir sobre sentimentos e respeito. Utilize um quadro branco para listar algumas regras básicas de respeito durante o debate, como esperar a vez para falar e escutar atentamente quem está falando. Permita que os alunos compartilhem sugestões sobre outras regras de convivência que consideram importantes.

    Momento 2: Compartilhamento de Experiências (Estimativa: 20 minutos)
    Convide os alunos a se sentarem em círculo e inicie o compartilhamento de experiências. Pergunte quem gostaria de começar, e lembre-se de garantir que cada aluno tenha seu tempo de fala. Faça perguntas estimulantes, como: 'Qual foi um momento especial que trouxe um sentimento de alegria?', ou 'Conte-nos sobre um dia que te fez sentir orgulhoso de si mesmo'. Observe se os alunos estão engajados e peça que levantem a mão para contribuir se alguém estiver ansioso para falar.

    Momento 3: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Agradeça a todos por compartilharem suas histórias e pergunte o que cada um aprendeu sobre seus colegas e sobre si mesmo durante o processo. É importante que os alunos reflitam sobre a importância da diversidade de experiências e como isso enriquece o grupo. Avalie se as metas de incentivar a escuta ativa e a valorização das memórias foram atingidas. Finalize pedindo aos alunos para expressar seus pensamentos sobre a experiência usando palavras ou desenhos rápidos.

  • Aula 3: Criação do 'Álbum dos Sentimentos' com base em projetos.
  • Momento 1: Introdução ao Projeto do 'Álbum dos Sentimentos' (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o projeto do 'Álbum dos Sentimentos'. Mostre exemplos simples de como pode ser o álbum, utilizando folhas em branco e os materiais disponíveis, como lápis de cor e cartolinas. Explique que cada aluno criará páginas com desenhos e palavras que representem suas memórias e sentimentos. É importante que você reforce que o álbum é um espaço pessoal e que não existem respostas certas ou erradas. Permita que os alunos façam perguntas e explorem ideias iniciais. Avalie a compreensão observando as reações e respostas das crianças.

    Momento 2: Planejamento e Criação das Páginas do Álbum (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua os materiais para cada aluno e instrua-os a começar pelas capas de seus álbuns. Oriente-os a incluir seu nome e alguma figura ou palavra que considerem importante para representar suas memórias. Após a criação da capa, peça que planejem ao menos duas páginas para incluir memórias que desejam ilustrar. Acompanhe os alunos enquanto trabalham, oferecendo suporte e ideias, caso necessário. Pergunte a eles por que escolheram determinados sentimentos ou memórias, incentivando uma reflexão individual. Avalie a participação observando o engajamento e a originalidade dos alunos.

    Momento 3: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a se reunirem em um círculo e, um a um, mostrem suas produções aos colegas, caso se sintam confortáveis em compartilhar. É importante que você reforce o comportamento respeitoso e de escuta atenta durante o compartilhamento. Peça para que eles compartilhem o significado de uma das páginas que criaram. Conclua agradecendo a todos pela participação e revendo o que foi aprendido durante a atividade. Avalie a participação através do interesse em compartilhar e escutar os colegas, assim como o respeito demonstrado durante essa etapa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, ofereça um espaço separado para os momentos de criação, caso precisem de um ambiente menos distrativo. É importante que você forneça instruções claras e divididas em pequenos passos, e utilize lembretes verbais frequentes para manter o foco na atividade. Observe se os alunos estão se sentindo sobrecarregados e permita pausas curtas quando necessário. Considere usar cronômetros visuais para auxiliá-los a gerenciar o tempo. Fique disponível para suporte adicional, garantindo que entendam as tarefas e se integrem ativamente com os colegas. Acolha as singularidades de cada aluno, valorizando sempre suas contribuições únicas.

  • Aula 4: Discussão expositiva sobre a diversidade de histórias.
  • Momento 1: Introdução à Diversidade de Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando de forma simples e clara a importância das histórias pessoais, destacando como cada um tem experiências únicas que enriquecem o grupo. Use slides ou cartazes para ilustrar a diversidade de histórias que existem no mundo, incluindo diferentes culturas, tradições e modos de vida. É importante que você faça perguntas abertas para incentivar os alunos a pensar sobre suas histórias e de suas famílias, como: 'De onde vêm as histórias da sua família?' ou 'Vocês têm alguma tradição especial?'. Avalie se os alunos estão engajados através de observações durante os comentários e reações.

    Momento 2: Compartilhamento de Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Certifique-se de formar um círculo onde todos possam se ver. Convide voluntários a compartilhar suas histórias ou tradições familiares. Incentive a participação voluntária através de um ambiente acolhedor, respeitando o tempo e o espaço de cada aluno para falar. Sugira que os alunos façam perguntas uns aos outros para aprofundar a compreensão e relação com as histórias contadas, sempre reforçando a importância do respeito e da escuta ativa. Observe o nível de engajamento dos alunos e avalie a habilidade de ouvir e respeitar as histórias dos colegas.

    Momento 3: Reflexão e Significados (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam com os colegas e como essas histórias podem enriqueçer suas vidas. É importante que você oriente a discussão para o reconhecimento das semelhanças e diferenças entre as histórias, debatendo sobre o que as tornam especiais. Estimule a reflexão individual e coletiva pedindo para os alunos relacionarem como cada história contou algo novo ou interessante para eles. Avalie através de perguntas direcionadas e observações se os alunos conseguem expressar a importância da diversidade.

    Momento 4: Encerramento e Síntese (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula destacando a riqueza que a diversidade de histórias traz para a sala e para o mundo. Faça um resumo dos principais pontos discutidos e destaque a importância de valorizar o que cada um tem a compartilhar. Incentive os alunos a refletirem em casa sobre as histórias que gostariam de conhecer mais profundamente e trazer para a próxima aula. Use as observações feitas durante a aula para avaliar o sucesso na promoção do respeito à diversidade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, ofereça a opção de pequenas pausas ou movimentos para se esticarem entre cada momento, se necessário. É importante que você mantenha instruções simples e repita as regras sempre que necessário. Use lembretes visuais e dicas verbais frequentes para auxiliar no foco e organização. Garanta que as atividades sejam dinâmicas o suficiente para manter o interesse dos alunos e conduza a parte do compartilhamento em ritmos variados para incluir diferentes necessidades atencionais. Seja flexível com o tempo de fala dos alunos, permitindo que alguns precisem de mais tempo ou paciência para compartilhar.

Avaliação

A avaliação desta atividade contempla múltiplas facetas e é projetada para ser inclusiva e formativa, permitindo adaptações para atender às condições individuais dos alunos. O objetivo é observar o engajamento dos alunos na exploração e partilha de memórias pessoais, e sua capacidade de expressar emoções de forma respeitosa e articulada. Os critérios de avaliação incluem a participação ativa durante a saída de campo, a contribuição e o respeito demonstrados na roda de debate, a criatividade e a reflexão no 'Álbum dos Sentimentos', e a capacidade de reflexão crítica na aula expositiva. Um exemplo prático é usar checklists e rubricas para avaliar atentamente a contribuição oral durante a roda de debate, ajustando os critérios para alunos com TDAH para que tenham mais tempo ou expressões alternativas, como desenhos ou histórias curtas. Além disso, o uso de feedback formativo contínuo visa apoiar o aprendizado com base no reconhecimento de desafios individuais e esforços, reforçando positivamente as contribuições de cada aluno e incentivando o autoaperfeiçoamento.

  • Participação na saída de campo.
  • Contribuição e respeito na roda de debate.
  • Criatividade e reflexão no 'Álbum dos Sentimentos'.
  • Reflexão crítica na aula expositiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade foram planejados para enriquecer o aprendizado sem onerar financeiramente a instituição de ensino. Utilizamos materiais simples, como papéis, lápis de cor e cartolinas, que podem ser reciclados de atividades anteriores para a criação do 'Álbum dos Sentimentos', proporcionando uma experiência prática e criativa. Durante a saída de campo, a utilização do ambiente ao ar livre e dos objetos próximos à escola permite uma exploração sem custo, promovendo um aprendizado contextualizado. Salas de aula equipadas com quadros brancos facilitarão o registro de ideias durante a roda de debate. Para a aula expositiva, a preparação de slides ou cartazes auxiliará na exposição teórica, garantindo uma compreensão visual e acessível dos conteúdos discutidos.

  • Papéis, lápis de cor e cartolinas para o 'Álbum dos Sentimentos'.
  • Ambiente ao ar livre para a saída de campo.
  • Quadros brancos para além das discussões em sala de aula.
  • Slides ou cartazes para a aula expositiva.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho do professor é intensa, mas é essencial que todos os estudantes, incluindo aqueles com dificuldades como o TDAH, sejam efetivamente incluídos na atividade. Para isso, os alunos devem ser organizados em grupos menores ou pares para que possam se concentrar melhor durante a saída de campo e a roda de debate. Estabeleça regras claras e utilize sinais visuais para guiar a transição entre atividades, ajudando os alunos a manterem o foco. Introduza atividades de movimento frequente para alunos hiperativos, que podem incluir pequenas atividades físicas rápidas que não desviem do tema central das aulas. No que diz respeito ao uso de tecnologia, aplicativos que incentivam a escuta ativa e que apresentam lembretes visuais podem ser essenciais. Ofereça opções de comunicação alternativa, como o uso de ilustrações e pequenas apresentações orais ou visuais, para ajudar os alunos a expressarem suas memórias e sentimentos. Monitore de perto o envolvimento dos alunos, procurando sinais de frustração ou distração, e esteja preparado para intervir com estratégias de readaptação do foco de forma eficaz. Trabalhe de perto com as famílias para entender melhor as necessidades específicas de cada aluno e, se necessário, coordene o suporte adicional ou individualizado. Adapte os materiais de avaliação, se necessário, permitindo abordagens mais visuais ou narrativas que captem melhor a compreensão dos alunos sobre o tema abordado. Finalmente, revise e ajuste as práticas sempre que necessário, conforme os indicadores de progresso forem observados, documentando passos importantes do desenvolvimento para ajudar em futuras adaptações.

  • Organização em grupos pequenos ou pares para melhorar a concentração.
  • Regras claras e sinais visuais para troca de atividades.
  • Atividades de movimento para alunos hiperativos.
  • Aplicativos que proporcionam lembretes visuais e escuta ativa.
  • Opções de comunicação alternativa, como ilustrações e apresentações.
  • Colaboração com as famílias para suporte individualizado.

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