Super-Heróis da Diversidade

Desenvolvida por: Cinthi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Arte e Desenvolvimento Social e Emocional]
Temática: [Diversidade e Inclusão]

A atividade 'Super-Heróis da Diversidade' propõe uma experiência prática e envolvente para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. As crianças serão instigadas a criar seus próprios super-heróis, evidenciando características únicas de cada personagem e discutindo como essas qualidades podem contribuir para um mundo melhor. Utilizando materiais diversos, como papel, tinta e massinha, os alunos explorarão e celebrarão as diferenças individuais, incentivando o respeito e a compreensão das singularidades. Esta atividade é uma oportunidade para que as crianças reconheçam as semelhanças e diferenças entre si e os demais, promovendo a identificação das próprias características e o acolhimento das dos outros, em um ambiente de aprendizado colaborativo e criativo.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa promover habilidades sociais e emocionais fundamentais desde cedo. Através da criação dos super-heróis, os alunos serão incentivados a refletir sobre suas próprias características e as dos colegas, entendendo e respeitando as diferenças. Além disso, a prática da atividade estimulará a criatividade e a expressão individual, enquanto promove valores de colaboração e empatia, essenciais no desenvolvimento humano.

  • Promover o reconhecimento e acolhimento de diferenças e semelhanças entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e expressão individual através da arte.
  • Fomentar valores de respeito, empatia e colaboração entre os estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula está centrado no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, utilizando a arte como ferramenta de expressão e reflexão. As crianças irão trabalhar conceitos de identidade, diversidade e colaboração, além de práticas artísticas fundamentais para sua faixa etária, como o uso de cores, formas e texturas.

  • Identidade e Autoconhecimento.
  • Diversidade e Inclusão.
  • Expressão através da Arte.
  • Colaboração e Trabalho em Equipe.

Metodologia

Para garantir que os alunos tirem o máximo proveito desta atividade, a metodologia adotada será baseada em abordagens centradas na criança, utilizando práticas interativas e participativas. O ensino criativo será incentivado, tornando o ambiente de aprendizagem dinâmico e acolhedor.

  • Metodologia de Exploração Criativa.
  • Aulas Participativas e Interativas.
  • Atividades Práticas em Grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para uma condução eficaz e engajante, com planejamentos que permitem o desenvolvimento gradual das habilidades propostas. A programação de quatro aulas garante tempo para interação, criação e reflexão, sem sobrecarregar os alunos.

  • Aula 1: Introdução à Atividade e Discussão sobre Super-Heróis e Diversidade.
  • Aula 2: Desenvolvimento das Ideias e Início da Criação dos Super-Heróis.
  • Aula 3: Finalização dos Super-Heróis e Preparação para Apresentação.
  • Aula 4: Apresentação dos Super-Heróis, Reflexão e Feedback.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e processual, considerando a participação, envolvimento e desenvolvimento das habilidades sociais e artísticas. Serão observados o respeito e acolhimento das ideias dos colegas, a criatividade e originalidade na criação dos super-heróis, e a capacidade de trabalhar em grupo. Exemplos de critérios incluem a originalidade do personagem criado, a clareza na apresentação e a demonstração de atitudes de respeito e empatia durante as atividades. O professor deverá registrar observações durante as aulas para fornecer feedback individualizado a cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para este plano de aula visam proporcionar uma experiência prática rica em estímulos sensoriais e criatividade. Utilizando materiais diversos, como papel, tinta e massinha, os alunos terão ao seu dispor ferramentas para expressar suas ideias de maneira visual e tangível.

  • Papel A4 e Cartolina de Cores Diversas.
  • Tinta, Giz de Cera e Lápis de Cor.
  • Massinha de Modelar de Várias Cores.
  • Tesouras Sem Pontas e Cola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo