Álbum de Fotografias dos Meus Espaços

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Ciências Humanas
Temática: Identidade e Convivência

Nesta atividade, cada aluno terá a oportunidade de criar um álbum de desenhos ou colagem com fotografias dos espaços de convivência que considera importantes em sua vida, incluindo uma breve descrição de por que escolheu cada um deles. A atividade iniciará com uma discussão em pequenos grupos, onde os alunos poderão planejar e compartilhar suas ideias sobre quais espaços gostariam de incluir em seus álbuns. Após essa troca inicial, cada aluno trabalhará individualmente para compilar o seu álbum, utilizando desenhos, colagens ou fotografias. Para enriquecer o trabalho, os alunos incluirão descrições que expliquem a importância de cada espaço selecionado. Por fim, haverá uma apresentação, onde cada aluno mostrará seu álbum e falará sobre os espaços escolhidos diante da turma. Essa atividade promove a expressão individual, o respeito pela diversidade de vivências e percepções dos espaços de convivência, além de estimular habilidades artísticas e a capacidade de narração de histórias pessoais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos explorem e expressem aspectos significativos de suas identidades e da comunidade em que vivem. Os alunos aprenderão a reconhecer a importância dos espaços ao seu redor, desenvolvendo a capacidade de observação e valorização das suas experiências e memórias associadas a esses lugares. Além disso, essa atividade visa fomentar habilidades sociais e emocionais, como a empatia e o respeito pela diversidade de histórias e backgrounds culturais dos colegas, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor na sala de aula.

  • Explorar e expressar aspectos significativos da identidade pessoal e comunitária.
  • Desenvolver a capacidade de observação e valorização dos espaços de convivência.
  • Fomentar habilidades sociais e emocionais como empatia e respeito pela diversidade.
  • Estimular a expressão artística por meio de desenhos, colagens e fotografia.
  • Aprimorar a capacidade de articulação e narração de histórias pessoais.

Conteúdo Programático

A atividade conecta áreas do conhecimento como artes e ciências humanas, promovendo um aprendizado interdisciplinar. Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre os conceitos de identidade, espaço e comunidade, utilizando-se de métodos criativos para expressar suas vivências e percepções. Além disso, esse trabalho fomenta o desenvolvimento de habilidades como comunicação efetiva, empatia e respeito mútuo, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

  • Identidade e espaços de convivência
  • Expressão artística e visual
  • Comunicação e narração de histórias
  • Empatia e respeito pela diversidade
  • Observação e valorização do ambiente ao redor

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade estimula os alunos a serem protagonistas do seu aprendizado por meio da exploração, criação e compartilhamento. Inicialmente, o trabalho em pequenos grupos incentiva a troca de ideias e a colaboração. A seguir, o desenvolvimento individual do álbum permite que cada aluno se expresse criativamente. Por fim, as apresentações promovem habilidades de comunicação e reflexão sobre o trabalho realizado, além de fomentar a escuta ativa e o respeito pela perspectiva dos outros.

  • Discussão colaborativa em grupos pequenos.
  • Criação individual de álbuns de desenhos, colagens ou fotografias.
  • Descrição escrita da importância de cada espaço selecionado.
  • Apresentações individuais para a turma.
  • Feedback coletivo e reflexão sobre os trabalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em uma aula de 60 minutos, dividida em quatro etapas principais: planejamento e discussão em grupos, trabalho individual na criação do álbum, preparação para a apresentação e, por fim, as apresentações diante da turma.

  • Aula 1: Introdução e planejamento em grupo (15 min), Criação do álbum (30 min), Preparação e início das apresentações (15 min)

Avaliação

A avaliação desta atividade enfocará o processo de aprendizado e a expressão individual dos alunos, levando em conta critérios como criatividade, capacidade de expressão, reflexão sobre os espaços selecionados e habilidades de comunicação durante a apresentação. Será valorizada a autenticidade e o esforço no processo de criação, bem como a habilidade de compartilhar e respeitar as visões dos colegas. A avaliação será formativa, incentivando a auto-reflexão e o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade será necessário um conjunto diversificado de materiais que permitam aos alunos expressar-se livremente. Isto inclui papéis de vários tipos, revistas para recorte, tesouras, cola, lápis de cor, canetinhas e dispositivos para captura de imagens, caso optem por incluir fotografias. A disponibilidade desses recursos potencializa a criatividade e a liberdade na construção dos álbuns.

  • Papéis variados (sulfite, colorido, cartolina)
  • Revistas antigas para recorte
  • Tesouras sem ponta e colas
  • Lápis de cor, canetinhas e gizes de cera
  • Dispositivos para captura de imagens (se possível)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo