Nesta atividade interdisciplinar, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão guiados na criação de um álbum coletivo de memórias, explorando a rica tapeçaria de histórias e tradições locais de suas famílias. Através de entrevistas com familiares, os estudantes coletarão fotos, música e narrativas que serão a base para o desenvolvimento do conteúdo do álbum. Cada aluno desenhará uma página, representando uma memória compartilhada por sua família, utilizando diferentes recursos artísticos. O projeto culminará com a exposição do álbum na escola, promovendo um espaço de partilha e valorização das diversas culturas e memórias dentro da comunidade escolar. Esta atividade não só estimula a integração entre as artes visuais e a história oral, mas também promove o desenvolvimento de habilidades importantes, como a expressão criativa, a escuta ativa e a valorização da diversidade cultural.
Os objetivos desta atividade são múltiplos e interconectados, abrangendo desde a valorização do patrimônio histórico-cultural das famílias dos alunos até o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais. Ao entrevistar familiares e criar representações artísticas, os alunos praticam a escuta ativa e a empatia, fortalecendo laços comunitários. Além disso, a atividade fomenta a expressão criativa e o pensamento crítico, enquanto os alunos interpretam e dão forma às memórias coletadas. A exposição do álbum estimula o respeito pela diversidade cultural, incentivando os estudantes a reconhecerem e valorizarem as diferentes histórias que coexistem em sua comunidade.
O conteúdo programático abrange aspectos interdisciplinares, unindo artes visuais e a prática de história oral para explorar a memória histórica e cultural. Através de atividades mãos-na-massa, saídas de campo (visitas virtuais a museus ou centros culturais, quando aplicável), e rodas de debate, os alunos serão introduzidos às técnicas básicas de entrevista, práticas de coleta de memória e representação artística. Este programa visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre a importância de preservar memórias familiares e comunitárias, oferecendo-lhes ferramentas para registrar e compartilhar essas histórias.
A metodologia adotada incorpora uma abordagem prática e vivencial, engajando os alunos em um processo ativo de aprendizagem. Iniciaremos com uma introdução ao projeto, seguida de uma saída de campo virtual para inspirar os alunos com exemplos de memórias e tradições. Posteriormente, a atividade mão-na-massa conduzirá os alunos através do processo de entrevista e coleta de memórias com familiares. A roda de debate oferecerá um espaço para compartilhamento e reflexão sobre as histórias coletadas. Finalmente, a aprendizagem baseada em projetos centrará os alunos na criação de suas páginas do álbum, culminando na exposição do álbum completo para a escola.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, focaremos na introdução do projeto, saída de campo virtual e início das entrevistas. A segunda aula será dedicada à conclusão das entrevistas, rodas de debate, e a criação das páginas do álbum por cada aluno, preparando o material para a exposição.
A avaliação será formativa, centrando-se no engajamento do aluno com o projeto e na reflexão sobre as aprendizagens realizadas durante o processo. Será avaliada a capacidade dos alunos em realizar entrevistas, coletar memórias de forma respeitosa e representá-las artisticamente. O desenvolvimento de habilidades sociais, como escuta ativa e trabalho em equipe, também será considerado. A qualidade da participação nas rodas de debate e o esforço na criação de suas páginas no álbum serão critérios adicionais. A culminação do projeto com a exposição do álbum oferecerá uma oportunidade para autoavaliação e reflexão conjunta entre alunos e professores.
Os recursos para esta atividade incluem materiais de artes (papel, lápis de cor, canetas hidrográficas, cola, tesoura), acesso à internet para a saída de campo virtual, dispositivos de áudio para gravação de entrevistas e um espaço para a exposição do álbum de memórias. A utilização de ambientes virtuais para pesquisa e visitas a museus ou centros culturais enriquecerá a experiência de aprendizagem, fornecendo contextos reais e exemplos de memórias preservadas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula